A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101552
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. O intuito é desvendar as condicionantes que os levaram a optar por uma ou outra formação e conhecer a relação dessas com o sucesso ou fracasso nos seus itinerários escolares. Busca-se, também, analisar as diversas frações de classes advindas de meios econômicos e sócio-culturais diferentes. O objetivo foi, então, conhecer seu histórico familiar, suas práticas, comportamentos, estratégias, expectativas em relação à vida acadêmica e profissional. A autora, com essa análise, procura apontar os mecanismos que pudessem garantir, ou não, o êxito acadêmico desses estudantes. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo, composta por uma entrevista semi-estruturada. O trabalho é estruturado em quatro partes: na primeira foi feito um estudo sobre os pressupostos legais da formação profissional em Educação Física. Na segunda, são apresentadas informações sobre a cidade de Limeira, sobre as Faculdades Integradas Einstein de Limeira, e sobre o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dessa instituição. Na sequência, realizou-se uma apresentação da matriz teórica sobre os estudos do sociólogo francês, Pierre Bourdieu. Posteriormente, apresenta-se as bases teóricas do método praxiológico bourdiano, utilizado para as análises posteriores. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas, as quais davam margem para respostas bem amplas. Visando atender os objetivos deste trabalho, o roteiro de questões foi elaborado de acordo com as categorias bourdianas, tais como: habitus primário, estruturado...
id UNSP_d70431f924e869cb1bed0c98b75cb26b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de LimeiraEducação fisicaEducação - Formação profissionalTrajetória escolarEducation -Professional formationPhysical educationLearning pathO presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. O intuito é desvendar as condicionantes que os levaram a optar por uma ou outra formação e conhecer a relação dessas com o sucesso ou fracasso nos seus itinerários escolares. Busca-se, também, analisar as diversas frações de classes advindas de meios econômicos e sócio-culturais diferentes. O objetivo foi, então, conhecer seu histórico familiar, suas práticas, comportamentos, estratégias, expectativas em relação à vida acadêmica e profissional. A autora, com essa análise, procura apontar os mecanismos que pudessem garantir, ou não, o êxito acadêmico desses estudantes. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo, composta por uma entrevista semi-estruturada. O trabalho é estruturado em quatro partes: na primeira foi feito um estudo sobre os pressupostos legais da formação profissional em Educação Física. Na segunda, são apresentadas informações sobre a cidade de Limeira, sobre as Faculdades Integradas Einstein de Limeira, e sobre o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dessa instituição. Na sequência, realizou-se uma apresentação da matriz teórica sobre os estudos do sociólogo francês, Pierre Bourdieu. Posteriormente, apresenta-se as bases teóricas do método praxiológico bourdiano, utilizado para as análises posteriores. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas, as quais davam margem para respostas bem amplas. Visando atender os objetivos deste trabalho, o roteiro de questões foi elaborado de acordo com as categorias bourdianas, tais como: habitus primário, estruturado...This work aims to evaluate the learning path of the students attending the last semester in Physical Education teacher and bachelor degrees in Faculdades Integradas Einstein of Limeira. The goal of this study was to find out the reasons why these students chose teacher or bachelor degrees and the relation between their choice and the success or failure through their school itineraries. It was also important to analyze the different economic, social and cultural class backgrounds. The goal was to check out the family history, its costumes, behavior, strategies and expectation related to academic and professional lives. In this way, the author intended to point out the mechanisms which could ensure, or not, the success of the education of these students. The methodology used was the bibliography, documental and field researches, using a semi structured interview. The work is composed of four parts: in the first part, a study on legal purposes of professional formation in Physical Education was carried out; in the second part, some information about the City of Limeira, Faculdades Integradas Einstein of Limeira and the pedagogical project on teacher and bachelor degrees in Physical Education of this college were presented. Next, the theoretical matrix on the studies of the French sociologist Pierre Bourdieu was described. Then the theoretical bases of Bourdieu‟s praxiology method were pointed out, to be used for further analysis. In order to collect some data, a semi structured interview, with questions which allowed general answers, was used. To obtain the results for this work, it was made up a questionnaire based on some Bourdieu‟s categories like primary habitus, structured, cultural capital, economic capital, social capital, school strategies among others. In the last part of the work, the learning path of ten students, of Physical Education major, selected for this study, was... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis127 f. : il.application/pdfFIORANTE, Flávia Baccin. A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. 2011. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101552000670911fiorante_fb_dr_arafcl.pdf33004030079P25851335209487224Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:25:21.498305Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
title A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
spellingShingle A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]
Educação fisica
Educação - Formação profissional
Trajetória escolar
Education -Professional formation
Physical education
Learning path
title_short A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
title_full A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
title_fullStr A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
title_full_unstemmed A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
title_sort A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira
author Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]
author_facet Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorante, Flávia Baccin [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica
Educação - Formação profissional
Trajetória escolar
Education -Professional formation
Physical education
Learning path
topic Educação fisica
Educação - Formação profissional
Trajetória escolar
Education -Professional formation
Physical education
Learning path
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. O intuito é desvendar as condicionantes que os levaram a optar por uma ou outra formação e conhecer a relação dessas com o sucesso ou fracasso nos seus itinerários escolares. Busca-se, também, analisar as diversas frações de classes advindas de meios econômicos e sócio-culturais diferentes. O objetivo foi, então, conhecer seu histórico familiar, suas práticas, comportamentos, estratégias, expectativas em relação à vida acadêmica e profissional. A autora, com essa análise, procura apontar os mecanismos que pudessem garantir, ou não, o êxito acadêmico desses estudantes. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo, composta por uma entrevista semi-estruturada. O trabalho é estruturado em quatro partes: na primeira foi feito um estudo sobre os pressupostos legais da formação profissional em Educação Física. Na segunda, são apresentadas informações sobre a cidade de Limeira, sobre as Faculdades Integradas Einstein de Limeira, e sobre o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física dessa instituição. Na sequência, realizou-se uma apresentação da matriz teórica sobre os estudos do sociólogo francês, Pierre Bourdieu. Posteriormente, apresenta-se as bases teóricas do método praxiológico bourdiano, utilizado para as análises posteriores. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas, as quais davam margem para respostas bem amplas. Visando atender os objetivos deste trabalho, o roteiro de questões foi elaborado de acordo com as categorias bourdianas, tais como: habitus primário, estruturado...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-26
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIORANTE, Flávia Baccin. A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. 2011. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/101552
000670911
fiorante_fb_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
identifier_str_mv FIORANTE, Flávia Baccin. A trajetória escolar dos alunos(as) do curso de Educação Física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. 2011. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000670911
fiorante_fb_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
5851335209487224
url http://hdl.handle.net/11449/101552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128929827913728