Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suficier, Darbi Masson [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151943
Resumo: A presente pesquisa analisa o percurso biográfico de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a sua atuação profissional enquanto prática, na acepção bourdieuniana. Trata-se de uma pesquisa sociológica empírica de tipo qualitativo e não amostral, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semidiretivas. O trabalho possui um duplo enfoque: os percursos biográficos e a atuação profissional dos entrevistados. No primeiro, os percursos biográficos são apresentados como retratos sociológicos, nos quais são destacados os percursos familiar, escolar, acadêmico e profissional, assim como as práticas culturais, de lazer e de socialização. O segundo enfoque é a prática dos professores analisada por meio de componentes básicos da atuação profissional, como a rotina e as relações sociais estabelecidas (pelo professor) na escola, bem como no relacionamento com os alunos; para isso são elencados aspectos da visão de mundo dos professores sobre as origens sociais, o comportamento, o desempenho e a avaliação dos alunos. Por meio dos procedimentos metodológicos e do corpus conceitual utilizado, compreende-se que a atuação profissional cotidiana dos professores entrevistados é permeada pela influência de seus percursos biográficos, tais como: o estabelecimento de padrões de atuação com base nos professores que teve ao longo de seu percurso enquanto aluno; a valorização da experiência profissional em detrimento da formação superior em Pedagogia. Ao se analisar a atuação dos professores entrevistados enquanto uma prática desvela-se o senso prático em muitas das ações cotidianas dos professores, assim como componentes da reflexividade.
id UNSP_d96229d3786a17e81bc9a29f2c52b1f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151943
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamentalPractical sense and reflexivity in the practice of four teachers of fundamental teachinGPráticaSenso práticoReflexividadePercursos biográficosProfessores dos anos iniciais do ensino fundamentalPractical senseReflexivityBiographic pathwayTeachers in the initial years of elementary schoolA presente pesquisa analisa o percurso biográfico de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a sua atuação profissional enquanto prática, na acepção bourdieuniana. Trata-se de uma pesquisa sociológica empírica de tipo qualitativo e não amostral, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semidiretivas. O trabalho possui um duplo enfoque: os percursos biográficos e a atuação profissional dos entrevistados. No primeiro, os percursos biográficos são apresentados como retratos sociológicos, nos quais são destacados os percursos familiar, escolar, acadêmico e profissional, assim como as práticas culturais, de lazer e de socialização. O segundo enfoque é a prática dos professores analisada por meio de componentes básicos da atuação profissional, como a rotina e as relações sociais estabelecidas (pelo professor) na escola, bem como no relacionamento com os alunos; para isso são elencados aspectos da visão de mundo dos professores sobre as origens sociais, o comportamento, o desempenho e a avaliação dos alunos. Por meio dos procedimentos metodológicos e do corpus conceitual utilizado, compreende-se que a atuação profissional cotidiana dos professores entrevistados é permeada pela influência de seus percursos biográficos, tais como: o estabelecimento de padrões de atuação com base nos professores que teve ao longo de seu percurso enquanto aluno; a valorização da experiência profissional em detrimento da formação superior em Pedagogia. Ao se analisar a atuação dos professores entrevistados enquanto uma prática desvela-se o senso prático em muitas das ações cotidianas dos professores, assim como componentes da reflexividade.The research analyzes the biographic pathway of four teachers lecturing in the initial years of elementary school and their professional performance with regard to practice in the Bourdieu's concept. This is an empirical sociological research, in which the collected data was done using semi-directive interviews. This piece focuses on two approaches: the biographic pathway and professional acting of the interviewees. In the first topic, the biographic pathway are presented as sociological portraits, in which the familiar, school, academic and professional pathway are highlighted as well as cultural, social and leisure practices. On the latter topic, the teacher's performance is analyzed using basic components of professional performance, such as routines and established social relations in the school, including the relationship with their students. To accomplish this, a few aspects are taken into consideration. His student's behavior, performance and evaluations and aspects of the teacher's view about social origins. Through methodological procedures and conceptual corpus, it is found that the interviewed teacher's everyday professional performance is permeated by the influence of their biografical routes, such as: the establishment of performance patterns based on the teachers and professors they had and the superior value given to professional experience in detriment to graduate education. Analyzing the performance of the interviewed teachers taking into account their practice, we discover a pratical sense in many of their everyday actions, ass well as the components of reflexivity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Suficier, Darbi Masson [UNESP]2017-10-23T16:17:24Z2017-10-23T16:17:24Z2017-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15194300089339633004030079P25851335209487224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:34:35.374343Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
Practical sense and reflexivity in the practice of four teachers of fundamental teachinG
title Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
spellingShingle Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
Suficier, Darbi Masson [UNESP]
Prática
Senso prático
Reflexividade
Percursos biográficos
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Practical sense
Reflexivity
Biographic pathway
Teachers in the initial years of elementary school
title_short Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
title_full Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
title_fullStr Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
title_sort Senso prático e reflexividade na prática de quatro professores do ensino fundamental
author Suficier, Darbi Masson [UNESP]
author_facet Suficier, Darbi Masson [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Suficier, Darbi Masson [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prática
Senso prático
Reflexividade
Percursos biográficos
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Practical sense
Reflexivity
Biographic pathway
Teachers in the initial years of elementary school
topic Prática
Senso prático
Reflexividade
Percursos biográficos
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Practical sense
Reflexivity
Biographic pathway
Teachers in the initial years of elementary school
description A presente pesquisa analisa o percurso biográfico de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a sua atuação profissional enquanto prática, na acepção bourdieuniana. Trata-se de uma pesquisa sociológica empírica de tipo qualitativo e não amostral, na qual a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semidiretivas. O trabalho possui um duplo enfoque: os percursos biográficos e a atuação profissional dos entrevistados. No primeiro, os percursos biográficos são apresentados como retratos sociológicos, nos quais são destacados os percursos familiar, escolar, acadêmico e profissional, assim como as práticas culturais, de lazer e de socialização. O segundo enfoque é a prática dos professores analisada por meio de componentes básicos da atuação profissional, como a rotina e as relações sociais estabelecidas (pelo professor) na escola, bem como no relacionamento com os alunos; para isso são elencados aspectos da visão de mundo dos professores sobre as origens sociais, o comportamento, o desempenho e a avaliação dos alunos. Por meio dos procedimentos metodológicos e do corpus conceitual utilizado, compreende-se que a atuação profissional cotidiana dos professores entrevistados é permeada pela influência de seus percursos biográficos, tais como: o estabelecimento de padrões de atuação com base nos professores que teve ao longo de seu percurso enquanto aluno; a valorização da experiência profissional em detrimento da formação superior em Pedagogia. Ao se analisar a atuação dos professores entrevistados enquanto uma prática desvela-se o senso prático em muitas das ações cotidianas dos professores, assim como componentes da reflexividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23T16:17:24Z
2017-10-23T16:17:24Z
2017-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151943
000893396
33004030079P2
5851335209487224
url http://hdl.handle.net/11449/151943
identifier_str_mv 000893396
33004030079P2
5851335209487224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129222018859008