Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amadio, Ligia [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192780
Resumo: O objetivo nuclear de nosso trabalho foi realizar a edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de autoria de Henrique Oswald. A tese consistiu na pesquisa e coleta (recencio), no exame e na classificação rigorosa dos manuscritos que contêm a obra em foco; cotejo (colatio) dos manuscritos, a fim de identificar os seus lugares-críticos e proceder à organização genealógica (estemática) dos testemunhos; finalmente, com base em todo o trabalho anteriormente realizado, estabelecer o texto crítico da obra em questão (emendatio). O trabalho resultou na edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald, nunca antes, aliás, editado criticamente. O capítulo 1 versa, compendiosamente, sobre os princípios fundamentais que articulam e orientam o trabalho ecdótico, isto é, o trabalho cujo objetivo é o estabelecimento crítico do texto de uma obra (literária, musical, etc); o capítulo 2 tece considerações históricas sobre o compositor e, mais especificamente, a respeito da obra da qual realizamos a edição crítica; o capítulo 3 descreve as fontes existentes ou conhecidas, sua classificação e como foram utilizadas; o capítulo 4 apresenta a introdução crítica e o método editorial usado; o capítulo 5 apresenta o aparato crítico resultante e o capítulo 6 expõe as notas textuais. A edição crítica foi anexada ao final da tese.
id UNSP_d9ab0fce3c0119dd1ad9b9f841bbf69e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192780
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique OswaldEdición crítica del Concierto para piano y orquesta, op.10, de Henrique OswaldConcerto para piano e orquestraOp.10Edição críticaHenrique OswaldMúsica brasileiraConcert for piano and orchestraCritical editionBrazilian musicConcierto para piano y orquestaEdición críticaO objetivo nuclear de nosso trabalho foi realizar a edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de autoria de Henrique Oswald. A tese consistiu na pesquisa e coleta (recencio), no exame e na classificação rigorosa dos manuscritos que contêm a obra em foco; cotejo (colatio) dos manuscritos, a fim de identificar os seus lugares-críticos e proceder à organização genealógica (estemática) dos testemunhos; finalmente, com base em todo o trabalho anteriormente realizado, estabelecer o texto crítico da obra em questão (emendatio). O trabalho resultou na edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald, nunca antes, aliás, editado criticamente. O capítulo 1 versa, compendiosamente, sobre os princípios fundamentais que articulam e orientam o trabalho ecdótico, isto é, o trabalho cujo objetivo é o estabelecimento crítico do texto de uma obra (literária, musical, etc); o capítulo 2 tece considerações históricas sobre o compositor e, mais especificamente, a respeito da obra da qual realizamos a edição crítica; o capítulo 3 descreve as fontes existentes ou conhecidas, sua classificação e como foram utilizadas; o capítulo 4 apresenta a introdução crítica e o método editorial usado; o capítulo 5 apresenta o aparato crítico resultante e o capítulo 6 expõe as notas textuais. A edição crítica foi anexada ao final da tese.The main objective of our work was to carry out the critical edition of the Concerto for piano and orchestra, op.10, by Henrique Oswald. The thesis consisted of the research and collection (recensio) of the manuscripts that contain the work in focus; rigorous examination and classification; collation (collacio) of the manuscripts, in order to identify their critical places and proceed to the genealogical (stemmatics) organization of the testimonies; eventually, based on all the work previously done, establish the critical text of the work in question (emendatio). The work resulted in the critical edition of the Concerto for piano and orchestra, op.10, by Henrique Oswald, never before critically edited. Chapter 1 deals with the fundamental principles that articulate and guide ecdotic work, that is, work whose objective is the critical establishment of the text of a work (literary, musical, etc.); chapter 2 weaves historical considerations about the composer and, more specifically, about the work for which we made the critical edition; chapter 3 describes existing or known sources, their classification and how they were used; chapter 4 presents the critical introduction and the editorial method used; chapter 5 presents the resulting critical apparatus, and chapter 6 presents the textual notes. The printed critical edition was annexed to the end of this work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marun Filho, Nahim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amadio, Ligia [UNESP]2020-06-16T21:37:02Z2020-06-16T21:37:02Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19278000093166133004013066P385227633153306390000-0001-8814-1497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:07:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192780Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:55:55.859306Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
Edición crítica del Concierto para piano y orquesta, op.10, de Henrique Oswald
title Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
spellingShingle Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
Amadio, Ligia [UNESP]
Concerto para piano e orquestra
Op.10
Edição crítica
Henrique Oswald
Música brasileira
Concert for piano and orchestra
Critical edition
Brazilian music
Concierto para piano y orquesta
Edición crítica
title_short Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
title_full Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
title_fullStr Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
title_full_unstemmed Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
title_sort Edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald
author Amadio, Ligia [UNESP]
author_facet Amadio, Ligia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marun Filho, Nahim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amadio, Ligia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Concerto para piano e orquestra
Op.10
Edição crítica
Henrique Oswald
Música brasileira
Concert for piano and orchestra
Critical edition
Brazilian music
Concierto para piano y orquesta
Edición crítica
topic Concerto para piano e orquestra
Op.10
Edição crítica
Henrique Oswald
Música brasileira
Concert for piano and orchestra
Critical edition
Brazilian music
Concierto para piano y orquesta
Edición crítica
description O objetivo nuclear de nosso trabalho foi realizar a edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de autoria de Henrique Oswald. A tese consistiu na pesquisa e coleta (recencio), no exame e na classificação rigorosa dos manuscritos que contêm a obra em foco; cotejo (colatio) dos manuscritos, a fim de identificar os seus lugares-críticos e proceder à organização genealógica (estemática) dos testemunhos; finalmente, com base em todo o trabalho anteriormente realizado, estabelecer o texto crítico da obra em questão (emendatio). O trabalho resultou na edição crítica do Concerto para piano e orquestra, op.10, de Henrique Oswald, nunca antes, aliás, editado criticamente. O capítulo 1 versa, compendiosamente, sobre os princípios fundamentais que articulam e orientam o trabalho ecdótico, isto é, o trabalho cujo objetivo é o estabelecimento crítico do texto de uma obra (literária, musical, etc); o capítulo 2 tece considerações históricas sobre o compositor e, mais especificamente, a respeito da obra da qual realizamos a edição crítica; o capítulo 3 descreve as fontes existentes ou conhecidas, sua classificação e como foram utilizadas; o capítulo 4 apresenta a introdução crítica e o método editorial usado; o capítulo 5 apresenta o aparato crítico resultante e o capítulo 6 expõe as notas textuais. A edição crítica foi anexada ao final da tese.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T21:37:02Z
2020-06-16T21:37:02Z
2020-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192780
000931661
33004013066P3
8522763315330639
0000-0001-8814-1497
url http://hdl.handle.net/11449/192780
identifier_str_mv 000931661
33004013066P3
8522763315330639
0000-0001-8814-1497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128291424436224