Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eid, Félix Ceneviva [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91611
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanas
id UNSP_d9fd62eed77e0b2142313448cb8cbeaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91611
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios MangoréBarrios Mangore, Agustin, 1885-1944Música - América LatinaMusica popularCueca (Dança)MusicPopular musicCueca (Dance)A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanasThe object of study of this dissertation is the music in Latin America that, being linked to precepts of West European music, was inspired by Latin American popular music, which characterizes it as being hybrid. Due to the magnitude of such object, the specific case of Paraguayan guitarist and composer Agustín Barrios (1885-1944) was studied. Barrios composed, for the concert guitar, works inspired by popular music expressions of many different regions and countries of Latin America. Aiming to better understand the characteristics of the popular music that these pieces keep when taken to the concert halls, a piece by this composer, Cueca, was analyzed. This analysis was based on a study of the popular dance that inspired the work. This dissertation also presents, through a bibliographical research, the social, cultural and historical context in which this hybrid music originated in Latin America, as well as its relevance in the present. Finally, some points of reflection were brought forward, aiming to contribute in the fields of interpretation, teaching/learning, composition and research of Latin American hybrid musicUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Eid, Félix Ceneviva [UNESP]2014-06-11T19:25:25Z2014-06-11T19:25:25Z2012-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 133 f. : il.application/pdfEID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/91611000702611eid_fc_me_ia.pdf33004013066P36763637234642528Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:09:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91611Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:20.484272Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
title Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
spellingShingle Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
Eid, Félix Ceneviva [UNESP]
Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944
Música - América Latina
Musica popular
Cueca (Dança)
Music
Popular music
Cueca (Dance)
title_short Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
title_full Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
title_fullStr Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
title_full_unstemmed Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
title_sort Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré
author Eid, Félix Ceneviva [UNESP]
author_facet Eid, Félix Ceneviva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ikeda, Alberto Tsuyoshi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Eid, Félix Ceneviva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944
Música - América Latina
Musica popular
Cueca (Dança)
Music
Popular music
Cueca (Dance)
topic Barrios Mangore, Agustin, 1885-1944
Música - América Latina
Musica popular
Cueca (Dança)
Music
Popular music
Cueca (Dance)
description A presente dissertação tem como objeto de estudo a música latino-americana que, estando vinculada a preceitos da música européia ocidental, foi inspirada em músicas populares latinoamericanas, o que a caracteriza como música híbrida. Devido à magnitude deste objeto, foi estudado o caso específico do violonista e compositor paraguaio Agustín Barrios (1885-1944), que compôs, para o violão de concerto, peças inspiradas em expressões musicais populares de diversas regiões e países da América Latina. Com o propósito de compreender melhor as características da música popular que estas peças mantêm quando levadas às salas de concerto, foi analisada uma obra dele, Cueca, a partir de um estudo da dança popular na qual foi inspirada. Na dissertação também foi apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, o contexto sóciocultural e histórico em que surgiu esta música híbrida na América Latina, assim como a sua relevância na atualidade. A partir disto foram propostos alguns elementos de reflexão que podem servir nos campos da interpretação, ensino/aprendizagem, composição e pesquisa de músicas híbridas latino-americanas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-27
2014-06-11T19:25:25Z
2014-06-11T19:25:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/91611
000702611
eid_fc_me_ia.pdf
33004013066P3
6763637234642528
identifier_str_mv EID, Félix Ceneviva. Música e identidade na América Latina: o caso de Agustín Barrios Mangoré. 2012. xiii, 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000702611
eid_fc_me_ia.pdf
33004013066P3
6763637234642528
url http://hdl.handle.net/11449/91611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 133 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128703275728896