Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Maria Aparecida Jacques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243142
Resumo: A população indígena brasileira como parte da dinâmica sociedade globalizada tem procurado na hodiernidade, buscar melhorias e aperfeiçoamentos a partir de acessos e posses de informações. Povos reconhecidos pelas lutas para preservação de suas culturas nativas são cidadãos usuários e produtores de informações e conhecimentos, como demais sociedade não indígena. Contudo, esses novos usuários e respectivas culturas são, na atualidade muito pouco mencionados e reconhecidos na área da Ciência da Informação como sujeitos informacionais, que produzem insumos de alto valor para o desenvolvimento e inovações sociocultural do país. Acredita-se que informação e conhecimento ao serem assimilados cognitivamente, se fundem em saberes significativos e ao serem externados e organizados em suportes informacionais, podem ser potencialmente mediados na interação entre pessoas, as quais as requerem para variadas necessidades. As tecnologias facilitam a apropriação e a disseminação desses saberes, sustentam a interação entre os indivíduos e objetos informacionais, e podem auxiliar no enriquecimento e concepção da identidade etnocultural das populações. Assim, esta pesquisa objetivou apresentar diretrizes e subsídios para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural, priorizando os saberes indígenas, como contributo de políticas públicas informacionais destinada aos povos nativos do Estado de Mato Grosso do Sul. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa e exploratória. Utilizou se o método gestão baseado em evidência, optando-se por quatro fontes de evidências para maior confiabilidade nos resultados. Para tanto, optou-se pelos seguintes procedimentos de coletas de dados: levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Capes, Base de Dados em Ciência da Informação, base de dados Scopus e Scielo; Levantamento da temática nos sites das instituições públicas como Biblioteca Curt Nimuendajú e Museu do Índio, ligados à Fundação Nacional do Índio; aplicação de questionário para um pesquisador da temática indígena e entrevista semiestruturada com uma liderança indígena. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para validar os resultados. Considera-se que os objetivos foram alcançados, diante de importantes diretrizes políticas informacionais evidenciadas para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural de saberes indígenas. As diretrizes e políticas públicas identificadas servem não só para resgatar e armazenar conhecimento e/ou saberes indígenas, mas também para levar ao reconhecimento, inclusive à academia, como ativos imprescindíveis, de alto valor econômico, social, cultural, para o desenvolvimento das nações. Os resultados alcançados dialogam com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas. Este estudo, por fim, sugere que estudos dessa natureza sejam uma constância na Ciência da Informação para contribuir com o desenvolvimento informacional e etnocultural dos povos indígenas brasileiros e também para que outros países, interessados na temática possam desenvolver pesquisas relacionadas à essa e que possam apresentar resultados pertinentes para serem compartilhados no Brasil.
id UNSP_d5bf2b32f6c9efe37e60f0944eabd8bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243142
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenasGuidelines for creating cultural management and mediation systems within the scope of indigenous knowledgeSistema de informação indígenaMediação cultural indígenaGestão de conhecimento indígenaPolítica pública informacional – povos indígenasMato Grosso do Sul – povos indígenasIndigenous information systemIndigenous cultural mediationIndigenous knowledge managementInformation public policyMato Grosso do Sul (State) – Indigenous peopleA população indígena brasileira como parte da dinâmica sociedade globalizada tem procurado na hodiernidade, buscar melhorias e aperfeiçoamentos a partir de acessos e posses de informações. Povos reconhecidos pelas lutas para preservação de suas culturas nativas são cidadãos usuários e produtores de informações e conhecimentos, como demais sociedade não indígena. Contudo, esses novos usuários e respectivas culturas são, na atualidade muito pouco mencionados e reconhecidos na área da Ciência da Informação como sujeitos informacionais, que produzem insumos de alto valor para o desenvolvimento e inovações sociocultural do país. Acredita-se que informação e conhecimento ao serem assimilados cognitivamente, se fundem em saberes significativos e ao serem externados e organizados em suportes informacionais, podem ser potencialmente mediados na interação entre pessoas, as quais as requerem para variadas necessidades. As tecnologias facilitam a apropriação e a disseminação desses saberes, sustentam a interação entre os indivíduos e objetos informacionais, e podem auxiliar no enriquecimento e concepção da identidade etnocultural das populações. Assim, esta pesquisa objetivou apresentar diretrizes e subsídios para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural, priorizando os saberes indígenas, como contributo de políticas públicas informacionais destinada aos povos nativos do Estado de Mato Grosso do Sul. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa e exploratória. Utilizou se o método gestão baseado em evidência, optando-se por quatro fontes de evidências para maior confiabilidade nos resultados. Para tanto, optou-se pelos seguintes procedimentos de coletas de dados: levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Capes, Base de Dados em Ciência da Informação, base de dados Scopus e Scielo; Levantamento da temática nos sites das instituições públicas como Biblioteca Curt Nimuendajú e Museu do Índio, ligados à Fundação Nacional do Índio; aplicação de questionário para um pesquisador da temática indígena e entrevista semiestruturada com uma liderança indígena. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para validar os resultados. Considera-se que os objetivos foram alcançados, diante de importantes diretrizes políticas informacionais evidenciadas para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural de saberes indígenas. As diretrizes e políticas públicas identificadas servem não só para resgatar e armazenar conhecimento e/ou saberes indígenas, mas também para levar ao reconhecimento, inclusive à academia, como ativos imprescindíveis, de alto valor econômico, social, cultural, para o desenvolvimento das nações. Os resultados alcançados dialogam com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas. Este estudo, por fim, sugere que estudos dessa natureza sejam uma constância na Ciência da Informação para contribuir com o desenvolvimento informacional e etnocultural dos povos indígenas brasileiros e também para que outros países, interessados na temática possam desenvolver pesquisas relacionadas à essa e que possam apresentar resultados pertinentes para serem compartilhados no Brasil.The Brazilian indigenous population, as part of the dynamic globalized society, has sought in modern times to seek improvements based on access and possession of information. People recognized for their struggles to preserve their native cultures are citizens who are users and producers of information and knowledge, like other non indigenous societies.However, these new users and respective cultures are currently, little referenced and recognized in the area of Information Science as informational subjects, which produce high-value inputs for the sociocultural development and innovations of the country.It was believe that when information and knowledge are cognitively assimilate, they merge into meaningful knowledge and when was externalize and organized in informational supports, they can be potentially be mediated in the interaction between people, who require them for various needs.Technologies facilitate the appropriation and dissemination of this knowledge, support the interaction between individuals and informational objects, and can help in the enrichment and conception of the ethnocultural identity of populations.Thus, this research aimed to present guidelines and subsidies for the development of a cultural management and mediation system, prioritizing indigenous knowledge, as a contribution to informational public policy aimed at native peoples of the State of Mato Grosso do Sul. For the methodology, had been chosen a qualitative, exploratory research.Had been used the evidence-based management method, opting for four sources of evidence for greater reliability in the results. For that, the following data collection procedures had been chosen: bibliographic survey in the Portal de Periódicos da Capes, Information Science Database, Scopus and Scielo database. Had been survey of the theme on the websites of public institutions such as the Biblioteca Curt Nimuendajú and the Museu do Índio, linked to the Fundação Nacional do Índio;application of a questionnaire to an indigenous researcher and a semi structured interview with an indigenous leader.Had been used the content analysis technique to validate the results.The objectives achieved are considered, in view of important informational political guidelines evidenced for the development of a management system and cultural mediation of indigenous knowledge.The guidelines and public policy identified serve to not only rescue and store indigenous knowledge, but also to lead to recognition, including the academy, as essential assets, of high economic, social, cultural value, for the development of nations.The results achieved are in line with the sustainable development objectives of the 2030 Agenda proposed by the United Nations.This study, finally, suggests that studies of this nature are a constant in Information Science to contribute to the informational and ethnocultural development of Brazilian indigenous peoples and so that other countries interested in the subject can develop, research related to this and that can presente relevant results to be share in Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caldas, Rosângela Formentini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arruda, Maria Aparecida Jacques de2023-04-26T18:22:37Z2023-04-26T18:22:37Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARRUDA, Maria Aparecida Jacques de. Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24314233004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:14:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:14:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
Guidelines for creating cultural management and mediation systems within the scope of indigenous knowledge
title Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
spellingShingle Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
Arruda, Maria Aparecida Jacques de
Sistema de informação indígena
Mediação cultural indígena
Gestão de conhecimento indígena
Política pública informacional – povos indígenas
Mato Grosso do Sul – povos indígenas
Indigenous information system
Indigenous cultural mediation
Indigenous knowledge management
Information public policy
Mato Grosso do Sul (State) – Indigenous people
title_short Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
title_full Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
title_fullStr Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
title_full_unstemmed Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
title_sort Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas
author Arruda, Maria Aparecida Jacques de
author_facet Arruda, Maria Aparecida Jacques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Rosângela Formentini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Maria Aparecida Jacques de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de informação indígena
Mediação cultural indígena
Gestão de conhecimento indígena
Política pública informacional – povos indígenas
Mato Grosso do Sul – povos indígenas
Indigenous information system
Indigenous cultural mediation
Indigenous knowledge management
Information public policy
Mato Grosso do Sul (State) – Indigenous people
topic Sistema de informação indígena
Mediação cultural indígena
Gestão de conhecimento indígena
Política pública informacional – povos indígenas
Mato Grosso do Sul – povos indígenas
Indigenous information system
Indigenous cultural mediation
Indigenous knowledge management
Information public policy
Mato Grosso do Sul (State) – Indigenous people
description A população indígena brasileira como parte da dinâmica sociedade globalizada tem procurado na hodiernidade, buscar melhorias e aperfeiçoamentos a partir de acessos e posses de informações. Povos reconhecidos pelas lutas para preservação de suas culturas nativas são cidadãos usuários e produtores de informações e conhecimentos, como demais sociedade não indígena. Contudo, esses novos usuários e respectivas culturas são, na atualidade muito pouco mencionados e reconhecidos na área da Ciência da Informação como sujeitos informacionais, que produzem insumos de alto valor para o desenvolvimento e inovações sociocultural do país. Acredita-se que informação e conhecimento ao serem assimilados cognitivamente, se fundem em saberes significativos e ao serem externados e organizados em suportes informacionais, podem ser potencialmente mediados na interação entre pessoas, as quais as requerem para variadas necessidades. As tecnologias facilitam a apropriação e a disseminação desses saberes, sustentam a interação entre os indivíduos e objetos informacionais, e podem auxiliar no enriquecimento e concepção da identidade etnocultural das populações. Assim, esta pesquisa objetivou apresentar diretrizes e subsídios para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural, priorizando os saberes indígenas, como contributo de políticas públicas informacionais destinada aos povos nativos do Estado de Mato Grosso do Sul. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, explicativa e exploratória. Utilizou se o método gestão baseado em evidência, optando-se por quatro fontes de evidências para maior confiabilidade nos resultados. Para tanto, optou-se pelos seguintes procedimentos de coletas de dados: levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Capes, Base de Dados em Ciência da Informação, base de dados Scopus e Scielo; Levantamento da temática nos sites das instituições públicas como Biblioteca Curt Nimuendajú e Museu do Índio, ligados à Fundação Nacional do Índio; aplicação de questionário para um pesquisador da temática indígena e entrevista semiestruturada com uma liderança indígena. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para validar os resultados. Considera-se que os objetivos foram alcançados, diante de importantes diretrizes políticas informacionais evidenciadas para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural de saberes indígenas. As diretrizes e políticas públicas identificadas servem não só para resgatar e armazenar conhecimento e/ou saberes indígenas, mas também para levar ao reconhecimento, inclusive à academia, como ativos imprescindíveis, de alto valor econômico, social, cultural, para o desenvolvimento das nações. Os resultados alcançados dialogam com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas. Este estudo, por fim, sugere que estudos dessa natureza sejam uma constância na Ciência da Informação para contribuir com o desenvolvimento informacional e etnocultural dos povos indígenas brasileiros e também para que outros países, interessados na temática possam desenvolver pesquisas relacionadas à essa e que possam apresentar resultados pertinentes para serem compartilhados no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26T18:22:37Z
2023-04-26T18:22:37Z
2023-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Maria Aparecida Jacques de. Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243142
33004110043P4
identifier_str_mv ARRUDA, Maria Aparecida Jacques de. Diretrizes para a criação de sistemas de gestão e mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/243142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649768391442432