Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorigo, Marina Goulart
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190918
Resumo: A comunicação é elemento edificador da sociedade. Por meio dela as sociedades foram e vão se constituindo e se organizando. Dessa forma, a comunicação perpassa e conecta todos os elementos constitutivos sociais. E assim como na sociedade, a comunicação também funda as organizações, além de ser o elo que as mantém conectadas com o contexto onde estão inseridas. Diante disso, uma transformação comunicacional social resvala na organização e nas suas relações comunicativas. O fenômeno da midiatização inicia-se com a introdução das tecnologias digitais e da internet no cotidiano das sociedades. Esse movimento comunicacional promove a reformulação de estruturas, de simbologias e de interações, trazendo para as organizações novos contextos comunicacionais, novos meios de comunicação e novas relações comunicativas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar e identificar as transformações nas relações comunicacionais organizacionais em organizações inseridas no contexto em midiatização. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo conceitual e aplicado, com fins descritivos, exploratórios e interpretativos tendo como técnica metodológica de coleta de dados a entrevista semiestruturada junto a gestores de comunicação atuantes em empresas de Tecnologia de Informação (TI) da cidade de Bauru/SP. Diante dos dados coletados foi aplicada a análise de conteúdo para categorização e interpretação dos resultados. Com os resultados pode-se concluir que a principal transformação comunicacional organizacional refere-se às mudanças simbólicas e interacionais que a introdução das tecnologias digitais ocasionou no interior da sociedade, dos indivíduos e das organizações e as suas implicações nas formas de se comunicar com os públicos internos e externos. Visto que, os modelos comunicacionais anteriores não se adequam e não atingem mais a sociedade e os indivíduos em midiatização.
id UNSP_da48996e4054d3f7d9115953a7d0b4bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SPOrganizational communication in a context in mediatization: the optics of communication managers of IT compaines in Bauru/SPComunicação organizacionalContexto em midiatizaçãoOrganizações em midiatizaçãoOrganizational communicationContext in mediatizationMediation OrganizationsA comunicação é elemento edificador da sociedade. Por meio dela as sociedades foram e vão se constituindo e se organizando. Dessa forma, a comunicação perpassa e conecta todos os elementos constitutivos sociais. E assim como na sociedade, a comunicação também funda as organizações, além de ser o elo que as mantém conectadas com o contexto onde estão inseridas. Diante disso, uma transformação comunicacional social resvala na organização e nas suas relações comunicativas. O fenômeno da midiatização inicia-se com a introdução das tecnologias digitais e da internet no cotidiano das sociedades. Esse movimento comunicacional promove a reformulação de estruturas, de simbologias e de interações, trazendo para as organizações novos contextos comunicacionais, novos meios de comunicação e novas relações comunicativas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar e identificar as transformações nas relações comunicacionais organizacionais em organizações inseridas no contexto em midiatização. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo conceitual e aplicado, com fins descritivos, exploratórios e interpretativos tendo como técnica metodológica de coleta de dados a entrevista semiestruturada junto a gestores de comunicação atuantes em empresas de Tecnologia de Informação (TI) da cidade de Bauru/SP. Diante dos dados coletados foi aplicada a análise de conteúdo para categorização e interpretação dos resultados. Com os resultados pode-se concluir que a principal transformação comunicacional organizacional refere-se às mudanças simbólicas e interacionais que a introdução das tecnologias digitais ocasionou no interior da sociedade, dos indivíduos e das organizações e as suas implicações nas formas de se comunicar com os públicos internos e externos. Visto que, os modelos comunicacionais anteriores não se adequam e não atingem mais a sociedade e os indivíduos em midiatização.Communication is a building element of society. Through their communicative sharing, societies were and are being constituted and organized. In this way, communication permeates and connects all social constituent elements. And just as in society, communication also founds organizations, as well as being the link that keeps them connected with the context in which they are inserted. Given this, a social communicational transformation slips into the organization and its communicative relations. The phenomenon of mediatization begins with the introduction of digital and internet technologies in the daily lives of societies. This communicational movement promotes the reformulation of structures, symbols and interactions, bringing to the organizations new communicational contexts, new media and new communicative relations. Given the above, this study aims to analyze and identify the transformations in organizational communication relations in organizations inserted in the context of mediatization. In order to achieve the objective, a conceptual and applied study was carried out, with descriptive, exploratory and interpretative purposes. The semi-structured interview with communication managers working in IT companies in the city of Bauru / SP was the methodological technique of data collection. Given the collected data was applied the content analysis methodology for categorization and interpretation of results. Based on the results, it can be concluded that the main organizational communicational transformation refers to the symbolic and interactional changes that the introduction of digital technologies has caused within society, individuals and organizations and their implications on the ways of communicating with the public internal and external. Whereas, previous communication models do not fit and no longer affect society and individuals in mediatization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dorigo, Marina Goulart2019-10-30T15:57:55Z2019-10-30T15:57:55Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19091800092645533004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
Organizational communication in a context in mediatization: the optics of communication managers of IT compaines in Bauru/SP
title Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
spellingShingle Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
Dorigo, Marina Goulart
Comunicação organizacional
Contexto em midiatização
Organizações em midiatização
Organizational communication
Context in mediatization
Mediation Organizations
title_short Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
title_full Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
title_fullStr Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
title_full_unstemmed Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
title_sort Comunicação organizacional em contexto em midiatização: a ótica dos gestores de comunicação de empresas de TI da cidade de Bauru/SP
author Dorigo, Marina Goulart
author_facet Dorigo, Marina Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porém, Maria Eugênia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorigo, Marina Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Contexto em midiatização
Organizações em midiatização
Organizational communication
Context in mediatization
Mediation Organizations
topic Comunicação organizacional
Contexto em midiatização
Organizações em midiatização
Organizational communication
Context in mediatization
Mediation Organizations
description A comunicação é elemento edificador da sociedade. Por meio dela as sociedades foram e vão se constituindo e se organizando. Dessa forma, a comunicação perpassa e conecta todos os elementos constitutivos sociais. E assim como na sociedade, a comunicação também funda as organizações, além de ser o elo que as mantém conectadas com o contexto onde estão inseridas. Diante disso, uma transformação comunicacional social resvala na organização e nas suas relações comunicativas. O fenômeno da midiatização inicia-se com a introdução das tecnologias digitais e da internet no cotidiano das sociedades. Esse movimento comunicacional promove a reformulação de estruturas, de simbologias e de interações, trazendo para as organizações novos contextos comunicacionais, novos meios de comunicação e novas relações comunicativas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar e identificar as transformações nas relações comunicacionais organizacionais em organizações inseridas no contexto em midiatização. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo conceitual e aplicado, com fins descritivos, exploratórios e interpretativos tendo como técnica metodológica de coleta de dados a entrevista semiestruturada junto a gestores de comunicação atuantes em empresas de Tecnologia de Informação (TI) da cidade de Bauru/SP. Diante dos dados coletados foi aplicada a análise de conteúdo para categorização e interpretação dos resultados. Com os resultados pode-se concluir que a principal transformação comunicacional organizacional refere-se às mudanças simbólicas e interacionais que a introdução das tecnologias digitais ocasionou no interior da sociedade, dos indivíduos e das organizações e as suas implicações nas formas de se comunicar com os públicos internos e externos. Visto que, os modelos comunicacionais anteriores não se adequam e não atingem mais a sociedade e os indivíduos em midiatização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T15:57:55Z
2019-10-30T15:57:55Z
2019-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190918
000926455
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/190918
identifier_str_mv 000926455
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790391638949888