Entre literatura e música: as novelas musicais de Balzac

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fernando Henrique Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180230
Resumo: Esse trabalho pretende fazer uma análise dos textos conhecidos como “novelas musicais” de Honoré de Balzac (1799-1850): Sarrasine (1830), Gambara (1837) e Massimila Doni (1839) e compreender sua importância como textos que trabalham com a relação entre a literatura e música. Na primeira parte, fazemos um estudo da situação sócio-cultural da produção das novelas musicais, primeiramente apresentando um panorama geral sobre a ópera e sua história, baseada nos artigos de Ortolan (2011) e Salles (2016). Depois nos aprofundamos no contexto de produção das novelas musicais, envolvendo diversos acontecimentos e pensamentos sobre arte e que influenciaram na produção das novelas musicais, como as ideias de Hoffmann, Strunz, Schlesinger, Rossini, Meyerbeer e Beethoven, e a questão da rivalidade entre as óperas alemã e italiana. Também tratamos da definição dos textos como novelas, baseada nos estudos de Oliveira (2010) e Moisés (2000). Discutimos também sobre a intertextualidade e intermidialidade das novelas musicais com base nos estudos de Genette (1982) e Clüver (2006), fazendo considerações acerca das novelas musicais, da relação de espelhamento entre Massimilla Doni e Gambara, além da ambiguidade relegada aos castrati na obra Sarrasine, e também sobre o conflito entre ideal e real nas novelas musicais. Também iremos nos basear nas ideias de Abratte e Parker (2015), para tratar das palavras na ópera, e nas ideias de Hamilton (2013) para o problema da representação da música na literatura. Por fim iremos nos basear na definição de fantástico de Todorov para apontar como as novelas musicais podem ser enquadradas na classificação de fantástico Hoffmanniano, e de como é construída essa ambientação fantástica.
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Depois nos aprofundamos no contexto de produção das novelas musicais, envolvendo diversos acontecimentos e pensamentos sobre arte e que influenciaram na produção das novelas musicais, como as ideias de Hoffmann, Strunz, Schlesinger, Rossini, Meyerbeer e Beethoven, e a questão da rivalidade entre as óperas alemã e italiana. Também tratamos da definição dos textos como novelas, baseada nos estudos de Oliveira (2010) e Moisés (2000). Discutimos também sobre a intertextualidade e intermidialidade das novelas musicais com base nos estudos de Genette (1982) e Clüver (2006), fazendo considerações acerca das novelas musicais, da relação de espelhamento entre Massimilla Doni e Gambara, além da ambiguidade relegada aos castrati na obra Sarrasine, e também sobre o conflito entre ideal e real nas novelas musicais. Também iremos nos basear nas ideias de Abratte e Parker (2015), para tratar das palavras na ópera, e nas ideias de Hamilton (2013) para o problema da representação da música na literatura. Por fim iremos nos basear na definição de fantástico de Todorov para apontar como as novelas musicais podem ser enquadradas na classificação de fantástico Hoffmanniano, e de como é construída essa ambientação fantástica.Ce travail a pour objectif d'analyser les nouvelles musicales d’Honoré de Balzac (1799-1850): Sarrasine (1830), Gambara (1837) et Massimilla Doni (1839) et d’insister sur l’importance en tant que textes qui établissent un dialogue entre la littérature et la musique. Dans la première partie de ce travail, nous étudions la situation socioculturelle de la production des nouvelles musicales en présentant d'abord un panorama général de l'opéra et de son histoire à partir des articles d'Ortolan (2011) et de Salles (2016). Nous explorons, ensuite, le contexte de la production des nouvelles musicales et des pensées et événements artistiques qui ont influencé leur production musicale : l’oeuvre de Hoffmann, celle de Strunz, Schlesinger, Rossini, Meyerbeer et Beethoven, ainsi que la rivalité entre les opéras allemands et italiens. Nous considérons ces textes de Balzac des nouvelles, à partir des idées de Oliveira (2010) et de Moisés (2000). Nous discutons également l'intertextualité et l'intermidialité des nouvelles musicales basés sur les études de Genette (1982) et Clüver (2006), en abordant des considérations sur les nouvelles musicales, la relation en miroir entre Massimila Doni et Gambara, ainsi que l'ambiguïté reléguée aux castrati dans l'oeuvre Sarrasine. Le conflit entre idéal et réel sera aussi objet d’analyse et nous nous appuierons pour autant sur les idées d'Abratte et Parker (2015) et de Hamilton(2013) (concernant le problème de la représentation de la musique dans la littérature). Finalement, nous nous remettrons à la définition de Todorov en ce qui concerne les théories sur le fantastique et sa construction chez Balzac.This work intends to analyze the texts known as "musical long short stories" by Honoré de Balzac (1799-1850): Sarrasine (1830), Gambara (1837) and Massimila Doni (1839 also understand their importance as texts that work with the connection between literature and music. In the first part, we study the socio-cultural situation of the production of musical long-short-stories, first presenting a general panorama about the opera and its history, based on articles by Ortolan (2011) and Salles (2016). We then delved into the context of the production of musical novels, involving the various artistic thoughts and events that influenced the production of musical novels, such as Hoffmann, Strunz, Schlesinger, Rossini, Meyerbeer and Beethoven, and the rivalry between German and Italian operas. We also deal with the definition of texts as long short stories, based on the studies of Oliveira (2010) and Moisés (2000). In addition, we discuss the intertextuality and intermidiality of musical novels based on the studies of Genette (1982) and Clüver (2006), making considerations about musical novels, the mirroring relationship between Massimila Doni and Gambara, as well as the ambiguity relegated to castrati in the work Sarrasine, and also on the conflict between ideal and real in musical novels. We will also rely on the ideas of Abratte and Parker (2015) to address the words in opera, and on Hamilton's ideas for the problem of the representation of music in literature. Finally, we will base ourselves on Todorov's definition of fantastic to point out how musical novels can be framed in the classification of Hoffmann’s fantastic, and how this fantastic setting is built.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Wimmer, Norma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Fernando Henrique Magalhães2018-12-13T17:07:11Z2018-12-13T17:07:11Z2018-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18023000091093633004153015P218286998952042870000-0002-0557-9539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:13:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:23:33.449196Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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