Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91611 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanas |
id |
UNSP_d9fd62eed77e0b2142313448cb8cbeaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91611 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios MangoréBarrios Mangore, Agustin, 1885-1944Música - América LatinaMusica popularCueca (Dança)MusicPopular musicCueca (Dance)A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanasThe object of study of this dissertation is the music in Latin America that, being linked to precepts of West European music, was inspired by Latin American popular music, which characterizes it as being hybrid. Due to the magnitude of such object, the specific case of Paraguayan guitarist and composer Agustín Barrios (1885-1944) was studied. Barrios composed, for the concert guitar, works inspired by popular music expressions of many different regions and countries of Latin America. Aiming to better understand the characteristics of the popular music that these pieces keep when taken to the concert halls, a piece by this composer, Cueca, was analyzed. This analysis was based on a study of the popular dance that inspired the work. This dissertation also presents, through a bibliographical research, the social, cultural and historical context in which this hybrid music originated in Latin America, as well as its relevance in the present. Finally, some points of reflection were brought forward, aiming to contribute in the fields of interpretation, teaching/learning, composition and research of Latin American hybrid musicUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Eid, Félix Ceneviva [UNESP]2014-06-11T19:25:25Z2014-06-11T19:25:25Z2012-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 133 f. : il.application/pdfEID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91611000702611eid_fc_me_ia.pdf33004013066P36763637234642528Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:09:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:20.484272Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
title |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
spellingShingle |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré Eid, Félix Ceneviva [UNESP] Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944 Música - América Latina Musica popular Cueca (Dança) Music Popular music Cueca (Dance) |
title_short |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
title_full |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
title_fullStr |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
title_full_unstemmed |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
title_sort |
Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré |
author |
Eid, Félix Ceneviva [UNESP] |
author_facet |
Eid, Félix Ceneviva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eid, Félix Ceneviva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944 Música - América Latina Musica popular Cueca (Dança) Music Popular music Cueca (Dance) |
topic |
Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944 Música - América Latina Musica popular Cueca (Dança) Music Popular music Cueca (Dance) |
description |
A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-27 2014-06-11T19:25:25Z 2014-06-11T19:25:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
EID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. http://hdl.handle.net/11449/91611 000702611 eid_fc_me_ia.pdf 33004013066P3 6763637234642528 |
identifier_str_mv |
EID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. 000702611 eid_fc_me_ia.pdf 33004013066P3 6763637234642528 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 133 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128703275728896 |