Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, André Seixas de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204319
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi propor um sistema especialista Fuzzy com expertise de psicólogo que visa auxiliar professores, pesquisadores e instituições de ensino a avaliar o nível de incorporação das Soft Skills de seus estudantes em sessões de Active Learning. As dificuldades encontradas por instituições de ensino superior, pesquisadores e professores em avaliar componentes comportamentais, como as Soft Skills, foi um dos problemas que motivaram a estruturação dessa pesquisa. As Competências no ensino superior, a Active Learning e os Sistemas Especialistas são as teorias que embasam esse estudo. Essa pesquisa é de natureza aplicada com caráter exploratório. Foi realizada uma abordagem quali-quanti, na qual a triangulação entre as fontes de evidências da análise teórico/conceitual, do estudo de campo e da modelagem/simulação foi o procedimento metodológico utilizado para confirmar os pressupostos. Como conclusão principal, tem-se que a avaliação de Soft Skills dos estudantes amostrados retornada pelo sistema especialista proposto, denominado Fuzzy Soft Skills Assessment, apresenta boa concordância com os resultados evidenciados na triangulação.
id UNSP_d5ffe0e4d6fd3c1b072b644ec51640e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204319
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessmentAssessing students' soft skills in active learning sessions: presenting the fuzzy soft skills assessmentAvaliação ComportamentalSistemas EspecialistasFSSABehavior assessmentExpert SystemAprendizagem ativaFuzzy SetsSoft SkillsActive LearningFuzzyO objetivo dessa pesquisa foi propor um sistema especialista Fuzzy com expertise de psicólogo que visa auxiliar professores, pesquisadores e instituições de ensino a avaliar o nível de incorporação das Soft Skills de seus estudantes em sessões de Active Learning. As dificuldades encontradas por instituições de ensino superior, pesquisadores e professores em avaliar componentes comportamentais, como as Soft Skills, foi um dos problemas que motivaram a estruturação dessa pesquisa. As Competências no ensino superior, a Active Learning e os Sistemas Especialistas são as teorias que embasam esse estudo. Essa pesquisa é de natureza aplicada com caráter exploratório. Foi realizada uma abordagem quali-quanti, na qual a triangulação entre as fontes de evidências da análise teórico/conceitual, do estudo de campo e da modelagem/simulação foi o procedimento metodológico utilizado para confirmar os pressupostos. Como conclusão principal, tem-se que a avaliação de Soft Skills dos estudantes amostrados retornada pelo sistema especialista proposto, denominado Fuzzy Soft Skills Assessment, apresenta boa concordância com os resultados evidenciados na triangulação.The objective of this research was to propose a Fuzzy Expert System based on the psychologist’s expertise that can assist teachers, researchers and educational institutions to assess the level of incorporation of their students’ Soft Skills in Active Learning sessions. The difficulties faced by higher education institutions, researchers and teachers in evaluating behavioral components, such as Soft Skills, was one of the problems that motivated the establishment of this research. Competences in higher education, Active Learning and Expert Systems are the theories that supported this study. In addition, its nature is applied with an exploratory character. A quali-quanti approach was carried out, in which the triangulation between the sources of evidence of the theoretical / conceptual analysis, field study and modeling / simulation was the methodological procedure used to confirm the assumptions. As a main conclusion, it was found that the assessment of the Soft Skills of the students in the sample, returned by the expert system Fuzzy Soft Skills Assessment, is in good agreement with the results evidenced in the triangulation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Messias Borges [UNESP]Matelli, José Alexandre [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novais, André Seixas de2021-04-09T21:07:30Z2021-04-09T21:07:30Z2021-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20431933004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T13:33:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:36.563803Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
Assessing students' soft skills in active learning sessions: presenting the fuzzy soft skills assessment
title Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
spellingShingle Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
Novais, André Seixas de
Avaliação Comportamental
Sistemas Especialistas
FSSA
Behavior assessment
Expert System
Aprendizagem ativa
Fuzzy Sets
Soft Skills
Active Learning
Fuzzy
title_short Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
title_full Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
title_fullStr Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
title_full_unstemmed Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
title_sort Avaliando Soft Skills de estudantes em sessões de active learning : apresentando o fuzzy soft skills assessment
author Novais, André Seixas de
author_facet Novais, André Seixas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Messias Borges [UNESP]
Matelli, José Alexandre [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, André Seixas de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Comportamental
Sistemas Especialistas
FSSA
Behavior assessment
Expert System
Aprendizagem ativa
Fuzzy Sets
Soft Skills
Active Learning
Fuzzy
topic Avaliação Comportamental
Sistemas Especialistas
FSSA
Behavior assessment
Expert System
Aprendizagem ativa
Fuzzy Sets
Soft Skills
Active Learning
Fuzzy
description O objetivo dessa pesquisa foi propor um sistema especialista Fuzzy com expertise de psicólogo que visa auxiliar professores, pesquisadores e instituições de ensino a avaliar o nível de incorporação das Soft Skills de seus estudantes em sessões de Active Learning. As dificuldades encontradas por instituições de ensino superior, pesquisadores e professores em avaliar componentes comportamentais, como as Soft Skills, foi um dos problemas que motivaram a estruturação dessa pesquisa. As Competências no ensino superior, a Active Learning e os Sistemas Especialistas são as teorias que embasam esse estudo. Essa pesquisa é de natureza aplicada com caráter exploratório. Foi realizada uma abordagem quali-quanti, na qual a triangulação entre as fontes de evidências da análise teórico/conceitual, do estudo de campo e da modelagem/simulação foi o procedimento metodológico utilizado para confirmar os pressupostos. Como conclusão principal, tem-se que a avaliação de Soft Skills dos estudantes amostrados retornada pelo sistema especialista proposto, denominado Fuzzy Soft Skills Assessment, apresenta boa concordância com os resultados evidenciados na triangulação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-09T21:07:30Z
2021-04-09T21:07:30Z
2021-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204319
33004080027P6
url http://hdl.handle.net/11449/204319
identifier_str_mv 33004080027P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129216729841664