Seven with one stroke: processo criativo entre artes visuais, circo e dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ivana Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238774
Resumo: Seven With One Stroke é uma pesquisa que se baseia no processo criativo da artista Ivana Martins Andrade durante a criação de sua obra audiovisual Seven With One Stroke em conjunto com o artista Thomas Grahndin, para compreender como os universos das artes visuais, com foco em performance e vídeo, e das artes cênicas, dança e circo contemporâneos, se articulam no contexto de criação intermidiático de uma trajetória interdisciplinar, e se através da continuidade do movimento criativo o encontro entre estas linguagens atingiria o seu maior potencial. Esta pesquisa é de interesse para as áreas de estudos interdisciplinares e intermidiáticos relativos a estudos da performance, do corpo e do audiovisual que se desenvolvam em torno dos conhecimentos de arte e Mídia e processos híbridos. Tem como objetivo levantar a reflexão sobre os processos e procedimentos artísticos que engrenam o diálogo entre as linguagens citadas, no contexto de continuidade do movimento criador, tendo como objetivos o levantamento das características e semelhanças entre as linguagens do circo, da dança, da performance e do vídeo, o uso do conceito de “Potencial Performático” criado por Rosangela Leote para posicionar a influência performática no trabalho, o estudo do processo criativo através da Crítica Genética e a compreensão de elementos da trajetória e do processo da artista que contribuem para a identidade de sua obra. Seven With One Stroke propõe uma abordagem teórico-prática para a condução do estudo de caso, focalizando na simultaneidade entre estudos e procedimentos em sintonia com as demandas do movimento criador. A escolha pelo processo criativo como bússola parte da defesa de que este é a base para a compreensão de todo e qualquer processo de pesquisa pois nos aproxima dos processos e procedimentos que a formam, sendo assim, é interessante para a compreensão de um processo interdisciplinar devido a sua capacidade de evidenciar a articulação de conhecimentos e experiências ao longo do tempo, reconhecendo-o como fundamental para a autonomia do artista. Portanto, trabalha-se com o equilíbrio entre a pesquisa conceitual, a experimentação em ateliê e a análise de registros colhidos durante o processo de criação. A partir desse percurso, entende-se que as linguagens das artes visuais, do circo e da dança são recursos criativos para o processo da artista, sendo a organização dessas informações competente ao movimento criador. Imagem, coreografia, narrativa e dramaturgia foram conceitos em comum encontrados nessas linguagens que corroboram para a produção intermidiática, uma vez que estabelecem pontos de contato entre elas e possibilitam a confluência. Como resposta a atuação desses elementos no processo criativo, chega-se à ideia de dramaturgia da imagem como possível amálgama da produção estudada.
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spelling Seven with one stroke: processo criativo entre artes visuais, circo e dançaSeven with one stroke: creative process between visual arts, circus and danceArteCircoArte e dançaPerformance (Arte)Seven With One Stroke é uma pesquisa que se baseia no processo criativo da artista Ivana Martins Andrade durante a criação de sua obra audiovisual Seven With One Stroke em conjunto com o artista Thomas Grahndin, para compreender como os universos das artes visuais, com foco em performance e vídeo, e das artes cênicas, dança e circo contemporâneos, se articulam no contexto de criação intermidiático de uma trajetória interdisciplinar, e se através da continuidade do movimento criativo o encontro entre estas linguagens atingiria o seu maior potencial. Esta pesquisa é de interesse para as áreas de estudos interdisciplinares e intermidiáticos relativos a estudos da performance, do corpo e do audiovisual que se desenvolvam em torno dos conhecimentos de arte e Mídia e processos híbridos. Tem como objetivo levantar a reflexão sobre os processos e procedimentos artísticos que engrenam o diálogo entre as linguagens citadas, no contexto de continuidade do movimento criador, tendo como objetivos o levantamento das características e semelhanças entre as linguagens do circo, da dança, da performance e do vídeo, o uso do conceito de “Potencial Performático” criado por Rosangela Leote para posicionar a influência performática no trabalho, o estudo do processo criativo através da Crítica Genética e a compreensão de elementos da trajetória e do processo da artista que contribuem para a identidade de sua obra. Seven With One Stroke propõe uma abordagem teórico-prática para a condução do estudo de caso, focalizando na simultaneidade entre estudos e procedimentos em sintonia com as demandas do movimento criador. A escolha pelo processo criativo como bússola parte da defesa de que este é a base para a compreensão de todo e qualquer processo de pesquisa pois nos aproxima dos processos e procedimentos que a formam, sendo assim, é interessante para a compreensão de um processo interdisciplinar devido a sua capacidade de evidenciar a articulação de conhecimentos e experiências ao longo do tempo, reconhecendo-o como fundamental para a autonomia do artista. Portanto, trabalha-se com o equilíbrio entre a pesquisa conceitual, a experimentação em ateliê e a análise de registros colhidos durante o processo de criação. A partir desse percurso, entende-se que as linguagens das artes visuais, do circo e da dança são recursos criativos para o processo da artista, sendo a organização dessas informações competente ao movimento criador. Imagem, coreografia, narrativa e dramaturgia foram conceitos em comum encontrados nessas linguagens que corroboram para a produção intermidiática, uma vez que estabelecem pontos de contato entre elas e possibilitam a confluência. Como resposta a atuação desses elementos no processo criativo, chega-se à ideia de dramaturgia da imagem como possível amálgama da produção estudada.Seven With one Stroke is a research that is based on the creative process of the artist Ivana Martins Andrade during the creation of her audiovisual work Seven With One Stroke together with the artist Thomas Grahndin, and is aiming to create an understanding of how the universes of the visual arts ,focusing on performance and video, and the performing arts (contemporary dance and circus) are articulated in the context of an intermedial creation of an interdisciplinary trajectory, and is investigating whether, through the continuity of the creative movement, the encounter between these languages would reach its maximum potential. This research is of interest to areas of interdisciplinary and intermedial studies related to performance, body and audiovisual studies that develop around the knowledge of art, media and hybrid processes. As a general goal, it aims to raise a reflection on the artistic processes and procedures that impel the dialogue between the mentioned languages in the context of continuity of the creative movement, having the specific objectives of surveying the characteristics and similarities between the languages of circus, dance, performance arts and video, using the concept of “Performative Potential” created by Rosangela Leote to position the performative influence in the work, studying the creative process through Genetic Criticism and understanding the elements of the author's trajectory and process that contribute to the identity of her work. Seven With one Stroke proposes a theoretical-practical approach to conduct this case study, focusing on the simultaneity between studies and procedures in tune with the demands of the creative movement. The choice for the creative process as a compass starts from the defence that that is the basis for understanding any and all research processes, as it brings us closer to the processes and procedures that form it, thus, it is interesting for the understanding of an interdisciplinary process due to its ability to highlight the articulation of knowledge and experiences over time, recognizing it as fundamental for the artist's autonomy. Therefore, we work with a balance between conceptual research, experimentation in the studio and the analysis of records collected during the creative process. From this path, it is understood that the languages of visual arts, circus and dance are creative resources for the author's process, and the organization of this information is an attribute of the creative movement. During this research process, Image, choreography, narrative, and dramaturgy were found to be concepts that these languages all have in common that corroborate for intermedia production, since they establish points of contact between them and enable their confluence. As a response to the performance of these elements in the creative process, this work arrives at the idea of dramaturgy of the image as a possible amalgam of the studied art production.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangela da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Ivana Martins [UNESP]2023-01-17T17:18:47Z2023-01-17T17:18:47Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:15:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238774Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:19.969265Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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