Hip Hop no currículo do estado de São Paulo: possibilidades e desafios. -

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Julia Abreu de [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155768
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000889200.pdf
Resumo: O Hip Hop é considerado uma cultura, que surge nos guetos de Nova Iorque nos Estados Unidos, aproximadamente em 1970, como um movimento social iniciado em sua grande parte por negros, se tornando popular no Brasil em São Paulo em meados da década de 1980. A cultura Hip Hop envolve basicamente quatro elementos sendo esses, representando o campo da música, o MC (mestre de cerimônia) e o DJ (disc jockey responsável pela produção musical), representando a dança o B-boy (break e street dancer), e as artes visuais com o Grafite (expressão gráfica da cultura urbana). Desde 2008 o Hip Hop foi incluído como conteúdo da disciplina de Educação Física proposto pelo Currículo do Estado de São Paulo, nos anos finais do ensino fundamental (9º ano) e do ensino médio (3º ano). Contudo, apesar das diversas possibilidades que a modalidade pode oferecer, e no Currículo do Estado de São Paulo conter orientações para aplicações do conteúdo, distribuídos em contextualização histórica e ênfase no street dance, pouco se sabe como ocorre, e se ocorre, o desenvolvimento deste conteúdo nas escolas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi investigar como o conteúdo Hip-Hop é desenvolvido, a partir do currículo do Estado de São Paulo, por professores de Educação Física. Foi utilizado como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de duas etapas: Etapa 1: Entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Etapa 2: elaboração de um vídeo didático relacionado a temática do Hip Hop. Deste modo, foi possível constatar que os professores utilizam o material da proposta curricular e consideram um conteúdo possível para se tratar na escola, porém ainda existem diversas dificuldades, tornando-se necessário o uso de outros materiais que possam auxiliar na prática pedagógica do professor
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