A não-pertença em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182114 |
Resumo: | O estudo da produção romanesca de Dulce Maria Cardoso revela um minucioso trabalho da forma por parte da escritora, que vai da linguagem irônica à rememoração por meio do fluxo de consciência. Tal característica chega ao ápice no romance Os meus sentimentos – nosso corpus – composto por apenas um período que se estende por mais de trezentas páginas. O objetivo da dissertação é comprovar a hipótese de que, no romance em pauta, o tema – que é o sentimento de não-pertença – é constituído principalmente pelas seguintes categorias: linguagem, personagem, narração, focalização e tempo. Por meio da voz narrativa da protagonista, da focalização interna fixa e do vaivém temporal acompanhado de fluxo de consciência elabora-se tal sentimento. Os dois últimos recursos – inversões temporais e fluxo de consciência – constroem a consciência da personagem e também o que pode ser considerado como subconsciência. Tendo em vista a disposição estrutural de tais categorias da narrativa escolhida objetiva-se ainda verificar se elas exercem papel assemelhado em outras obras da escritora portuguesa. Outrossim, objetivamos definir a não-pertença, bem como compreender qual a relação que a produção literária de Dulce Maria Cardoso estabelece com a literatura portuguesa contemporânea. A fim de atingir tais objetivos, contamos com embasamento teórico-crítico dividido em quatro linhas principais: definição de não-pertença, contando com George H. Mead em Mente, self e sociedade, Abraham Maslow em Motivation and personality e Zygmunt Bauman em Identidade; proposições teóricas sobre personagem, narração, focalização e tempo, contando principalmente com “A personagem do romance”, de António Candido, “A meia marrom”, de Erich Auerbach e Discurso da narrativa, de Gérard Genette; crítica sobre a produção da escritora, sobretudo o artigo “Liquidez, reconfigurações e pluralidades: a representação identitária da sociedade portuguesa em Chão de Pardais de Dulce Maria Cardoso”, de Nefatalin Gonçalves Neto e Angela Gama; e o ensaio sobre o romance português contemporâneo A voz itinerante, de Álvaro Cardoso Gomes. |
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A não-pertença em Os meus sentimentos, de Dulce Maria CardosoThe nonbelonging in Dulce Maria Cardoso's Os meus sentimentosLiteratura portuguesa contemporâneaDulce Maria CardosoOs meus sentimentosConstrução da não-pertençaContemporary Portuguese LiteratureBuilding of the nonbelongingO estudo da produção romanesca de Dulce Maria Cardoso revela um minucioso trabalho da forma por parte da escritora, que vai da linguagem irônica à rememoração por meio do fluxo de consciência. Tal característica chega ao ápice no romance Os meus sentimentos – nosso corpus – composto por apenas um período que se estende por mais de trezentas páginas. O objetivo da dissertação é comprovar a hipótese de que, no romance em pauta, o tema – que é o sentimento de não-pertença – é constituído principalmente pelas seguintes categorias: linguagem, personagem, narração, focalização e tempo. Por meio da voz narrativa da protagonista, da focalização interna fixa e do vaivém temporal acompanhado de fluxo de consciência elabora-se tal sentimento. Os dois últimos recursos – inversões temporais e fluxo de consciência – constroem a consciência da personagem e também o que pode ser considerado como subconsciência. Tendo em vista a disposição estrutural de tais categorias da narrativa escolhida objetiva-se ainda verificar se elas exercem papel assemelhado em outras obras da escritora portuguesa. Outrossim, objetivamos definir a não-pertença, bem como compreender qual a relação que a produção literária de Dulce Maria Cardoso estabelece com a literatura portuguesa contemporânea. A fim de atingir tais objetivos, contamos com embasamento teórico-crítico dividido em quatro linhas principais: definição de não-pertença, contando com George H. Mead em Mente, self e sociedade, Abraham Maslow em Motivation and personality e Zygmunt Bauman em Identidade; proposições teóricas sobre personagem, narração, focalização e tempo, contando principalmente com “A personagem do romance”, de António Candido, “A meia marrom”, de Erich Auerbach e Discurso da narrativa, de Gérard Genette; crítica sobre a produção da escritora, sobretudo o artigo “Liquidez, reconfigurações e pluralidades: a representação identitária da sociedade portuguesa em Chão de Pardais de Dulce Maria Cardoso”, de Nefatalin Gonçalves Neto e Angela Gama; e o ensaio sobre o romance português contemporâneo A voz itinerante, de Álvaro Cardoso Gomes.Abstract: The study of the literary production of Dulce Marie Cardoso unveils a detailed work on the form by the author, which ranges from the ironic language to the remembrance through the stream of consciousness. Such characteristic reaches the apex on the novel Os meus sentimentos – our corpus – composed by a period alone, extended over three hundred pages. The objective of the dissertation is to prove the hypothesis that, in the book, the theme – which is the nonbelonging – is constituted especially by the following categories: language, character, narrative, focalization and time. Through the narrative voice of the protagonist, the fixed internal focalization, and the temporal shuttle accompanied by the stream of consciousness such sentiment is elaborated. The last two resources – temporal inversions and stream of consciousness – build the consciousness of the character and also what can be considered as subconsciousness. Furthermore, we intend to define the nonbelonging and understand which relationship the novel production by Dulce Maria Cardoso has with the contemporary Portuguese literature. In view of the structural disposition of such categories of the chosen narrative, it is still intended to verify if they play a similar role in other works of the Portuguese writer. In order to achieve these objectives, we have a theoretical critical basis divided into four main lines: definition of nonbelonging, relying upon George H. Mead in Mente, self e sociedade, Abraham Maslow in Motivation and personality and Zymunt Bauman in Identidade; theoretical propositions of character, narration, focalization and time, mainly based on “A personagem do romance”, by António Candido, “A meia marrom”, by Erich Auerbach, and Discurso da narrativa, by Gérard Genette; critique about the production of the writer, in particular the article “Liquidez, reconfigurações e pluralidades: a representação identitária da sociedade portuguesa em Chão de Pardais de Dulce Maria Cardodo”, by Nefatalin Gonçalves Neto and Angela Gama; and the essay about the contemporary Portuguese novel A voz itinerante, by Álvaro Cardoso Gomes.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)132329/2017-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leonel, Maria Célia de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozzo, Gabriela Cristina Borborema [UNESP]2019-05-23T17:04:53Z2019-05-23T17:04:53Z2019-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18211400091688233004030016P09794317900231133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:26:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:26.486378Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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