O desenvolvimento da imaginação pela literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bianca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237111
Resumo: Este estudo buscou identificar e analisar, na produção cientifica a importância da literatura em sala de aula, bem como em casa, para o desenvolvimento da imaginação das crianças em geral. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, os materiais selecionados compreendem o período de 2001 à 2018 e foram através de pesquisas na base de dados SciELO. Os livros aqui utilizados foram selecionados a partir de trabalhos de conclusão de curso que apresentam temática parecida com o estudo em questão. Para compreender a importância da literatura no desenvolvimento da imaginação da criança, é necessário em um primeiro momento conhecer um pouco da história da literatura infantil, nos ater ao papel do professor como mediador desse processo do desenvolvimento, compreender o lugar que a literatura tem ocupado em sala de aula, bem como sua importância para a criança, a importância dos livros que apresentam apenas imagens e a breve compreensão do processo de imaginação. Faz-se necessário também trazer a compreensão de que a fantasia não se dissocia da vida real, ela faz parte do processo de compreensão da realidade - na qual a criança esta inserida - pelo qual ela passa em seus diferentes estágios de desenvolvimento, e que partir da imaginação é que são desenvolvidas diversas outras áreas de sua vida. Através desse estudo foi possível compreender a grande importância do professor durante todo o processo de desenvolvimento das crianças, bem como a relação estabelecida entre criança, história e imaginação.
id UNSP_da5affa254936f939d4b3844a9042e47
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237111
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento da imaginação pela literaturaThe development of imagination through literatureImaginaçãoLiteraturaDesenvolvimentoLiteratura infantilCriançasImaginationLiteratureDevelopmentChildren’s literatureChildrenEste estudo buscou identificar e analisar, na produção cientifica a importância da literatura em sala de aula, bem como em casa, para o desenvolvimento da imaginação das crianças em geral. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, os materiais selecionados compreendem o período de 2001 à 2018 e foram através de pesquisas na base de dados SciELO. Os livros aqui utilizados foram selecionados a partir de trabalhos de conclusão de curso que apresentam temática parecida com o estudo em questão. Para compreender a importância da literatura no desenvolvimento da imaginação da criança, é necessário em um primeiro momento conhecer um pouco da história da literatura infantil, nos ater ao papel do professor como mediador desse processo do desenvolvimento, compreender o lugar que a literatura tem ocupado em sala de aula, bem como sua importância para a criança, a importância dos livros que apresentam apenas imagens e a breve compreensão do processo de imaginação. Faz-se necessário também trazer a compreensão de que a fantasia não se dissocia da vida real, ela faz parte do processo de compreensão da realidade - na qual a criança esta inserida - pelo qual ela passa em seus diferentes estágios de desenvolvimento, e que partir da imaginação é que são desenvolvidas diversas outras áreas de sua vida. Através desse estudo foi possível compreender a grande importância do professor durante todo o processo de desenvolvimento das crianças, bem como a relação estabelecida entre criança, história e imaginação.This study sought to identify and analyze, in the scientific production, the importance of literature in the classroom, as well as at home, for the developmentof the imagination of children in general. This research has a qualitative character, the selected materials cover the period from 2001 to 2018 and were selected through searches in the SciELO database. The books used here were selected based on end-of-course studies that present a similar theme to the study in question. To understand the importance of literature in the development of the child's imagination, it is necessary at first to know a little of the history of children's literature, to stick to the role of the teacher as mediator of this development process, to understand the place that literature has occupied in the classroom, as well as its importance for the child, the importance of books that present only images and the brief understanding of the process of imagination. It is also necessary to bring the understanding that fantasy is not dissociated from real life, it is part of the process of understanding reality - in which the child is inserted - through which it passes in its different stages of development, and that from the imagination is that several other areas of its life are developed. Through this study it was possible to understand the great importance of the teacher during the whole process of development of children, as well as the relationship established between child, history and imagination.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Bianca2022-10-18T19:00:38Z2022-10-18T19:00:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:24:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237111Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:06.534154Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da imaginação pela literatura
The development of imagination through literature
title O desenvolvimento da imaginação pela literatura
spellingShingle O desenvolvimento da imaginação pela literatura
Ferreira, Bianca
Imaginação
Literatura
Desenvolvimento
Literatura infantil
Crianças
Imagination
Literature
Development
Children’s literature
Children
title_short O desenvolvimento da imaginação pela literatura
title_full O desenvolvimento da imaginação pela literatura
title_fullStr O desenvolvimento da imaginação pela literatura
title_full_unstemmed O desenvolvimento da imaginação pela literatura
title_sort O desenvolvimento da imaginação pela literatura
author Ferreira, Bianca
author_facet Ferreira, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Débora Cristina [UNESP]
Souza, Carolina Gonçalves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Literatura
Desenvolvimento
Literatura infantil
Crianças
Imagination
Literature
Development
Children’s literature
Children
topic Imaginação
Literatura
Desenvolvimento
Literatura infantil
Crianças
Imagination
Literature
Development
Children’s literature
Children
description Este estudo buscou identificar e analisar, na produção cientifica a importância da literatura em sala de aula, bem como em casa, para o desenvolvimento da imaginação das crianças em geral. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, os materiais selecionados compreendem o período de 2001 à 2018 e foram através de pesquisas na base de dados SciELO. Os livros aqui utilizados foram selecionados a partir de trabalhos de conclusão de curso que apresentam temática parecida com o estudo em questão. Para compreender a importância da literatura no desenvolvimento da imaginação da criança, é necessário em um primeiro momento conhecer um pouco da história da literatura infantil, nos ater ao papel do professor como mediador desse processo do desenvolvimento, compreender o lugar que a literatura tem ocupado em sala de aula, bem como sua importância para a criança, a importância dos livros que apresentam apenas imagens e a breve compreensão do processo de imaginação. Faz-se necessário também trazer a compreensão de que a fantasia não se dissocia da vida real, ela faz parte do processo de compreensão da realidade - na qual a criança esta inserida - pelo qual ela passa em seus diferentes estágios de desenvolvimento, e que partir da imaginação é que são desenvolvidas diversas outras áreas de sua vida. Através desse estudo foi possível compreender a grande importância do professor durante todo o processo de desenvolvimento das crianças, bem como a relação estabelecida entre criança, história e imaginação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-18T19:00:38Z
2022-10-18T19:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237111
url http://hdl.handle.net/11449/237111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129305386942464