Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/100272
Resumo: As histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.
id UNSP_da5bc1364b15f991d115248f31cc8c16
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/100272
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básicaHistórias em quadrinhos - EducaçãoArte - EducaçãoArte seqüencialEnsino fundamentalEnsino médioComicsSequential artsArt - EducationAs histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.Comic books compose a media that mixes different artistic expressions with communication, creating a vessel through which the reader can be a part of the story, creating scenes, sounds, voices using the dialogues on the balloons, or even making new stories with the characters. However, Comics have suffered, since their inception, with suspicion and devalue if compared with other arts. This research concerns itself with the question: Are Comics a good tool to educate? To address that, I developed a research about the history of the editorial Comics, the readers and the professionals in Brazil. I explored the action of Comics in the different layers of teaching, proposing different activities with Comics in the official grade of regular education. Finally, I present the history of Projeto Mamute (Mammoth's Project) in the period of 2003 - 2005, and the comics we produced within the project, during that period.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]2014-06-11T19:30:32Z2014-06-11T19:30:32Z2006-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 f. : il.application/pdfPESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/100272000459074pessoa_ar_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
title Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
spellingShingle Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
Histórias em quadrinhos - Educação
Arte - Educação
Arte seqüencial
Ensino fundamental
Ensino médio
Comics
Sequential arts
Art - Education
title_short Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
title_full Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
title_fullStr Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
title_full_unstemmed Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
title_sort Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
author Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
author_facet Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos - Educação
Arte - Educação
Arte seqüencial
Ensino fundamental
Ensino médio
Comics
Sequential arts
Art - Education
topic Histórias em quadrinhos - Educação
Arte - Educação
Arte seqüencial
Ensino fundamental
Ensino médio
Comics
Sequential arts
Art - Education
description As histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-20
2014-06-11T19:30:32Z
2014-06-11T19:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/100272
000459074
pessoa_ar_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
000459074
pessoa_ar_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/100272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546473023864832