Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97462
Resumo: Vários estudiosos têm constatado a importância das Habilidades Sociais Educativas (HSE) de genitores e professores e sua relação com a prevenção do surgimento de problemas de comportamento em crianças. Por outro lado, seu déficit ou a utilização de práticas educativas negativas podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento e/ou manutenção de problemas de comportamento infantis. Este estudo teve como objetivo descrever as habilidades sociais educativas (HSE) e práticas das professoras e genitores de crianças, com e sem problemas de comportamento, e também as habilidades sociais (HS), desempenho acadêmico e problemas de comportamento infantis. Participaram quatro crianças de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do interior paulista, duas julgadas sem problemas de comportamento e duas com problemas, segundo a visão das professoras. Os dados foram coletados na escola e na família e são apresentados com quatro estudos de caso. Com as professoras foram utilizados o TRF (Teacher's Report Form - Lista de Verificação Comportamental para Professores) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas para Professores (RE-HSE-PR). Com as mães, foi utilizado o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e; em ambos os genitores foram aplicados o CBCL (Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência pré-escolares e escolares de 4 a 18 anos) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Além desses instrumentos, também foi realizada a observação de uma situação de uma situação estruturada de brincadeira entre pai-criança e mãe-criança com a finalidade de descrever os comportamentos dos genitores e das crianças. Descreve-se aqui os principais resultados obtidos. Em relação aos problemas de comportamento...
id UNSP_d9d094af4e5713ce9a836b07f67f8251
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97462
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de casoHabilidades sociaisCriançasAvaliação de comportamento das criançasComportamento - AvaliaçãoDesempenho nas criançasSocial skillsChildrenBehaviorBehavioral assessmentPerformance in childrenVários estudiosos têm constatado a importância das Habilidades Sociais Educativas (HSE) de genitores e professores e sua relação com a prevenção do surgimento de problemas de comportamento em crianças. Por outro lado, seu déficit ou a utilização de práticas educativas negativas podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento e/ou manutenção de problemas de comportamento infantis. Este estudo teve como objetivo descrever as habilidades sociais educativas (HSE) e práticas das professoras e genitores de crianças, com e sem problemas de comportamento, e também as habilidades sociais (HS), desempenho acadêmico e problemas de comportamento infantis. Participaram quatro crianças de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do interior paulista, duas julgadas sem problemas de comportamento e duas com problemas, segundo a visão das professoras. Os dados foram coletados na escola e na família e são apresentados com quatro estudos de caso. Com as professoras foram utilizados o TRF (Teacher's Report Form - Lista de Verificação Comportamental para Professores) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas para Professores (RE-HSE-PR). Com as mães, foi utilizado o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e; em ambos os genitores foram aplicados o CBCL (Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência pré-escolares e escolares de 4 a 18 anos) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Além desses instrumentos, também foi realizada a observação de uma situação de uma situação estruturada de brincadeira entre pai-criança e mãe-criança com a finalidade de descrever os comportamentos dos genitores e das crianças. Descreve-se aqui os principais resultados obtidos. Em relação aos problemas de comportamento...Many scholars have noted the importance of Social Educational Abilities (SEA) of parents and teachers and its relation with the prevention of the appearing of behavior problems in children. On the other hand, its deficit or the use of negative educational practices can problems. This study had to objective to describe the social educacional abilities and negative practices of the teachers and parents of children with and without behavior problems, and also social abilities (SA), academic performance and behavior problems in children. Four children of the class begginers of elementary school of the a school participated, two judged without behavior problems and two with problems, according to the view of the teachers, their parents and two teachers. Data were collected at school and in the family and are presented as four case studies. With the teachers were utilized TRF (Teacher's Report Form - Behavior Checklist for Teachers) and Interview Script Social Abilities for Teachers Education (RE-HSE-PR). With the mothers, we used the Questionnaire and Family Characteristics, in both parents were administered the CBCL (Behaviors With Inventory for Children and Adolescents for prechoolers and schoolchildren aged 4 to 18 years) and the Guide Interview Parental Social Educational Abilities (RE-HSE-P). Besides these instruments, it was also the observation of a structured situation of play between father-child and mother-child with the purpose of the describing the behavior of parents and children. Describes here the main results. In relation to behavior problems and academic performance the results show that: (a) mothers were more severe in assessing their children without behavior problems than teachers, (b) teacher of children with behavioral problems identified more behaviors problematic in students than their parents, (c) mothers... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2012-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis226 f. : il.application/pdfFONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso. 2012. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97462000704391fonseca_bcr_me_bauru.pdf33004056085P00127491171031904Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:35:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97462Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-26T06:35:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
title Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
spellingShingle Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]
Habilidades sociais
Crianças
Avaliação de comportamento das crianças
Comportamento - Avaliação
Desempenho nas crianças
Social skills
Children
Behavior
Behavioral assessment
Performance in children
title_short Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
title_full Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
title_fullStr Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
title_full_unstemmed Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
title_sort Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso
author Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]
author_facet Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Bárbara Cristina Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Crianças
Avaliação de comportamento das crianças
Comportamento - Avaliação
Desempenho nas crianças
Social skills
Children
Behavior
Behavioral assessment
Performance in children
topic Habilidades sociais
Crianças
Avaliação de comportamento das crianças
Comportamento - Avaliação
Desempenho nas crianças
Social skills
Children
Behavior
Behavioral assessment
Performance in children
description Vários estudiosos têm constatado a importância das Habilidades Sociais Educativas (HSE) de genitores e professores e sua relação com a prevenção do surgimento de problemas de comportamento em crianças. Por outro lado, seu déficit ou a utilização de práticas educativas negativas podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento e/ou manutenção de problemas de comportamento infantis. Este estudo teve como objetivo descrever as habilidades sociais educativas (HSE) e práticas das professoras e genitores de crianças, com e sem problemas de comportamento, e também as habilidades sociais (HS), desempenho acadêmico e problemas de comportamento infantis. Participaram quatro crianças de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do interior paulista, duas julgadas sem problemas de comportamento e duas com problemas, segundo a visão das professoras. Os dados foram coletados na escola e na família e são apresentados com quatro estudos de caso. Com as professoras foram utilizados o TRF (Teacher's Report Form - Lista de Verificação Comportamental para Professores) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas para Professores (RE-HSE-PR). Com as mães, foi utilizado o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar e; em ambos os genitores foram aplicados o CBCL (Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência pré-escolares e escolares de 4 a 18 anos) e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Além desses instrumentos, também foi realizada a observação de uma situação de uma situação estruturada de brincadeira entre pai-criança e mãe-criança com a finalidade de descrever os comportamentos dos genitores e das crianças. Descreve-se aqui os principais resultados obtidos. Em relação aos problemas de comportamento...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso. 2012. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/97462
000704391
fonseca_bcr_me_bauru.pdf
33004056085P0
0127491171031904
identifier_str_mv FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues. Práticas educativas de genitores e professoras e repertório comportamental de crianças do ensino fundamental: estudos de caso. 2012. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000704391
fonseca_bcr_me_bauru.pdf
33004056085P0
0127491171031904
url http://hdl.handle.net/11449/97462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965734561906688