Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008
http://hdl.handle.net/11449/109698
Resumo: In this paper, motivated by problems related to grammar teaching, we propose a description of some noun subordinate clauses from an interdiscursive perspective. Based on the principles of the Functional Discourse Grammar theory (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by the Speaker's communicative intentions. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to the Speaker's strategies to demonstrate his commitment degree with what he's saying, protecting his/her face, and also assuring the information's reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve the Speaker's communicative needs. We believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficient, and so the students' language performance.
id UNSP_d9bea2f577a1ae10f705b73f3f9f0606
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109698
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensinoSyntax of complex clauses in Portuguese: a proposal of description and teachingSintaxeOração complexaAbordagem funcionalistaComplexidadeDescriçãoEnsinoSyntaxComplex clauseFunctional approachComplexityDescriptionTeachingIn this paper, motivated by problems related to grammar teaching, we propose a description of some noun subordinate clauses from an interdiscursive perspective. Based on the principles of the Functional Discourse Grammar theory (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by the Speaker's communicative intentions. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to the Speaker's strategies to demonstrate his commitment degree with what he's saying, protecting his/her face, and also assuring the information's reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve the Speaker's communicative needs. We believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficient, and so the students' language performance.Neste trabalho, a partir de uma discussão acerca de problemas relacionados ao ensino de gramática, pretende-se fazer uma proposta de descrição e ensino de algumas orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva interdiscursiva. Com base nos pressupostos da teoria da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), observaram-se aspectos subjetivos codificados na sintaxe dessas orações, motivados pelas intenções do falante. Verificou-se que as construções complexas estudadas, do ponto de vista pragmático, compreendem estratégias de que o falante dispõe para demonstrar maior ou menor comprometimento com o que diz, preservando sua face, e também para garantir a confiabilidade da informação asseverada; do ponto de vista do sistema da língua, revelam adaptações que a língua sofre em função das necessidades comunicativas do falante (BYBEE, 2010). Acredita-se que o ensino dessas orações, a partir de sua funcionalidade, pode tornar a prática em sala de aula mais eficiente, melhorando o desempenho linguístico dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de LingüísticaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de LingüísticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]2014-09-30T18:18:35Z2014-09-30T18:18:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article495-518application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 57, n. 2, p. 495-518, 2013.1981-5794http://hdl.handle.net/11449/10969810.1590/S1981-57942013000200008S1981-57942013000200008S1981-57942013000200008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:17:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109698Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:20.058169Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
Syntax of complex clauses in Portuguese: a proposal of description and teaching
title Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
spellingShingle Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
Sintaxe
Oração complexa
Abordagem funcionalista
Complexidade
Descrição
Ensino
Syntax
Complex clause
Functional approach
Complexity
Description
Teaching
title_short Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
title_full Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
title_fullStr Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
title_full_unstemmed Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
title_sort Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
author Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
author_facet Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperança-Criscuolo, Ana Carolina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sintaxe
Oração complexa
Abordagem funcionalista
Complexidade
Descrição
Ensino
Syntax
Complex clause
Functional approach
Complexity
Description
Teaching
topic Sintaxe
Oração complexa
Abordagem funcionalista
Complexidade
Descrição
Ensino
Syntax
Complex clause
Functional approach
Complexity
Description
Teaching
description In this paper, motivated by problems related to grammar teaching, we propose a description of some noun subordinate clauses from an interdiscursive perspective. Based on the principles of the Functional Discourse Grammar theory (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by the Speaker's communicative intentions. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to the Speaker's strategies to demonstrate his commitment degree with what he's saying, protecting his/her face, and also assuring the information's reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve the Speaker's communicative needs. We believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficient, and so the students' language performance.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-30T18:18:35Z
2014-09-30T18:18:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 57, n. 2, p. 495-518, 2013.
1981-5794
http://hdl.handle.net/11449/109698
10.1590/S1981-57942013000200008
S1981-57942013000200008
S1981-57942013000200008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008
http://hdl.handle.net/11449/109698
identifier_str_mv Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 57, n. 2, p. 495-518, 2013.
1981-5794
10.1590/S1981-57942013000200008
S1981-57942013000200008
S1981-57942013000200008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 495-518
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128984469209088