Metodologia de projeto conceitual de aeronaves da aviação geral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215578 |
Resumo: | O desenvolvimento de uma nova aeronave demanda métodos e ferramentas bem elaborados em cada fase do projeto devido ao seu alto grau de complexidade. Este trabalho propõe-se a desenvolver uma metodologia de projeto conceitual de aeronaves da aviação geral com foco na obtenção de parâmetros como peso de decolagem, área da asa e potência do motor resultados de requisitos de desempenho. Para tal, baseia-se em metodologias tradicionais já consolidadas e em dados estatísticos de aeronaves da aviação geral. Apresenta uma ordem que se inicia pela apresentação dos principais conceitos utilizados seguida pelo resumo de duas metodologias de projeto conceitual tradicionais. A metodologia proposta traz uma sequência a ser seguida passo a passo, culminando na elaboração de funções restritivas, derivadas de equações de desempenho, que juntas, no gráfico de restrições, delimitam uma região tida como área aceitável de carga-alar e carga de potência da aeronave projetada. Por fim, apresenta um comparativo com as metodologias tradicionais outrora citadas para expor a eficácia da proposta. |
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Metodologia de projeto conceitual de aeronaves da aviação geralConceptual design methodology for general aviation aircraftAviaçãoMetodologiaProjetosDesempenhoEngenharia aeroespacialO desenvolvimento de uma nova aeronave demanda métodos e ferramentas bem elaborados em cada fase do projeto devido ao seu alto grau de complexidade. Este trabalho propõe-se a desenvolver uma metodologia de projeto conceitual de aeronaves da aviação geral com foco na obtenção de parâmetros como peso de decolagem, área da asa e potência do motor resultados de requisitos de desempenho. Para tal, baseia-se em metodologias tradicionais já consolidadas e em dados estatísticos de aeronaves da aviação geral. Apresenta uma ordem que se inicia pela apresentação dos principais conceitos utilizados seguida pelo resumo de duas metodologias de projeto conceitual tradicionais. A metodologia proposta traz uma sequência a ser seguida passo a passo, culminando na elaboração de funções restritivas, derivadas de equações de desempenho, que juntas, no gráfico de restrições, delimitam uma região tida como área aceitável de carga-alar e carga de potência da aeronave projetada. Por fim, apresenta um comparativo com as metodologias tradicionais outrora citadas para expor a eficácia da proposta.The development of a new aircraft demands well elaborated methods and tools in each phase of the design due to its high degree of complexity. This work proposes to develop a conceptual design methodology for general aviation aircraft with a focus on obtaining parameters such as takeoff weight, wing área and engine power as a result of performance requirements. To this end, it is base don traditional methodologies that are already consolidated and on statistical data from general aviation aircraft. It presents an order that starts with the presentation of the main concepts used, followed by the summary of two traditional conceptual design methodologies. The proposed methodology brings a sequence to be followed step by step, culminating in the elaboration of restrictive functions, derived from performance equations, which together, in the constraints graph, delimit a region considered as an aceptable area of wing load and power load of the designed aircraft. Finally, it presents a comparison with the traditional methodologies previously mentioned to expose the effectiveness of the proposal.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Leandra Isabel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Megiolaro, Rafael Rodrigues2021-12-21T12:16:29Z2021-12-21T12:16:29Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215578Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:18:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O desenvolvimento de uma nova aeronave demanda métodos e ferramentas bem elaborados em cada fase do projeto devido ao seu alto grau de complexidade. Este trabalho propõe-se a desenvolver uma metodologia de projeto conceitual de aeronaves da aviação geral com foco na obtenção de parâmetros como peso de decolagem, área da asa e potência do motor resultados de requisitos de desempenho. Para tal, baseia-se em metodologias tradicionais já consolidadas e em dados estatísticos de aeronaves da aviação geral. Apresenta uma ordem que se inicia pela apresentação dos principais conceitos utilizados seguida pelo resumo de duas metodologias de projeto conceitual tradicionais. A metodologia proposta traz uma sequência a ser seguida passo a passo, culminando na elaboração de funções restritivas, derivadas de equações de desempenho, que juntas, no gráfico de restrições, delimitam uma região tida como área aceitável de carga-alar e carga de potência da aeronave projetada. Por fim, apresenta um comparativo com as metodologias tradicionais outrora citadas para expor a eficácia da proposta. |
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