Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143763
Resumo: Este trabalho tem como objetivo sugerir melhorias no processo de implementação da A3P (Agenda Ambiental para Administração Pública). A proposta é analisar o seu composto, verificando-se, em sua adesão por Instituições de Ensino Superior (IES), se há alguma diferença nas contribuições das ações, sugeridas em seus Eixos e Variáveis, na promoção às práticas mais sustentáveis. Para responder a essa questão, adotou-se um framework que definiu etapas de condução dos trabalhos e desenvolvimento de pesquisa junto à Instituições de Ensino, campo da pesquisa. Realizou-se a revisão de literatura para indicar obtenção das publicações sobre o tema sustentabilidade e as suas métricas na Educação Superior bem como a caracterização da A3P. Através de um levantamento de campo buscou-se parâmetros definidos por especialistas no assunto, que ajustou o formato do Modelo de Referência da ferramenta ANP (Analytical Network Process), utilizada para tratar os dados coletados e chegar às conclusões, utilizando-se o software SUPERDECISION, específico para estudos de multicritério para modelagem do problema. Na consulta às IES que já adotaram a A3P, por meio de um instrumento de coleta de dados padronizado pelo formato ANP, os dados, à partir do software, foram analisados pelo modelo matemático proposto pela ferramenta. Como resultados, escalas numéricas para Eixos e Variáveis posicionam os mesmos entre si, definindo diferentes pesos para suas contribuições relativas às práticas mais sustentáveis com a adesão à Agenda. Como contribuição, foi sugerida melhoria no processo de implementação da A3P, definindo etapas para adesão em consonância com os resultados deste trabalho, através de um framework e um check-list de conduta.
id UNSP_d54bead8ac5706f1e2d153465e5cc24e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143763
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superiorSustainability on campus: relevancy analysis of main themes of A3P - brazilian method more sustainable practices in higher education institutionsSostenibilidad en el campus : análisis relevancia de los temas principales de A3P - método brasileña prácticas más sostenibles en instituciones de educación superiorA3PSustentabilidadeEnsino superiorANPSustainabilityHigher educationEste trabalho tem como objetivo sugerir melhorias no processo de implementação da A3P (Agenda Ambiental para Administração Pública). A proposta é analisar o seu composto, verificando-se, em sua adesão por Instituições de Ensino Superior (IES), se há alguma diferença nas contribuições das ações, sugeridas em seus Eixos e Variáveis, na promoção às práticas mais sustentáveis. Para responder a essa questão, adotou-se um framework que definiu etapas de condução dos trabalhos e desenvolvimento de pesquisa junto à Instituições de Ensino, campo da pesquisa. Realizou-se a revisão de literatura para indicar obtenção das publicações sobre o tema sustentabilidade e as suas métricas na Educação Superior bem como a caracterização da A3P. Através de um levantamento de campo buscou-se parâmetros definidos por especialistas no assunto, que ajustou o formato do Modelo de Referência da ferramenta ANP (Analytical Network Process), utilizada para tratar os dados coletados e chegar às conclusões, utilizando-se o software SUPERDECISION, específico para estudos de multicritério para modelagem do problema. Na consulta às IES que já adotaram a A3P, por meio de um instrumento de coleta de dados padronizado pelo formato ANP, os dados, à partir do software, foram analisados pelo modelo matemático proposto pela ferramenta. Como resultados, escalas numéricas para Eixos e Variáveis posicionam os mesmos entre si, definindo diferentes pesos para suas contribuições relativas às práticas mais sustentáveis com a adesão à Agenda. Como contribuição, foi sugerida melhoria no processo de implementação da A3P, definindo etapas para adesão em consonância com os resultados deste trabalho, através de um framework e um check-list de conduta.This paper aims to suggest improvements in the implementation process of A3P (Environmental Agenda for Public Administration). The proposal is to analyze your compound, checking up on its accession by Higher Education Institutions (HEIs), if there is any difference in the contributions of actions suggested in their axes and variables, to promote the most sustainable practices. To answer this question, we adopted a framework that defined driving stages of the work and research development with the education institutions, research field. We conducted a literature review to indicate obtaining publications on the subject of sustainability and its metrics in higher education as well as the characterization of A3P. Through a field survey sought to parameters defined by subject matter experts, who set the format of the ANP Tool Reference Model (Analytical Network Process), used to treat the collected data and reach conclusions using the SUPERDECISION software specific to multi-criteria studies for modeling the problem. In consultation with the HEIs that have adopted the A3P through an instrument of collecting standardized data by the ANP format, the data, from the software, were analyzed by the mathematical model proposed by the tool. As a result, numerical scales for axes and Variable position the same with each other by setting different weights for their relative contributions to more sustainable practices in the implementation of Agenda. As a contribution, it was suggested improvement in the implementation of A3P process, defining steps for membership in line with the results of this work through a framework and a checklist of conduct.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 134375/2014-9Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosani de [UNESP]Souza, Regiane Maximo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]2016-09-01T19:57:53Z2016-09-01T19:57:53Z2016-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14376300087212433004056086P66706619461931038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-28T19:04:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143763Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:53:20.561259Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
Sustainability on campus: relevancy analysis of main themes of A3P - brazilian method more sustainable practices in higher education institutions
Sostenibilidad en el campus : análisis relevancia de los temas principales de A3P - método brasileña prácticas más sostenibles en instituciones de educación superior
title Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
spellingShingle Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
A3P
Sustentabilidade
Ensino superior
ANP
Sustainability
Higher education
title_short Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
title_full Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
title_fullStr Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
title_sort Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior
author Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
author_facet Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Rosani de [UNESP]
Souza, Regiane Maximo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv A3P
Sustentabilidade
Ensino superior
ANP
Sustainability
Higher education
topic A3P
Sustentabilidade
Ensino superior
ANP
Sustainability
Higher education
description Este trabalho tem como objetivo sugerir melhorias no processo de implementação da A3P (Agenda Ambiental para Administração Pública). A proposta é analisar o seu composto, verificando-se, em sua adesão por Instituições de Ensino Superior (IES), se há alguma diferença nas contribuições das ações, sugeridas em seus Eixos e Variáveis, na promoção às práticas mais sustentáveis. Para responder a essa questão, adotou-se um framework que definiu etapas de condução dos trabalhos e desenvolvimento de pesquisa junto à Instituições de Ensino, campo da pesquisa. Realizou-se a revisão de literatura para indicar obtenção das publicações sobre o tema sustentabilidade e as suas métricas na Educação Superior bem como a caracterização da A3P. Através de um levantamento de campo buscou-se parâmetros definidos por especialistas no assunto, que ajustou o formato do Modelo de Referência da ferramenta ANP (Analytical Network Process), utilizada para tratar os dados coletados e chegar às conclusões, utilizando-se o software SUPERDECISION, específico para estudos de multicritério para modelagem do problema. Na consulta às IES que já adotaram a A3P, por meio de um instrumento de coleta de dados padronizado pelo formato ANP, os dados, à partir do software, foram analisados pelo modelo matemático proposto pela ferramenta. Como resultados, escalas numéricas para Eixos e Variáveis posicionam os mesmos entre si, definindo diferentes pesos para suas contribuições relativas às práticas mais sustentáveis com a adesão à Agenda. Como contribuição, foi sugerida melhoria no processo de implementação da A3P, definindo etapas para adesão em consonância com os resultados deste trabalho, através de um framework e um check-list de conduta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01T19:57:53Z
2016-09-01T19:57:53Z
2016-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143763
000872124
33004056086P6
6706619461931038
url http://hdl.handle.net/11449/143763
identifier_str_mv 000872124
33004056086P6
6706619461931038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128578371452928