Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239259
Resumo: O presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar.
id UNSP_d6e323d3adb59a448117399b196d14b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239259
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola públicaVital projects and life projects of students in the 8th grade of elementary school in a public schoolEnsino fundamentalProjeto de vidaProjeto vitaisEnsino de ciênciaElementary educationLife projectVital projectScience teachingO presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar.The present text refers to the description of the activities carried out during the conducting internship experience for elementary school students II of the Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo State School. And also a survey that aimed to raise some of the life projects and vital projects of elementary school students II, using the research instrument Life Project Scale for Adolescents (EPVA). This survey sought to identify whether students aspire to enter higher and/or technical education in the future. The internship was carried out with four 8th grade classes from a public school (93 students). The questionnaire used was adapted from the EPVA, in which of the 17 questions, we analyzed three that refer to the Identification Category as a Life Project. From the analysis of the questions, the students demonstrate that they think about their life projects and vital projects, considering the school an important place for learning and planning. In addition to the contribution of the conducting internship to initial teacher training, the research also helped to understand what students aspire to for their future. Concluding, in the responses obtained in the research instrument, that most students aim for higher education and/or technologist, but it was observed during science classes, that they commented on the need to work or desire to work.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli2023-02-02T13:40:05Z2023-02-02T13:40:05Z2023-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:13:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:42.069871Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
Vital projects and life projects of students in the 8th grade of elementary school in a public school
title Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
spellingShingle Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli
Ensino fundamental
Projeto de vida
Projeto vitais
Ensino de ciência
Elementary education
Life project
Vital project
Science teaching
title_short Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
title_full Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
title_fullStr Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
title_full_unstemmed Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
title_sort Projetos vitais e projetos de vida dos alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública
author Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli
author_facet Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Letícia Rodrigues Meneghelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Projeto de vida
Projeto vitais
Ensino de ciência
Elementary education
Life project
Vital project
Science teaching
topic Ensino fundamental
Projeto de vida
Projeto vitais
Ensino de ciência
Elementary education
Life project
Vital project
Science teaching
description O presente texto refere-se a descrição das atividades realizadas durante a experiência de estágio de regência para os estudantes do ensino fundamental II da Escola Estadual Professora Maria De Lourdes Murad De Camargo. E também uma pesquisa que teve como objetivo levantar alguns dos projetos de vida e projetos vitais dos estudantes do ensino fundamental II, utilizando o instrumento de pesquisa Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA). Este levantamento buscou identificar se os estudantes almejam ingressar no ensino superior e/ou técnico futuramente. O estágio foi realizado com quatro turmas de 8° anos de uma escola pública (93 estudantes). O questionário usado foi adaptado a partir do EPVA, em que das 17 questões, analisamos três que se referem a Categoria de Identificação como Projeto de Vida. A partir da análise das questões os alunos demonstram que pensam sobre seus projetos de vida e projetos vitais, considerando a escola um lugar importante para aprendizagem e planejamento. Além da contribuição do estágio de regência para a formação inicial de professora, a pesquisa também auxiliou na compreensão sobre o que os estudantes almejam para seu futuro. Concluindo, nas respostas obtidas no instrumento de pesquisa, que a maioria dos estudantes almejam o ensino superior e/ou tecnólogo, mas foi observador durante as aulas de ciências, que eles comentaram a necessidade de trabalhar ou desejo de trabalhar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-02T13:40:05Z
2023-02-02T13:40:05Z
2023-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239259
url http://hdl.handle.net/11449/239259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128922705985536