Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Leandro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106328
Resumo: A hipótese de nossa tese é a de que alguns dos minicontos da obra Mínimos, múltiplos, comuns (2003), do escritor João Gilberto Noll, possuem correspondências estruturais de procedimentos com a linguagem da fotografia. Para comprová-la, levamos em consideração os estudos de Etienne Souriau (1965), no que diz respeito à correspondência entre as artes. O diálogo entre os objetos artísticos miniconto e fotografia pauta-se, em nosso trabalho, por meio de comportamentos semelhantes da organização das formas de conteúdo. Tanto o miniconto como a fotografia oculta e mascara determinados fragmentos narrativos e visuais de suas molduras por meio de recursos estilísticos, tais como a elipse, a frase nominal, a reticência, os índices, a linguagem oblíqua (signo verbal); o fora de campo ou espaço off (signo visual). Logo, a correspondência entre os textos não se baseia em relações temáticas, mas, sim, na similaridade da organização das formas que os constitui. A fim de sistematizar e fundamentar a forma narrativa conto e miniconto, bem como as estruturas do gênero prosa, utilizamos os conceitos e os estudos de Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). A natureza desta investigação exigiu reflexões sobre questões do poético, tendo em vista o trato com a palavra e a imagem, que foram fundamentadas com os posicionamentos críticos de Jakobson (1969), Cohen (1974) e Valéry (1999)
id UNSP_d6d62d4c98415737b13aa6fcdaaa8158
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106328
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto NollNoll, João Gilberto, 1946 - Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira – História e críticaFicção brasileira – História e críticaFotografiaBrazilian literatureA hipótese de nossa tese é a de que alguns dos minicontos da obra Mínimos, múltiplos, comuns (2003), do escritor João Gilberto Noll, possuem correspondências estruturais de procedimentos com a linguagem da fotografia. Para comprová-la, levamos em consideração os estudos de Etienne Souriau (1965), no que diz respeito à correspondência entre as artes. O diálogo entre os objetos artísticos miniconto e fotografia pauta-se, em nosso trabalho, por meio de comportamentos semelhantes da organização das formas de conteúdo. Tanto o miniconto como a fotografia oculta e mascara determinados fragmentos narrativos e visuais de suas molduras por meio de recursos estilísticos, tais como a elipse, a frase nominal, a reticência, os índices, a linguagem oblíqua (signo verbal); o fora de campo ou espaço off (signo visual). Logo, a correspondência entre os textos não se baseia em relações temáticas, mas, sim, na similaridade da organização das formas que os constitui. A fim de sistematizar e fundamentar a forma narrativa conto e miniconto, bem como as estruturas do gênero prosa, utilizamos os conceitos e os estudos de Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). A natureza desta investigação exigiu reflexões sobre questões do poético, tendo em vista o trato com a palavra e a imagem, que foram fundamentadas com os posicionamentos críticos de Jakobson (1969), Cohen (1974) e Valéry (1999)The hypothesis of this doctoral dissertation is that some of the mini short stories from the work Mínimos, múltiplos, comuns (2003), by the writer João Gilberto Noll, showcase structural correspondences with the language of photography in terms of procedures. In order to confirm this, we have resorted to the studies on the correspondence between arts carried out by Etienne Souriau (1965). In this work, the dialogue among artistic objects, mini short stories and photography is based on the similar organizational procedures of the form of content. The mini short stories and photography conceal and disguise certain narrative and visual fragments in relation to their frames by means of stylistic procedures such as ellipsis, nominal phrase, reticence, indexes, oblique language (verbal sign); and off-camera space (visual sign). Therefore, the correspondence between texts is not based on thematic relations, but, rather, on the similarity of organization of their constitutive forms. In order to systematize and substantiate the short story and the mini short story as narrative forms, including the structures of prose as a genre, we have drawn on concepts and studies developed by Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). The nature of this research has required thinking on issues regarding poetics as it deals with the relations between word and image, which have been analyzed in view of the critical stance taken by Jakobson (1969), Cohen (1974) and Valéry (1999)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Leandro [UNESP]2014-06-11T19:35:38Z2014-06-11T19:35:38Z2012-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis242 f. : il.application/pdfPASSOS, Leandro. Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll. 2012. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/106328000688505passos_l_dr_sjrp.pdf33004153015P22167995922283328Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:12:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:12:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
title Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
spellingShingle Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
Passos, Leandro [UNESP]
Noll, João Gilberto, 1946 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira – História e crítica
Ficção brasileira – História e crítica
Fotografia
Brazilian literature
title_short Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
title_full Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
title_fullStr Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
title_full_unstemmed Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
title_sort Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll
author Passos, Leandro [UNESP]
author_facet Passos, Leandro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Leandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Noll, João Gilberto, 1946 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira – História e crítica
Ficção brasileira – História e crítica
Fotografia
Brazilian literature
topic Noll, João Gilberto, 1946 - Crítica e interpretação
Literatura brasileira – História e crítica
Ficção brasileira – História e crítica
Fotografia
Brazilian literature
description A hipótese de nossa tese é a de que alguns dos minicontos da obra Mínimos, múltiplos, comuns (2003), do escritor João Gilberto Noll, possuem correspondências estruturais de procedimentos com a linguagem da fotografia. Para comprová-la, levamos em consideração os estudos de Etienne Souriau (1965), no que diz respeito à correspondência entre as artes. O diálogo entre os objetos artísticos miniconto e fotografia pauta-se, em nosso trabalho, por meio de comportamentos semelhantes da organização das formas de conteúdo. Tanto o miniconto como a fotografia oculta e mascara determinados fragmentos narrativos e visuais de suas molduras por meio de recursos estilísticos, tais como a elipse, a frase nominal, a reticência, os índices, a linguagem oblíqua (signo verbal); o fora de campo ou espaço off (signo visual). Logo, a correspondência entre os textos não se baseia em relações temáticas, mas, sim, na similaridade da organização das formas que os constitui. A fim de sistematizar e fundamentar a forma narrativa conto e miniconto, bem como as estruturas do gênero prosa, utilizamos os conceitos e os estudos de Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). A natureza desta investigação exigiu reflexões sobre questões do poético, tendo em vista o trato com a palavra e a imagem, que foram fundamentadas com os posicionamentos críticos de Jakobson (1969), Cohen (1974) e Valéry (1999)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-06
2014-06-11T19:35:38Z
2014-06-11T19:35:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Leandro. Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll. 2012. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/106328
000688505
passos_l_dr_sjrp.pdf
33004153015P2
2167995922283328
identifier_str_mv PASSOS, Leandro. Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll. 2012. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000688505
passos_l_dr_sjrp.pdf
33004153015P2
2167995922283328
url http://hdl.handle.net/11449/106328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964885389410304