Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121324
Resumo: According to the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN), the teaching of astronomy must provide subjects to the teaching/learning processes of basic education, acquisition of skills and competencies in order to form a critical, reflective and conscious citizen. Several surveys on teaching astronomy show that some changes need to be made in educational, aiming to provide to participants (students and teachers) of the teaching/learning real and significant conditions of knowledge aiming to astronomy. Thus, by prior construction, implementation and evaluation, of a course on astronomy, thought and implemented by the author in a public school in elementary school and high school in a town in São Paulo state, aimed to this work: know the challenges that teachers face in teaching Astronomy and identify possible contributions in formative processes of these teachers in service. So, the study revealed that teachers have many difficulties to teach the concepts of astronomy because of the deficit in their formations, both in specific and pedagogical knowledge that was the main problem pointed out by them. In view of this, it was possible to say here that the lack of specific knowledge about astronomy and pedagogical knowledge of how to teach this area are two hotspots in the dynamics of these school teachers who have the challenge of teach an area that really do not know
id UNSP_d820bf3f93399166f850a0af77316789
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121324
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professoresProfessores - FormaçãoCiencia - Estudo e ensinoEnsino primárioEnsino de primeiro grauAstronomia - Estudo e ensinoAccording to the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN), the teaching of astronomy must provide subjects to the teaching/learning processes of basic education, acquisition of skills and competencies in order to form a critical, reflective and conscious citizen. Several surveys on teaching astronomy show that some changes need to be made in educational, aiming to provide to participants (students and teachers) of the teaching/learning real and significant conditions of knowledge aiming to astronomy. Thus, by prior construction, implementation and evaluation, of a course on astronomy, thought and implemented by the author in a public school in elementary school and high school in a town in São Paulo state, aimed to this work: know the challenges that teachers face in teaching Astronomy and identify possible contributions in formative processes of these teachers in service. So, the study revealed that teachers have many difficulties to teach the concepts of astronomy because of the deficit in their formations, both in specific and pedagogical knowledge that was the main problem pointed out by them. In view of this, it was possible to say here that the lack of specific knowledge about astronomy and pedagogical knowledge of how to teach this area are two hotspots in the dynamics of these school teachers who have the challenge of teach an area that really do not knowSegundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino da Astronomia deve propiciar, aos sujeitos dos processos de ensino/aprendizagem da educação básica, a aquisição de habilidade e competências, no intuito de formar um cidadão crítico, reflexivo e consciente. Pesquisas realizadas nesta área mostram que algumas modificações necessitam ser realizadas no âmbito educacional, visando propiciar aos sujeitos (alunos e professores) dos processos de ensino/aprendizagem condições reais e significativas de construção dos conhecimentos específicos e pedagógicos pertinentes a Astronomia. Deste modo, por meio da construção, implementação e avaliação, prévia, de um curso sobre Astronomia, pensado e executado pelo autor, em uma escola pública de Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, objetivou-se nesse trabalho: conhecer os desafios que os professores da escola enfrentam ao ensinarem Astronomia e apontar possíveis contribuições nos processos formativos destes professores em serviço. Assim, o trabalho revelou que os professores têm muitas dificuldades para ensinarem os conceitos da Astronomia, sendo que o déficit em suas formações, tanto em conhecimentos específicos quanto em conhecimentos pedagógicos nessa área do saber, foi o principal problema apontado por eles. Em vista disso, foi possível afirmar aqui, que a falta de conhecimentos específicos sobre Astronomia e de conhecimentos pedagógicos de como ensinar essa área são dois pontos nevrálgicos na dinâmica escolar desses professores que tem o desafio de ensinar uma área que efetivamente não conhecemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]Costa, Roberto Dell'Aglio Dias da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]2015-03-23T15:29:04Z2015-03-23T15:29:04Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis200 f.application/pdfSIMÓ, Kauê Dalla Vecchia. Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores. 2012. 200 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/121324000713482simo_kdv_tcc_rcla.pdf9683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:24:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121324Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:49.069819Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
title Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
spellingShingle Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]
Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino
Ensino primário
Ensino de primeiro grau
Astronomia - Estudo e ensino
title_short Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
title_full Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
title_fullStr Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
title_full_unstemmed Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
title_sort Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores
author Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]
author_facet Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
Costa, Roberto Dell'Aglio Dias da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Simó, Kauê Dalla Vecchia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino
Ensino primário
Ensino de primeiro grau
Astronomia - Estudo e ensino
topic Professores - Formação
Ciencia - Estudo e ensino
Ensino primário
Ensino de primeiro grau
Astronomia - Estudo e ensino
description According to the Brazilian National Curriculum Parameters (PCN), the teaching of astronomy must provide subjects to the teaching/learning processes of basic education, acquisition of skills and competencies in order to form a critical, reflective and conscious citizen. Several surveys on teaching astronomy show that some changes need to be made in educational, aiming to provide to participants (students and teachers) of the teaching/learning real and significant conditions of knowledge aiming to astronomy. Thus, by prior construction, implementation and evaluation, of a course on astronomy, thought and implemented by the author in a public school in elementary school and high school in a town in São Paulo state, aimed to this work: know the challenges that teachers face in teaching Astronomy and identify possible contributions in formative processes of these teachers in service. So, the study revealed that teachers have many difficulties to teach the concepts of astronomy because of the deficit in their formations, both in specific and pedagogical knowledge that was the main problem pointed out by them. In view of this, it was possible to say here that the lack of specific knowledge about astronomy and pedagogical knowledge of how to teach this area are two hotspots in the dynamics of these school teachers who have the challenge of teach an area that really do not know
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:29:04Z
2015-03-23T15:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÓ, Kauê Dalla Vecchia. Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores. 2012. 200 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/121324
000713482
simo_kdv_tcc_rcla.pdf
9683880235696496
identifier_str_mv SIMÓ, Kauê Dalla Vecchia. Inserção do ensino de astronomia como componente importante para a formação continuada de professores. 2012. 200 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
000713482
simo_kdv_tcc_rcla.pdf
9683880235696496
url http://hdl.handle.net/11449/121324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129431588306944