Afeto e desenvolvimento humano na educação infantil: um estudo a partir da produção de dissertações, teses e documentos legais brasileiros (1996 - 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Camila Godoy Paredes [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204806
Resumo: É possível observar nas últimas décadas o surgimento de diferentes perspectivas teóricas que evidenciam os processos afetivos e suas implicações para o desenvolvimento da inteligência e personalidade do sujeito em várias etapas da Educação Básica e do Ensino Superior em diversas modalidades. A pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília (SP), apresenta como objetivo geral identificar, analisar e discutir pressupostos teóricos-científicos produzidos na forma de dissertações e teses publicadas no período de 1996 a 2018, que relacionam processos afetivos com as possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil e como objetivo específico identificar, analisar e discutir pressupostos teóricos-científicos apontados pelos documentos legais após a promulgação da Constituição Federal (BRASIL, 1988), que relacionam processos afetivos com as possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil. À luz da Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa, a partir da seleção de materiais bibliográficos que compõem o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a finalidade de compor a investigação sobre a pergunta: Os fundamentos teórico-científicos produzidos na forma de dissertações e teses, no período de 1996 a 2018, apresentam pressupostos que relacionam processos afetivos com possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil? Os resultados da análise apontam que os processos afetivos se entrelaçam à atividade da criança em todas as etapas do seu desenvolvimento, (re)afirmando a imprescindibilidade de superação da perspectiva dualista entre afeto e cognição. O aparato bibliográfico destaca a importância do trabalho pedagógico intencionalmente organizado para integrar a unidade afeto e cognição. Identificou-se a carência de pesquisas embasadas na Teoria Histórico-Cultural sobre a temática estudada, no entanto, todas indicam necessárias reflexões e compreensões a respeito das raízes teórico-filosóficas do afeto relacionadas ao complexo processo de formação humana na escola de Educação Infantil.
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A pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília (SP), apresenta como objetivo geral identificar, analisar e discutir pressupostos teóricos-científicos produzidos na forma de dissertações e teses publicadas no período de 1996 a 2018, que relacionam processos afetivos com as possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil e como objetivo específico identificar, analisar e discutir pressupostos teóricos-científicos apontados pelos documentos legais após a promulgação da Constituição Federal (BRASIL, 1988), que relacionam processos afetivos com as possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil. À luz da Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa, a partir da seleção de materiais bibliográficos que compõem o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a finalidade de compor a investigação sobre a pergunta: Os fundamentos teórico-científicos produzidos na forma de dissertações e teses, no período de 1996 a 2018, apresentam pressupostos que relacionam processos afetivos com possibilidades de práticas pedagógicas intencionalmente organizadas para o máximo desenvolvimento humano na Educação Infantil? Os resultados da análise apontam que os processos afetivos se entrelaçam à atividade da criança em todas as etapas do seu desenvolvimento, (re)afirmando a imprescindibilidade de superação da perspectiva dualista entre afeto e cognição. O aparato bibliográfico destaca a importância do trabalho pedagógico intencionalmente organizado para integrar a unidade afeto e cognição. Identificou-se a carência de pesquisas embasadas na Teoria Histórico-Cultural sobre a temática estudada, no entanto, todas indicam necessárias reflexões e compreensões a respeito das raízes teórico-filosóficas do afeto relacionadas ao complexo processo de formação humana na escola de Educação Infantil.It is possible to observe in the last decades the emergence of different theoretical perspectives that show the affective processes and their implications for the development of the individual's intelligence and personality in various stages of Basic Education and Higher Education in different modalities. The research developed at the master's level, in the Graduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences of UNESP, Marília (SP), has as general objective to identify, analyze and discuss theoretical-scientific assumptions produced in the form of dissertations and theses published from 1996 to 2018, which relate affective processes with the possibilities of pedagogical practices intentionally organized for maximum human development in Early Childhood Education and with the specific objective of identifying, analyzing and discussing theoretical and scientific assumptions pointed out by the legal documents after the promulgation of the Federal Constitution (BRASIL, 1988), which relate affective processes with the possibilities of pedagogical practices intentionally organized for maximum human development in Early Childhood Education. In the light of the Historical-Cultural Theory, the research was developed based on the qualitative approach, based on the selection of bibliographic materials that make up the database of the CAPES in order to compose the investigation about the question: The theoretical-scientific foundations produced in the form of dissertations and theses, from 1996 to 2018, present assumptions that relate affective processes with possibilities of pedagogical practices intentionally organized for maximum human development in Early Childhood Education? The results of the analysis show that the affective processes are intertwined with the child's activity at all stages of his development, affirming the indispensability of overcoming the dualistic perspective between affection and cognition. The bibliographic apparatus highlights the importance of pedagogical work intentionally organized to integrate the affection and cognition unit. The lack of research based on the Historical-Cultural Theory on the studied theme was identified, however, all indicate necessary reflections and understandings about the theoretical-philosophical roots of affection related to the complex human formation process in the Early Childhood school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pagani, Camila Godoy Paredes [UNESP]2021-05-27T18:36:10Z2021-05-27T18:36:10Z2021-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20480633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:06:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:06:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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