Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90902
Resumo: Conceituar fenômenos estudados em sala de aula aparentemente é um tema simples, mas afirmar que foi reconhecido ou se foram estabelecidas relações deste fenômeno com o sujeito que o vivencia, é a principal discussão que apresenta esta pesquisa. Visamos examinar as possibilidades e contribuições de uma Metodologia de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento e desenvolvimento do processo de compreensão de fenômenos da natureza. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no desenvolvimento da metodologia sobre o tema “Efeito Estufa”, que foi realizada junto a alunos/as de 1ª série do Ensino Médio. O modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento: perceber/relacionar/conhecer, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos leva refletir a complexidade da aprendizagem humana.
id UNSP_d857762226c34779efff3100d261904b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90902
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufaEducaçãoEfeito estufa (Atmosfera)Ensino médioGreenhouse effectMultidisciplinarityConceituar fenômenos estudados em sala de aula aparentemente é um tema simples, mas afirmar que foi reconhecido ou se foram estabelecidas relações deste fenômeno com o sujeito que o vivencia, é a principal discussão que apresenta esta pesquisa. Visamos examinar as possibilidades e contribuições de uma Metodologia de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento e desenvolvimento do processo de compreensão de fenômenos da natureza. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no desenvolvimento da metodologia sobre o tema “Efeito Estufa”, que foi realizada junto a alunos/as de 1ª série do Ensino Médio. O modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento: perceber/relacionar/conhecer, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos leva refletir a complexidade da aprendizagem humana.Conceptualizing phenomena in the class room is apparently a simple matter, but the assertion on whether its acknowledgement occurs and whether the relationships established between the phenomenon and the subject who experiences it takes place – this is the main discussion of this research. Here we aim to examine the possibilities and contributions of a Teaching Methodology as an auxiliary tool in planning and developing the process of understanding nature phenomena. Thus, the tools used in methodology development using the theme “Greenhouse Effect” performed with first grade students of highschool level are described. The proposed model aims to establish pedagogical paths conceived from successive trinities that benchmark knowledge evolution: perception/relationship/knowledge, from a multidisciplinary perspective. Result evaluation from the analysis of written material produced by the students throughout the process invite us to reflect about the complexity of the human learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2005-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 f.application/pdfTYCHANOWICZ, Silmara Denise. Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa. 2005. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90902000589904tychanowicz_sd_me_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:18:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90902Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:18:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
title Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
spellingShingle Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]
Educação
Efeito estufa (Atmosfera)
Ensino médio
Greenhouse effect
Multidisciplinarity
title_short Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
title_full Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
title_fullStr Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
title_full_unstemmed Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
title_sort Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa
author Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]
author_facet Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tychanowicz, Silmara Denise [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito estufa (Atmosfera)
Ensino médio
Greenhouse effect
Multidisciplinarity
topic Educação
Efeito estufa (Atmosfera)
Ensino médio
Greenhouse effect
Multidisciplinarity
description Conceituar fenômenos estudados em sala de aula aparentemente é um tema simples, mas afirmar que foi reconhecido ou se foram estabelecidas relações deste fenômeno com o sujeito que o vivencia, é a principal discussão que apresenta esta pesquisa. Visamos examinar as possibilidades e contribuições de uma Metodologia de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento e desenvolvimento do processo de compreensão de fenômenos da natureza. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no desenvolvimento da metodologia sobre o tema “Efeito Estufa”, que foi realizada junto a alunos/as de 1ª série do Ensino Médio. O modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento: perceber/relacionar/conhecer, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos leva refletir a complexidade da aprendizagem humana.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-29
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TYCHANOWICZ, Silmara Denise. Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa. 2005. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90902
000589904
tychanowicz_sd_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv TYCHANOWICZ, Silmara Denise. Ensino médio e interdisciplinaridade: um estudo sobre o conceito de efeito estufa. 2005. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.
000589904
tychanowicz_sd_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/90902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046783954190336