Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Heron Miguez Gonzalez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213726
Resumo: Em nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas.
id UNSP_d6477aff4d0b74696d5ad7c96f9b497e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemáticaComprehensions of brazilian researches on the history of logarithms in mathematics teachingLogaritmosHistória da matemáticaHistória dos logaritmosHermenêuticaEducação MatemáticaMatemática - Estudo e ensinoLogarithmsHistory of mathematicsHistory of logarithmsHermeneuticsMathematical EducationEm nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas.In our research, we aim to explore the ways in which master's theses understand history in teaching logarithms in Basic Education. It is a qualitative research, whose conception involves clear and rigorous criteria simultaneous to a distancing of prejudices and previous categorizations as much as possible. The approach we take is bibliographic, exploratory in nature, that is, it is an initial survey, in which we seek to explore various aspects of our research question. We developed two bibliographic reviews: one around the history of logarithms, in which we went from its invention by Napier in the 17th century to Euler's propositions in the 18th century; in the other, we discuss conceptions of history and historiography and the impacts of this on the history of mathematics and its involvement in the teaching of mathematics. Finally, we analyzed through a phenomenological hermeneutics 14 excerpts from a total of 6 master's dissertations that somehow discuss history in the teaching of logarithms. In our analysis, we identified some discourses quite distant from the scientific literature on history in the teaching of mathematics that we reviewed, others closer, but above all, gaps and an open problem with reasonable space for new research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Heron Miguez Gonzalez2021-07-29T00:46:40Z2021-07-29T00:46:40Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/213726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:29:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:32.653559Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
Comprehensions of brazilian researches on the history of logarithms in mathematics teaching
title Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
spellingShingle Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
Gomes, Heron Miguez Gonzalez
Logaritmos
História da matemática
História dos logaritmos
Hermenêutica
Educação Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Logarithms
History of mathematics
History of logarithms
Hermeneutics
Mathematical Education
title_short Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
title_full Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
title_fullStr Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
title_full_unstemmed Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
title_sort Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
author Gomes, Heron Miguez Gonzalez
author_facet Gomes, Heron Miguez Gonzalez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Heron Miguez Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Logaritmos
História da matemática
História dos logaritmos
Hermenêutica
Educação Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Logarithms
History of mathematics
History of logarithms
Hermeneutics
Mathematical Education
topic Logaritmos
História da matemática
História dos logaritmos
Hermenêutica
Educação Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Logarithms
History of mathematics
History of logarithms
Hermeneutics
Mathematical Education
description Em nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T00:46:40Z
2021-07-29T00:46:40Z
2021-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213726
url http://hdl.handle.net/11449/213726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129411874029568