Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baron, Paola [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153738
Resumo: Nesta tese são analisadas as técnicas compositivas utilizadas por Luciano Berio e Flo Menezes e são comparadas suas respectivas concepções musicais, tentando demonstrar um comum embasamento dessas ideias no pensamento estruturalista. Para tanto, a primeira parte deste trabalho é dedicada a analisar as diversas proposições teóricas do estruturalismo com os argumentos de Claude Lévi-Strauss, Umberto Eco e Vladimir Propp. Seguimos com algumas ponderações de Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson e Roland Barthes sobre questões de linguística e, por fim, com conceitos da estética musical, presentes nas reflexões de Enrico Fubini, considerando também algumas das especulações elaboradas por Theodor Adorno, Robert Jauss, Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty. Na segunda parte, as formulações apresentadas são declinadas no universo conceitual de Berio e Menezes, evidenciando as perspectivas teóricas individuais dos dois compositores. Em seguida, são analisadas exaustivamente as duas obras para harpa solo escritas pelos dois autores: Sequenza II, de Berio, e …donde solo las plantas suenan…, de Menezes, com especial atenção ao processo genético e compositivo. Nessa etapa de análise e confronto, procuramos validar a hipótese de que a reelaboração peculiar e a aplicação subjacente de princípios filosóficos e musicais de matriz estruturalista resultam na presença do Belo nas obras dos dois compositores.
id UNSP_d8e250ffceeccd1e3f8177728b1cb8b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153738
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo MenezesAnalisi di una segreta simmetria: correspondences and pluralities in Luciano Berio and Flo MenezesLuciano BerioFlo MenezesBelezaHarpaEstruturalismoLuciano BerioFlo MenezesHarpStructuralismBeautyNesta tese são analisadas as técnicas compositivas utilizadas por Luciano Berio e Flo Menezes e são comparadas suas respectivas concepções musicais, tentando demonstrar um comum embasamento dessas ideias no pensamento estruturalista. Para tanto, a primeira parte deste trabalho é dedicada a analisar as diversas proposições teóricas do estruturalismo com os argumentos de Claude Lévi-Strauss, Umberto Eco e Vladimir Propp. Seguimos com algumas ponderações de Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson e Roland Barthes sobre questões de linguística e, por fim, com conceitos da estética musical, presentes nas reflexões de Enrico Fubini, considerando também algumas das especulações elaboradas por Theodor Adorno, Robert Jauss, Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty. Na segunda parte, as formulações apresentadas são declinadas no universo conceitual de Berio e Menezes, evidenciando as perspectivas teóricas individuais dos dois compositores. Em seguida, são analisadas exaustivamente as duas obras para harpa solo escritas pelos dois autores: Sequenza II, de Berio, e …donde solo las plantas suenan…, de Menezes, com especial atenção ao processo genético e compositivo. Nessa etapa de análise e confronto, procuramos validar a hipótese de que a reelaboração peculiar e a aplicação subjacente de princípios filosóficos e musicais de matriz estruturalista resultam na presença do Belo nas obras dos dois compositores.This research analyses the compositional techniques used by Luciano Berio and Flo Menezes, and compares their musical conceptions trying to demonstrate a common origin of these ideas in Structuralism. In order to reach this aim, the first part of this essay is dedicated to analyse the different theoretical propositions of the Structuralism based on the arguments of Claude Lévi-Strauss, Umberto Eco and Vladimir Propp. We then proceed with some considerations about Linguistics issues by Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson and Roland Barthes. Lastly, there is an elaboration of musical esthetics concepts, following Enrico Fubini’s perspective, and considering some of the contributions in this field by Theodor Adorno, Robert Jauss, Edmund Husserl and Maurice Merleau-Ponty. In the second part, these philosophical views are applied to Berio’s and Menezes’ conceptual universe, underlining the individual theoretical perspectives of the two composers. Then, we analyse the two compositions for harp solo written by the two authors: Sequenza II by Berio and …donde solo las plantas suenan…by Menezes, giving special attention to the genetic and compositional process. In this stage, we support the hypothesis that the implicit use of philosophical and musical structuralistic principles resulted in the presence of Beauty in the two composers’ pieces.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes Filho, Florivaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baron, Paola [UNESP]2018-04-25T20:08:47Z2018-04-25T20:08:47Z2018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15373800090066833004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:07:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:07:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
Analisi di una segreta simmetria: correspondences and pluralities in Luciano Berio and Flo Menezes
title Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
spellingShingle Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
Baron, Paola [UNESP]
Luciano Berio
Flo Menezes
Beleza
Harpa
Estruturalismo
Luciano Berio
Flo Menezes
Harp
Structuralism
Beauty
title_short Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
title_full Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
title_fullStr Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
title_full_unstemmed Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
title_sort Analisi di una segreta simmetria: correspondências e multiplicidades em Luciano Berio e Flo Menezes
author Baron, Paola [UNESP]
author_facet Baron, Paola [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes Filho, Florivaldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baron, Paola [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Luciano Berio
Flo Menezes
Beleza
Harpa
Estruturalismo
Luciano Berio
Flo Menezes
Harp
Structuralism
Beauty
topic Luciano Berio
Flo Menezes
Beleza
Harpa
Estruturalismo
Luciano Berio
Flo Menezes
Harp
Structuralism
Beauty
description Nesta tese são analisadas as técnicas compositivas utilizadas por Luciano Berio e Flo Menezes e são comparadas suas respectivas concepções musicais, tentando demonstrar um comum embasamento dessas ideias no pensamento estruturalista. Para tanto, a primeira parte deste trabalho é dedicada a analisar as diversas proposições teóricas do estruturalismo com os argumentos de Claude Lévi-Strauss, Umberto Eco e Vladimir Propp. Seguimos com algumas ponderações de Ferdinand de Saussure, Roman Jakobson e Roland Barthes sobre questões de linguística e, por fim, com conceitos da estética musical, presentes nas reflexões de Enrico Fubini, considerando também algumas das especulações elaboradas por Theodor Adorno, Robert Jauss, Edmund Husserl e Maurice Merleau-Ponty. Na segunda parte, as formulações apresentadas são declinadas no universo conceitual de Berio e Menezes, evidenciando as perspectivas teóricas individuais dos dois compositores. Em seguida, são analisadas exaustivamente as duas obras para harpa solo escritas pelos dois autores: Sequenza II, de Berio, e …donde solo las plantas suenan…, de Menezes, com especial atenção ao processo genético e compositivo. Nessa etapa de análise e confronto, procuramos validar a hipótese de que a reelaboração peculiar e a aplicação subjacente de princípios filosóficos e musicais de matriz estruturalista resultam na presença do Belo nas obras dos dois compositores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-25T20:08:47Z
2018-04-25T20:08:47Z
2018-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153738
000900668
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/153738
identifier_str_mv 000900668
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964484965498880