Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239259 |
Resumo: | O presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar. |
id |
UNSP_d6e323d3adb59a448117399b196d14b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239259 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola públicaVital projects and life projects of students in the 8th grade of elementary school in a public schoolEnsino fundamentalProjeto de vidaProjeto vitaisEnsino de ciênciaElementary educationLife projectVital projectScience teachingO presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar.The present text refers to the description of the activities carried out during the conducting internship experience for elementary school students II of the Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo State School. And also a survey that aimed to raise some of the life projects and vital projects of elementary school students II, using the research instrument Life Project Scale for Adolescents (EPVA). This survey sought to identify whether students aspire to enter higher and/or technical education in the future. The internship was carried out with four 8th grade classes from a public school (93 students). The questionnaire used was adapted from the EPVA, in which of the 17 questions, we analyzed three that refer to the Identification Category as a Life Project. From the analysis of the questions, the students demonstrate that they think about their life projects and vital projects, considering the school an important place for learning and planning. In addition to the contribution of the conducting internship to initial teacher training, the research also helped to understand what students aspire to for their future. Concluding, in the responses obtained in the research instrument, that most students aim for higher education and/or technologist, but it was observed during science classes, that they commented on the need to work or desire to work.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli2023-02-02T13:40:05Z2023-02-02T13:40:05Z2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:13:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:42.069871Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública Vital projects and life projects of students in the 8th grade of elementary school in a public school |
title |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
spellingShingle |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli Ensino fundamental Projeto de vida Projeto vitais Ensino de ciência Elementary education Life project Vital project Science teaching |
title_short |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
title_full |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
title_fullStr |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
title_sort |
Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública |
author |
Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli |
author_facet |
Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Projeto de vida Projeto vitais Ensino de ciência Elementary education Life project Vital project Science teaching |
topic |
Ensino fundamental Projeto de vida Projeto vitais Ensino de ciência Elementary education Life project Vital project Science teaching |
description |
O presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-02T13:40:05Z 2023-02-02T13:40:05Z 2023-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239259 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128922705985536 |