Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazoto, Juliana Lacorte
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300013
http://hdl.handle.net/11449/17412
Resumo: Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado. Todo o processo de planejamento, realização e avaliação da trilha foi participativo: os participantes estudaram as características do Cerrado; identificaram, na área, as espécies remanescentes; discutiram as condições de conservação da área, e tomaram decisões sobre a construção da trilha como recurso educativo. Problematizaram, coletivamente, a interação comunidade-ambiente, articulando consciência ambiental e ação educativa, concluindo sobre o potencial desencadeador deste recurso para reflexões sobre temas socioambientais. O grupo teve a oportunidade de vivenciar um trabalho educativo com crianças da educação infantil, concretizando a trilha como recurso didático-pedagógico na aproximação visitantes-educandos-ambiente.
id UNSP_d6628108482217b051c3aa7d0a3539c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/17412
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambientalCollective construction of an ecological track in cerrado: participative research in environmental educationPesquisa-participativaEducação ambientalTrilha ecológicaCerradoParticipative researchEnvironmental educationEcological trackCerradoDentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado. Todo o processo de planejamento, realização e avaliação da trilha foi participativo: os participantes estudaram as características do Cerrado; identificaram, na área, as espécies remanescentes; discutiram as condições de conservação da área, e tomaram decisões sobre a construção da trilha como recurso educativo. Problematizaram, coletivamente, a interação comunidade-ambiente, articulando consciência ambiental e ação educativa, concluindo sobre o potencial desencadeador deste recurso para reflexões sobre temas socioambientais. O grupo teve a oportunidade de vivenciar um trabalho educativo com crianças da educação infantil, concretizando a trilha como recurso didático-pedagógico na aproximação visitantes-educandos-ambiente.Among many subjects that could be debated by environmental education, we could mention the preservation of natural resources. We define the Cerrado, which is a biome largely degraded by human actions and part of the natural environment of Botucatu SP, as theme for an environmental education project. With the intention of creating special ecological attention that aims at the integration of natural and urban environments, this project, that was done with students from the 8 grade of Fundamental School, was concerned with the creation of an Ecological Track in the Cerrado. All the processes of planning, realization and analysis of the track were participative: the students investigated the Cerrado features, identified main species of the biome, discussed the conservation conditions of the area and took decisions about the track's construction as an educative resource. During this process, they questioned themselves about the interaction between community and the environment, joining environmental knowledge and educative action, concluding that this is an important instrument in reflections about the social and ecological themes. The group had the opportunity of using the track with early childhood education children, characterizing it as a didactic-pedagogic resource within the visitors-environment approach.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociência de Botucatu Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociência de Botucatu Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cazoto, Juliana LacorteTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2014-05-20T13:48:56Z2014-05-20T13:48:56Z2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article575-582application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300013Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 575-582, 2008.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1741210.1590/S1516-73132008000300013S1516-73132008000300013S1516-73132008000300013.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:04:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/17412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:40:50.703445Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
Collective construction of an ecological track in cerrado: participative research in environmental education
title Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
spellingShingle Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
Cazoto, Juliana Lacorte
Pesquisa-participativa
Educação ambiental
Trilha ecológica
Cerrado
Participative research
Environmental education
Ecological track
Cerrado
title_short Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
title_full Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
title_fullStr Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
title_full_unstemmed Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
title_sort Construção coletiva de uma trilha ecológica no cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
author Cazoto, Juliana Lacorte
author_facet Cazoto, Juliana Lacorte
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_role author
author2 Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazoto, Juliana Lacorte
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-participativa
Educação ambiental
Trilha ecológica
Cerrado
Participative research
Environmental education
Ecological track
Cerrado
topic Pesquisa-participativa
Educação ambiental
Trilha ecológica
Cerrado
Participative research
Environmental education
Ecological track
Cerrado
description Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado. Todo o processo de planejamento, realização e avaliação da trilha foi participativo: os participantes estudaram as características do Cerrado; identificaram, na área, as espécies remanescentes; discutiram as condições de conservação da área, e tomaram decisões sobre a construção da trilha como recurso educativo. Problematizaram, coletivamente, a interação comunidade-ambiente, articulando consciência ambiental e ação educativa, concluindo sobre o potencial desencadeador deste recurso para reflexões sobre temas socioambientais. O grupo teve a oportunidade de vivenciar um trabalho educativo com crianças da educação infantil, concretizando a trilha como recurso didático-pedagógico na aproximação visitantes-educandos-ambiente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
2014-05-20T13:48:56Z
2014-05-20T13:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300013
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 575-582, 2008.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/17412
10.1590/S1516-73132008000300013
S1516-73132008000300013
S1516-73132008000300013.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300013
http://hdl.handle.net/11449/17412
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 14, n. 3, p. 575-582, 2008.
1516-7313
10.1590/S1516-73132008000300013
S1516-73132008000300013
S1516-73132008000300013.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 575-582
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128549754765312