Projetos integrados de motricidade humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetto, Luiz Alberto [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Sa_de_e_Qualidade_de_Vida/Trabalho29.htm
http://hdl.handle.net/11449/148096
Resumo: Este projeto vem sendo desenvolvido há quatro anos, mas somente no ano de l998, recebeu o atual nome, em virtude dos vários sub-projetos terem sido agrupados sob o caráter de Integração, onde os estagiários atuam em mais de um e onde um tema está estreitamente ligado aos outros. São eles: 1- Ginástica e natação para portadores de asma brônquica; 2- Vivências em Biotonia; 3- Cursos de Massagem e Yoga para a comunidade interna e externa; 4- Sessões de Matro-ginástica em escolas; 5- Formação de equipes de Recreação Hospitalar; 6- Sessões de Relaxamento para grupos especiais; 7- Danças Circulares ao Pôr do Sol; 8- Assessorias, palestras e produção de equipamentos didáticos; e 9- Pista de Lazer e Saúde. Estes sub-projetos são desenvolvidos de março a dezembro, nas dependências do Departamento de Educação Física e nas Instituições que fazem parcerias com a UNESP alcançando em média 900 horas de carga horária. O Projeto foi assim apresentado para facilitar a desburocratização da Universidade, para aumentar as oportunidades de estágios curriculares, vitalizar as relações entre docência e pesquisa e oferecer aos membros da comunidade, serviços que a sociedade geralmente não contempla ou não tem interesse em contemplar. A fim de direcionar as suas metas, foram estabelecidos os seguintes objetivos: melhorar a condição de saúde de populações especiais, capacitar recursos humanos para atendimentos pedagógico-terapêuticos especializados e valorizar o aspecto cooperativo das vivências motoras. O Projeto busca atender a seguinte clientela: alunos; professores e funcionários do câmpus; crianças e jovens da comunidade externa; portadores de deficiências posturais e atitudinais, respiratórias, coordenativas, de consciência corporal e hipocinéticas. Apresenta articulações com o ensino e a pesquisa através da aplicação de estratégias relacionadas às disciplinas: Biotonia; Educação Física Adaptada; Atividades Lúdicas, Rítmicas e Expressivas; Atividades Físicas e Exercícios Básicos; Natação e Ginástica. O estudo do Homem em Movimento, da Corporeidade e da Qualidade de Vida, determinam o contexto porquê, onde, como, quando e quanto o Projeto é desenvolvido. O fato de atuarmos com uma clientela diversificada, cria uma situação bastante complexa, exigindo do Coordenador, dos colaboradores e dos estagiários, uma atualização constante. A grande demanda dos participantes torna ,às vezes, os locais, pequenos para tanto uso. Os professores colaboradores e os estagiários que atuam no ou desenvolvem os sub-projetos enunciados, aproveitam a oportunidade para transformá-los em Dissertações de Mestrado, Monografias de Especialização e Trabalhos de Formatura. O Projeto é implementado através de Grupos de Estudo, Grupos de Vivências Aulas de Ginástica, Aulas de Natação, Preparação de Equipes de Intervenção, Aulas Demonstrativas, Cursos de Atualização, Assessorias e Produção de Equipamentos Didáticos. Esta implementação depende basicamente da presença dos alunos estagiários que se dedicam aos sub-projetos somente fora dos horários das aulas regulares. Como os horários mudam de semestre para semestre, a troca de estagiários é bastante grande. Dentro de uma perspectiva aproximada e resumida de previsão almejamos com o Projeto: um aumento de oportunidades de práticas didáticas para os alunos, visando seu futuro mercado de trabalho e um aumento de ofertas de vivências motoras lúdicas, expressivas, ginásticas e terapêuticas para a comunidade interna e externa. O Projetos têm propiciado intervenções pedagógico-terapêuticas diretas com uma clientela deversificada, onde alunos e colaboradores refletem sobre a importância da relação entre individualidade/pluralidade e operacionalizam a idéia de uma Cultura Corporal com dimensões Holísticas, Transdisciplinares e Transpessoais. A sociedade é beneficiada porque recebe um atendimento ligado à educação. à saúde e ao lazer, nem sempre oferecido fora do câmpus e a Universidade cumpre seu papel de produtora de cultura e guardiã de valores significativos que hominizam e humanizam o HOMEM.
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O Projeto foi assim apresentado para facilitar a desburocratização da Universidade, para aumentar as oportunidades de estágios curriculares, vitalizar as relações entre docência e pesquisa e oferecer aos membros da comunidade, serviços que a sociedade geralmente não contempla ou não tem interesse em contemplar. A fim de direcionar as suas metas, foram estabelecidos os seguintes objetivos: melhorar a condição de saúde de populações especiais, capacitar recursos humanos para atendimentos pedagógico-terapêuticos especializados e valorizar o aspecto cooperativo das vivências motoras. O Projeto busca atender a seguinte clientela: alunos; professores e funcionários do câmpus; crianças e jovens da comunidade externa; portadores de deficiências posturais e atitudinais, respiratórias, coordenativas, de consciência corporal e hipocinéticas. 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O Projeto é implementado através de Grupos de Estudo, Grupos de Vivências Aulas de Ginástica, Aulas de Natação, Preparação de Equipes de Intervenção, Aulas Demonstrativas, Cursos de Atualização, Assessorias e Produção de Equipamentos Didáticos. Esta implementação depende basicamente da presença dos alunos estagiários que se dedicam aos sub-projetos somente fora dos horários das aulas regulares. Como os horários mudam de semestre para semestre, a troca de estagiários é bastante grande. Dentro de uma perspectiva aproximada e resumida de previsão almejamos com o Projeto: um aumento de oportunidades de práticas didáticas para os alunos, visando seu futuro mercado de trabalho e um aumento de ofertas de vivências motoras lúdicas, expressivas, ginásticas e terapêuticas para a comunidade interna e externa. O Projetos têm propiciado intervenções pedagógico-terapêuticas diretas com uma clientela deversificada, onde alunos e colaboradores refletem sobre a importância da relação entre individualidade/pluralidade e operacionalizam a idéia de uma Cultura Corporal com dimensões Holísticas, Transdisciplinares e Transpessoais. 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