Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214274 |
Resumo: | Partindo da ideia geral sobre a analogia entre humano-máquina e sua interação, assunto presente nos debates sobre a relação mente/corpo, no desenvolvimento da Ciência cognitiva e, mais recentemente, no campo da ciência de dados com o advento dos Big Data. A presente pesquisa partindo da elaboração cartesiana sobre a relação mente/corpo, bem como o posterior debate na área da Filosofia da mente e da Ciência cognitiva, visa investigar de que modo os Big Data podem auxiliar na compreensão dos fenômenos Consciência e Intencionalidade e as possíveis implicações envolvidas. Segundo alguns posicionamentos dualistas contemporâneos, o fenômeno da Consciência e, por conseguinte, da Intencionalidade seriam incapazes de serem reduzidos ao seu substrato físico, uma vez destacado seu aspecto fenomênico evidenciando uma espécie de lacuna explicativa. Por outro lado, alguns posicionamentos funcionalistas tendem a encarar essa forma de distinção entre os aspectos fenomênicos e psicológicos da Consciência e da Intencionalidade enquanto obstáculos à compreensão científica destes fenômenos. Desse modo, será intentado investigar duas hipóteses principais: 1) Se o aspecto fenomênico da Consciência e da Intencionalidade é verdadeiro e se configura como um hard problem, então os Big Data não possuem potencial para auxiliar em sua investigação. Caso contrário, sua investigação pode ser aprimorada com sua aplicação. 2) No caso dos Big Data auxiliarem na compreensão destes fenômenos, quais seriam os possíveis impactos na manipulação/influência aos usuários? Para tanto, será empregada a abordagem da Competição de Marcadores Semânticos (CMS) de Paul Thagard com a finalidade de analisar e investigar as hipóteses destacadas, evidenciando a importância das moléculas que compõem a dinâmica bioquímica do cérebro, bem como o relevante papel desempenhado pela cognição e pelas emoções em meio à emergência de processos conscientes e intencionais. |
id |
UNSP_d95c5e98f7ecaed35ebed9ae89983626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214274 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul ThagardConsciousness and intentionality in the era of big data: Paul Thagard's theory of competition from semantic pointersCiência cognitivaFilosofia da menteConsciênciaIntencionalidadeBig dataCognitive sciencePhilosophy of mindConsciousnessIntentionalityPartindo da ideia geral sobre a analogia entre humano-máquina e sua interação, assunto presente nos debates sobre a relação mente/corpo, no desenvolvimento da Ciência cognitiva e, mais recentemente, no campo da ciência de dados com o advento dos Big Data. A presente pesquisa partindo da elaboração cartesiana sobre a relação mente/corpo, bem como o posterior debate na área da Filosofia da mente e da Ciência cognitiva, visa investigar de que modo os Big Data podem auxiliar na compreensão dos fenômenos Consciência e Intencionalidade e as possíveis implicações envolvidas. Segundo alguns posicionamentos dualistas contemporâneos, o fenômeno da Consciência e, por conseguinte, da Intencionalidade seriam incapazes de serem reduzidos ao seu substrato físico, uma vez destacado seu aspecto fenomênico evidenciando uma espécie de lacuna explicativa. Por outro lado, alguns posicionamentos funcionalistas tendem a encarar essa forma de distinção entre os aspectos fenomênicos e psicológicos da Consciência e da Intencionalidade enquanto obstáculos à compreensão científica destes fenômenos. Desse modo, será intentado investigar duas hipóteses principais: 1) Se o aspecto fenomênico da Consciência e da Intencionalidade é verdadeiro e se configura como um hard problem, então os Big Data não possuem potencial para auxiliar em sua investigação. Caso contrário, sua investigação pode ser aprimorada com sua aplicação. 2) No caso dos Big Data auxiliarem na compreensão destes fenômenos, quais seriam os possíveis impactos na manipulação/influência aos usuários? Para tanto, será empregada a abordagem da Competição de Marcadores Semânticos (CMS) de Paul Thagard com a finalidade de analisar e investigar as hipóteses destacadas, evidenciando a importância das moléculas que compõem a dinâmica bioquímica do cérebro, bem como o relevante papel desempenhado pela cognição e pelas emoções em meio à emergência de processos conscientes e intencionais.Starting from the general idea about the analogy between human-machine and its interaction, a subject present in debates about the mind/body relationship, in the development of cognitive science and more recently in the field of data science with the advent of Big Data. This research starting from the Cartesian elaboration on the mind/body relationship, as well as the subsequent debate in the area of Philosophy of Mind and Cognitive Science, aims to investigate how Big Data can help to understand the phenomena of Consciousness and Intentionality and the possible implications involved. According to some contemporary dualist positions the phenomenon of Consciousness and, therefore, of Intentionality would be incapable of being reduced to its physical substrate, once it’s phenomenal aspect is highlighted, evidencing a kind of explanatory gap. On the other hand, some functionalist positions tend to view this form of distinction between the phenomenal and psychological aspects of Consciousness and Intentionality as obstacles to the scientific understanding of these phenomena. Thus, it will be intended to investigate two main hypotheses: 1) If the phenomenal aspect of Consciousness and Intentionality is true and configures itself as a hard problem, then Big Data has no potential to assist in your investigation. Otherwise, your investigation can be improved with your application. 2) In the case of Big Data helping to understand these phenomena, what would be the possible impacts on manipulation/influence on users? Therefore, the Semantic Pointers Competition (SPC) approach of Paul Thagard will be used in order to analyze and investigate the highlighted hypotheses, highlighting the importance of the molecules that make up the biochemical dynamics of the brain, as well as the relevant role played by cognition and by emotions amid the emergence of conscious and intentional processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/09775-1CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coelho, Jonas Gonçalves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Leonardo Francisco Costa de2021-09-01T01:28:20Z2021-09-01T01:28:20Z2021-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21427433004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:50:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard Consciousness and intentionality in the era of big data: Paul Thagard's theory of competition from semantic pointers |
title |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
spellingShingle |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard Andrade, Leonardo Francisco Costa de Ciência cognitiva Filosofia da mente Consciência Intencionalidade Big data Cognitive science Philosophy of mind Consciousness Intentionality |
title_short |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
title_full |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
title_fullStr |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
title_full_unstemmed |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
title_sort |
Consciência e intencionalidade na era dos big data: a teoria da competição dos marcadores semânticos de Paul Thagard |
author |
Andrade, Leonardo Francisco Costa de |
author_facet |
Andrade, Leonardo Francisco Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Jonas Gonçalves [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Leonardo Francisco Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência cognitiva Filosofia da mente Consciência Intencionalidade Big data Cognitive science Philosophy of mind Consciousness Intentionality |
topic |
Ciência cognitiva Filosofia da mente Consciência Intencionalidade Big data Cognitive science Philosophy of mind Consciousness Intentionality |
description |
Partindo da ideia geral sobre a analogia entre humano-máquina e sua interação, assunto presente nos debates sobre a relação mente/corpo, no desenvolvimento da Ciência cognitiva e, mais recentemente, no campo da ciência de dados com o advento dos Big Data. A presente pesquisa partindo da elaboração cartesiana sobre a relação mente/corpo, bem como o posterior debate na área da Filosofia da mente e da Ciência cognitiva, visa investigar de que modo os Big Data podem auxiliar na compreensão dos fenômenos Consciência e Intencionalidade e as possíveis implicações envolvidas. Segundo alguns posicionamentos dualistas contemporâneos, o fenômeno da Consciência e, por conseguinte, da Intencionalidade seriam incapazes de serem reduzidos ao seu substrato físico, uma vez destacado seu aspecto fenomênico evidenciando uma espécie de lacuna explicativa. Por outro lado, alguns posicionamentos funcionalistas tendem a encarar essa forma de distinção entre os aspectos fenomênicos e psicológicos da Consciência e da Intencionalidade enquanto obstáculos à compreensão científica destes fenômenos. Desse modo, será intentado investigar duas hipóteses principais: 1) Se o aspecto fenomênico da Consciência e da Intencionalidade é verdadeiro e se configura como um hard problem, então os Big Data não possuem potencial para auxiliar em sua investigação. Caso contrário, sua investigação pode ser aprimorada com sua aplicação. 2) No caso dos Big Data auxiliarem na compreensão destes fenômenos, quais seriam os possíveis impactos na manipulação/influência aos usuários? Para tanto, será empregada a abordagem da Competição de Marcadores Semânticos (CMS) de Paul Thagard com a finalidade de analisar e investigar as hipóteses destacadas, evidenciando a importância das moléculas que compõem a dinâmica bioquímica do cérebro, bem como o relevante papel desempenhado pela cognição e pelas emoções em meio à emergência de processos conscientes e intencionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01T01:28:20Z 2021-09-01T01:28:20Z 2021-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214274 33004110041P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214274 |
identifier_str_mv |
33004110041P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128183639212032 |