Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213726 |
Resumo: | Em nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas. |
id |
UNSP_d6477aff4d0b74696d5ad7c96f9b497e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213726 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemáticaComprehensions of brazilian researches on the history of logarithms in mathematics teachingLogaritmosHistória da matemáticaHistória dos logaritmosHermenêuticaEducação MatemáticaMatemática - Estudo e ensinoLogarithmsHistory of mathematicsHistory of logarithmsHermeneuticsMathematical EducationEm nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas.In our research, we aim to explore the ways in which master's theses understand history in teaching logarithms in Basic Education. It is a qualitative research, whose conception involves clear and rigorous criteria simultaneous to a distancing of prejudices and previous categorizations as much as possible. The approach we take is bibliographic, exploratory in nature, that is, it is an initial survey, in which we seek to explore various aspects of our research question. We developed two bibliographic reviews: one around the history of logarithms, in which we went from its invention by Napier in the 17th century to Euler's propositions in the 18th century; in the other, we discuss conceptions of history and historiography and the impacts of this on the history of mathematics and its involvement in the teaching of mathematics. Finally, we analyzed through a phenomenological hermeneutics 14 excerpts from a total of 6 master's dissertations that somehow discuss history in the teaching of logarithms. In our analysis, we identified some discourses quite distant from the scientific literature on history in the teaching of mathematics that we reviewed, others closer, but above all, gaps and an open problem with reasonable space for new research.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Heron Miguez Gonzalez2021-07-29T00:46:40Z2021-07-29T00:46:40Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/213726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:29:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:32.653559Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática Comprehensions of brazilian researches on the history of logarithms in mathematics teaching |
title |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
spellingShingle |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática Gomes, Heron Miguez Gonzalez Logaritmos História da matemática História dos logaritmos Hermenêutica Educação Matemática Matemática - Estudo e ensino Logarithms History of mathematics History of logarithms Hermeneutics Mathematical Education |
title_short |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
title_full |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
title_fullStr |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
title_sort |
Compreensões de pesquisas brasileiras sobre a história dos logaritmos no ensino de matemática |
author |
Gomes, Heron Miguez Gonzalez |
author_facet |
Gomes, Heron Miguez Gonzalez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Heron Miguez Gonzalez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logaritmos História da matemática História dos logaritmos Hermenêutica Educação Matemática Matemática - Estudo e ensino Logarithms History of mathematics History of logarithms Hermeneutics Mathematical Education |
topic |
Logaritmos História da matemática História dos logaritmos Hermenêutica Educação Matemática Matemática - Estudo e ensino Logarithms History of mathematics History of logarithms Hermeneutics Mathematical Education |
description |
Em nossa pesquisa, objetivamos explorar os modos pelos quais dissertações de mestrado compreendem a história no ensino de logaritmos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja concepção envolve critérios claros e rigorosos simultâneos a um distanciamento de preconceitos e categorizações prévias tanto o quanto possível. A abordagem que tomamos é bibliográfica, de natureza exploratória, ou seja, é uma pesquisa inicial, em que buscamos explorar vários aspectos de nossa pergunta. Desenvolvemos duas revisões bibliográficas: uma em torno da história dos logaritmos, em que percorremos desde sua invenção por Napier no século XVII até as proposições de Euler no século XVIII; na outra, discutimos concepções de história e historiografia e seus impactos para a história da matemática e seu envolvimento no ensino de matemática. Por fim, analisamos através de uma hermenêutica fenomenológica 14 trechos de um total de 6 dissertações de mestrado que discutem, de alguma maneira, história no ensino de logaritmos. Identificamos em nossa análise alguns discursos bastante distantes da literatura científica sobre história no ensino de matemática que revisamos, outros mais próximos, mas acima de tudo, lacunas e uma problemática em aberto com espaço razoável para novas pesquisas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T00:46:40Z 2021-07-29T00:46:40Z 2021-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213726 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129411874029568 |