O documento na cultura da convergência: análise dos textos de uma comunidade fanfiction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior, Edmilson Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213784
Resumo: O estudo na perspectiva da cultura da convergência caracterizada pela colabo-ração e interação nos espaços em rede, em que as mídias corporativas e alter-nativas convergem, tem possibilitado que o produtor e o consumidor interajam de formas imprevisíveis. Essa interação gerada por usuários de mídias sociais a partir de uma proposta comunicativa em rede é marcada pela conectividade em tempo real, a qual, com o passar dos anos, permitiu o desenvolvimento de uma geração mais interativa, conhecida como cultura participativa, na visão do teórico Henry Jenkins. A cultura participativa é entendida pela ação coletiva entre os indivíduos atuando de forma interativa na internet, como por exemplo, os youtubers, que criam canais com diversos temas para entretenimento, gera-ção conteúdos, novas mídias e compartilhando de informações. Os fandoms, grupos de fãs de um determinado conteúdo que são exemplos de indivíduos que ao produzirem narrativas ficcionais, também colaboram e se enquadram na cultura participativa. Por esse pensamento e com a formação da cultura par-ticipativa nos espaços sociais em rede, testemunhamos o aparecimento daqui-lo que Jenkins passa a chamar de cultura da convergência. Nessa cultura, os usuários encontram à disposição grande quantidade de conteúdos que, por vezes, possibilita o acesso e a disseminação da informação. Os conceitos fun-damentais que permeiam essa cultura são: convergência dos meios de comu-nicação, cultura participativa e inteligência coletiva, além também, dos concei-tos de documento sob o viés científico de teóricos da área, pois, questiona-se: verificar qual a concepção de documento na cultura da convergência; quais as relações entre a noção de documento na cultura da convergência frente às concepções da Ciência da Informação. Em vista disso, o objetivo desta pesqui-sa é construir o conceito de documento sob a ótica da cultura da convergência e compará-lo à sua concepção presente na Ciência da Informação e, na justifi-cava da construção de um corpus teórico e documental para que se possa en-dentê-los e contribuir para essa verificação e comparação. Esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e de natureza qualitativa. Pretendendo obter a identificação e discussão sobre sua temática, aprofundamos em diver-sas fontes de produção científica no contexto da cultura da convergência e sobre o documento. Para que ocorresse a verificação teórica e documental f oram utilizados diferentes materiais, como livros, trabalhos e anais de eventos, resumos, dissertações, teses e artigos em bases de dados nacionais e interna-cionais e o site Nyah! Fanfiction. O método adotado, foi análise documental, pois, é se pensando em todo o processo de investigação e questionamentos que levaram ao percurso metodológico realizado, por meio da verificação de documentos que formaram o corpus deste estudo. Assim, chegando aos resul-tados demonstrados nesta pesquisa que, responderam aos objetivos pretendi-dos, fornecendo um conjunto de elementos para o entendimento do documen-to na cultura da convergência e que possa contribuir no fomento de futuras pesquisas científicas para a Ciência da Informação e demais áreas do conhe-cimento. Concluímos que o presente estudo propicia evidenciar questões da atualidade sob a perspectiva da produção de conteúdos nos meios midiáticos, dessa forma, buscando manter a discussão da temática pelo viés científico so-bre questões tradicionais e inovadoras acerca do documento.
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spelling O documento na cultura da convergência: análise dos textos de uma comunidade fanfictionThe document in the culture of convergence: analysis of the texts of a fanfiction communityCultura da convergênciaDocumentoDocumentaçãoCiência da InformaçãoConvergence cultureDocumentDocumentationInformation scienceO estudo na perspectiva da cultura da convergência caracterizada pela colabo-ração e interação nos espaços em rede, em que as mídias corporativas e alter-nativas convergem, tem possibilitado que o produtor e o consumidor interajam de formas imprevisíveis. Essa interação gerada por usuários de mídias sociais a partir de uma proposta comunicativa em rede é marcada pela conectividade em tempo real, a qual, com o passar dos anos, permitiu o desenvolvimento de uma geração mais interativa, conhecida como cultura participativa, na visão do teórico Henry Jenkins. A cultura participativa é entendida pela ação coletiva entre os indivíduos atuando de forma interativa na internet, como por exemplo, os youtubers, que criam canais com diversos temas para entretenimento, gera-ção conteúdos, novas mídias e compartilhando de informações. Os fandoms, grupos de fãs de um determinado conteúdo que são exemplos de indivíduos que ao produzirem narrativas ficcionais, também colaboram e se enquadram na cultura participativa. Por esse pensamento e com a formação da cultura par-ticipativa nos espaços sociais em rede, testemunhamos o aparecimento daqui-lo que Jenkins passa a chamar de cultura da convergência. Nessa cultura, os usuários encontram à disposição grande quantidade de conteúdos que, por vezes, possibilita o acesso e a disseminação da informação. Os conceitos fun-damentais que permeiam essa cultura são: convergência dos meios de comu-nicação, cultura participativa e inteligência coletiva, além também, dos concei-tos de documento sob o viés científico de teóricos da área, pois, questiona-se: verificar qual a concepção de documento na cultura da convergência; quais as relações entre a noção de documento na cultura da convergência frente às concepções da Ciência da Informação. Em vista disso, o objetivo desta pesqui-sa é construir o conceito de documento sob a ótica da cultura da convergência e compará-lo à sua concepção presente na Ciência da Informação e, na justifi-cava da construção de um corpus teórico e documental para que se possa en-dentê-los e contribuir para essa verificação e comparação. Esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e de natureza qualitativa. Pretendendo obter a identificação e discussão sobre sua temática, aprofundamos em diver-sas fontes de produção científica no contexto da cultura da convergência e sobre o documento. Para que ocorresse a verificação teórica e documental f oram utilizados diferentes materiais, como livros, trabalhos e anais de eventos, resumos, dissertações, teses e artigos em bases de dados nacionais e interna-cionais e o site Nyah! Fanfiction. O método adotado, foi análise documental, pois, é se pensando em todo o processo de investigação e questionamentos que levaram ao percurso metodológico realizado, por meio da verificação de documentos que formaram o corpus deste estudo. Assim, chegando aos resul-tados demonstrados nesta pesquisa que, responderam aos objetivos pretendi-dos, fornecendo um conjunto de elementos para o entendimento do documen-to na cultura da convergência e que possa contribuir no fomento de futuras pesquisas científicas para a Ciência da Informação e demais áreas do conhe-cimento. Concluímos que o presente estudo propicia evidenciar questões da atualidade sob a perspectiva da produção de conteúdos nos meios midiáticos, dessa forma, buscando manter a discussão da temática pelo viés científico so-bre questões tradicionais e inovadoras acerca do documento.The study from the perspective of the culture of convergence, characterized by collaboration and interaction in networked spaces, where corporate and alternative media converge, has enabled producers and consumers to interact in unpredictable ways. This interaction generated by social media users from a communicative network proposal is marked by real-time connectivity, which, over the years, has allowed the development of a more interactive generation, known as participatory culture, in the view of theorist Henry Jenkins. The participatory culture is understood by the collective action between individuals acting in an interactive way on the internet, such as, for example, youtubers, who create entertainment channels with different themes for entertainment, content generation, new media and sharing of information. Fandoms, groups of fans of a give content that are examples of individuals who, when producing fictional narratives, also collaborate and fit into the partipatory culture. Through this thought, and with the formation of participatory culture in social networked spaces, we witness the appearance of what Jenkins starts to call the culture of convergence. In this culture, users find a large amount of content available, which sometimes allows access and dissemination of information. The fundamental concepts that permeate this culture are: convergence of the means of communication, participatory culture and collective intelligence, in addition to the concepts of document under the scientific bias of theorists in the area, because it is questioned: check which the conception of a document in the culture of convergence; what are the relations between the notion of document in the culture of convergence in relation to the conceptions of Information Science. In view of this, the objective of this research is build the concept of document from the perspective of the culture of convergence and compare it to its conception present in Information Science and, in justifying the construction of a theoretical and documentary corpus so that it can be endendent them and contribute to that check and compare. This research is bi-bliographic, documentary, exploratory and of a qualitative nature. In order to obtain the identification and discussion on its theme, we delved into several sources of scientific production in the context of the culture of convergence and about the document. In order for the theoretical and documentary verification to occur, different materials were used, such as books, works and annals of events, summaries, dissertations, theses and articles in national and international databases and the Nyah! Fanfiction. The method adopted was documentary analysis, because it is thinking about the entire process of investigation and questioning that led to the methodological path taken, through the verification of documents that formed the corpus of this study. Thus, reaching the results demonstrated in this researcher that, responded to the intended objectives, providing a set of elements for the understanding of the document in the culture of convergence and that can contribute to the promotion of future scientific research for the Information Science and other areas of knowledge. We conclude that the present study provides evidence of current issues from the perspective of the production of content in the media, thus seeking to maintain the discussion of the theme from the scientific point of view on traditional and innovative issues about the document.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.339189/2019-0088887.479086/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]Troitiño Rodriguez, Sonia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos Júnior, Edmilson Alves [UNESP]2021-07-30T22:59:19Z2021-07-30T22:59:19Z2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21378433004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213784Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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