A visualidade do grupo Sobrevento: um estudo sobre teatro e percepção visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anzolin, Osvaldo Antonio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217230
Resumo: Este estudo apresenta os processos de criação do Grupo Sobrevento de Teatro e examina alguns de seus espetáculos, no intuído de comprovar a eficiência de uma abordagem imagética no âmbito das artes cênicas. Ao se estudar as formulações de diversos teóricos sobre Teatro e visualidade, adotamos a expressão “dramaturgia visual” como a mais adequada para caracterizar os trabalhos do grupo e fundamentar esta pesquisa. Entretanto, na defesa de que o Teatro é também uma arte visual, entende-se que qualquer espetáculo teatral carece de um estudo que leve isso em consideração, para se deixar de tratar a visualidade cênica somente pela intuição espontânea. Para formular um padrão de análise visual para as artes cênicas, foram trazidos para o estudo os princípios da percepção visual recomendados pela psicologia da Gestalt, especialmente por intermédio do material organizado para as artes visuais por Rudolf Arnheim. A partir de um instrumento desenvolvido, foram analisados três dos espetáculos mais recentes do Grupo Sobrevento e, apesar do montante de conhecimentos na área visual que não se pode abranger em um único estudo, foi possível comprovar a pertinência e o enriquecimento que uma análise visual pode trazer às artes cênicas, não apenas no contexto investigado.
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spelling A visualidade do grupo Sobrevento: um estudo sobre teatro e percepção visualThe visuality of the Sobrevento group: a study on theater and visual perceptionAnálise visualGestaltImagem cênicaProcesso de criaçãoTeatro de animaçãoTeatro de grupoEste estudo apresenta os processos de criação do Grupo Sobrevento de Teatro e examina alguns de seus espetáculos, no intuído de comprovar a eficiência de uma abordagem imagética no âmbito das artes cênicas. Ao se estudar as formulações de diversos teóricos sobre Teatro e visualidade, adotamos a expressão “dramaturgia visual” como a mais adequada para caracterizar os trabalhos do grupo e fundamentar esta pesquisa. Entretanto, na defesa de que o Teatro é também uma arte visual, entende-se que qualquer espetáculo teatral carece de um estudo que leve isso em consideração, para se deixar de tratar a visualidade cênica somente pela intuição espontânea. Para formular um padrão de análise visual para as artes cênicas, foram trazidos para o estudo os princípios da percepção visual recomendados pela psicologia da Gestalt, especialmente por intermédio do material organizado para as artes visuais por Rudolf Arnheim. A partir de um instrumento desenvolvido, foram analisados três dos espetáculos mais recentes do Grupo Sobrevento e, apesar do montante de conhecimentos na área visual que não se pode abranger em um único estudo, foi possível comprovar a pertinência e o enriquecimento que uma análise visual pode trazer às artes cênicas, não apenas no contexto investigado.This study presents the creation processes of Sobrevento Theater Group and analyses some of its shows to test the efficiency of an imagery approach in the performing arts field. By studying several theorists on Theater and visuality, we adopted the expression “visual dramaturgy” as the most appropriate to characterize the works of the group and support this research. However, in the defense that Theater is also a visual art, we understand that any theatrical performance needs a study that takes this into account to stop treating scenic visuality solely through spontaneous intuition. To formulate a visual analysis pattern for the performing arts, the principles of visual perception recommended by Gestalt psychology were brought into this study, especially through the material organized for the visual arts by Rudolf Arnheim. By a developed instrument, we analyzed three of the most recent shows of Sobrevento Group. Despite the amount of knowledge in the visual area, which cannot be covered in a single study, it was possible to prove the relevance and enrichment that a visual analysis can bring to the performing arts, not just in the investigated context.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cintra, Wagner Francisco Araújo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anzolin, Osvaldo Antonio2022-03-16T14:03:19Z2022-03-16T14:03:19Z2022-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21723033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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