A mulher que luta sob a ótica da Mídia Ninja e do MBL: o 8M e os desafios da comunicação para paz nas mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodella, Ester, Alkimim Zanco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202255
Resumo: Este trabalho pretende analisar e interpretar as estratégias de comunicação utilizadas pela Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) e pelo MBL (Movimento Brasil Livre), via Facebook, durante a realização do 8M (Parada Internacional de Mulheres)/Dia Internacional da Mulher, nas edições brasileiras de 2017, 2018, 2019 e 2020. Como percurso metodológico principal, partimos dos princípios do jornalismo para a paz como categorias analíticas para realização de análise de conteúdo combinada com a hermenêutica em profundidade. A intenção é observar se em suas estratégias de comunicação esses grupos contribuem para dar voz ao movimento das mulheres ou o desqualificam e deslegitimam. A abordagem da construção desses processos de produção de sentidos pautados em interesses políticos e sociais distintos e conflituosos (em período pós-impeachment de Dilma Roussef, primeira mulher presidente do Brasil, e eleição de Jair Bolsonaro, um presidente de orientação política conservadora) é essencial para compreender a dinâmica da produção e do consumo de comunicação na atualidade.
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