Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/100272 |
Resumo: | As histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005. |
id |
UNSP_da5bc1364b15f991d115248f31cc8c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/100272 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básicaHistórias em quadrinhos - EducaçãoArte - EducaçãoArte seqüencialEnsino fundamentalEnsino médioComicsSequential artsArt - EducationAs histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.Comic books compose a media that mixes different artistic expressions with communication, creating a vessel through which the reader can be a part of the story, creating scenes, sounds, voices using the dialogues on the balloons, or even making new stories with the characters. However, Comics have suffered, since their inception, with suspicion and devalue if compared with other arts. This research concerns itself with the question: Are Comics a good tool to educate? To address that, I developed a research about the history of the editorial Comics, the readers and the professionals in Brazil. I explored the action of Comics in the different layers of teaching, proposing different activities with Comics in the official grade of regular education. Finally, I present the history of Projeto Mamute (Mammoth's Project) in the period of 2003 - 2005, and the comics we produced within the project, during that period.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP]2014-06-11T19:30:32Z2014-06-11T19:30:32Z2006-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 f. : il.application/pdfPESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.http://hdl.handle.net/11449/100272000459074pessoa_ar_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/100272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
title |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
spellingShingle |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP] Histórias em quadrinhos - Educação Arte - Educação Arte seqüencial Ensino fundamental Ensino médio Comics Sequential arts Art - Education |
title_short |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
title_full |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
title_fullStr |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
title_full_unstemmed |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
title_sort |
Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica |
author |
Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP] |
author_facet |
Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filho, João Cardoso Palma [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Alberto Ricardo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos - Educação Arte - Educação Arte seqüencial Ensino fundamental Ensino médio Comics Sequential arts Art - Education |
topic |
Histórias em quadrinhos - Educação Arte - Educação Arte seqüencial Ensino fundamental Ensino médio Comics Sequential arts Art - Education |
description |
As histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-20 2014-06-11T19:30:32Z 2014-06-11T19:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006. http://hdl.handle.net/11449/100272 000459074 pessoa_ar_me_ia.pdf 33004013063P4 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006. 000459074 pessoa_ar_me_ia.pdf 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/100272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
183 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546473023864832 |