Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204696
Resumo: Esta tese analisa três narrativas brasileiras contemporâneas – Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho; Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), de Valêncio Xavier; e Divórcio (2013), de Ricardo Lísias – em seu ponto de contato: a infiltração dos autores como personagens das tramas narrativas através da utilização de fotografias e menções a seus nomes próprios. Também cabe sublinhar que todos esses textos são constituídos por documentos referentes a acontecimentos reais convertidos em ficção. Para compreendermos esse hibridismo, nos fundamentamos teoricamente nos conceitos de inespecificidade e de campo expansivo, de Florencia Garramuño (2014); na intersecção de política e arte com Jacques Rancière (2009); e nos conceitos simulacro e simulação, de Jean Baudrillard (1991), com vistas a demonstrar como nesses textos não apenas os autores atuam como ficções de seus livros, mas como eles podem contaminar a realidade na expansão a outros meios e suportes de circulação do literário. Como abordagem metodológica, levantamos uma bibliografia sobre os campos literário e fotográfico para suprir a necessidade de passos metodológicos convenientes à análise desses objetos inespecíficos. Para isso, mergulhamos em uma proposta aludida lateralmente por Roland Barthes n’A câmara clara (1984): uma “História do Olhar”. Com o auxílio do material teórico narratológico de Gérard Genette (1995) e de Mieke Bal (1990), entrelaçamos essa terminologia a dos estudos barthesianos e constituímos a História dos Olhares aludida pelo intelectual francês com vistas a sugerir caminhos metodológicos aos estudiosos de objetos inespecíficos, principalmente os parecidos aos que estudamos. Nossa hipótese inicial de trabalho dizia respeito às razões da infiltração, da expansão e da aparente inespecificidade desses textos denotarem o envolvimento com simulacros de seus autores. Confirmada essa hipótese, a nossa pergunta de pesquisa foi: como o simulacro autoral correspondia a outra via de produção da inespecificidade literatura-fotografia? Como tese defendemos que, em linhas gerais, esse apelo ao simulacro autoral é uma brecha da produção inespecífica que avança pelas frestas de outros gêneros e campos do conhecimento como aparente renovação à importância dada à presença autoral e esboroa a subjetividade implícita nesses meios de circulação.
id UNSP_da754495a2984d80c1be15961070689d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204696
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão¿Mi historia sin mí?: la prosa brasileña contemporánea, su fotografía y expansiónProsa brasileira contemporâneaFotografiasNove noitesRremembranças da menina de rua morta nuaDivórcioEsta tese analisa três narrativas brasileiras contemporâneas – Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho; Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), de Valêncio Xavier; e Divórcio (2013), de Ricardo Lísias – em seu ponto de contato: a infiltração dos autores como personagens das tramas narrativas através da utilização de fotografias e menções a seus nomes próprios. Também cabe sublinhar que todos esses textos são constituídos por documentos referentes a acontecimentos reais convertidos em ficção. Para compreendermos esse hibridismo, nos fundamentamos teoricamente nos conceitos de inespecificidade e de campo expansivo, de Florencia Garramuño (2014); na intersecção de política e arte com Jacques Rancière (2009); e nos conceitos simulacro e simulação, de Jean Baudrillard (1991), com vistas a demonstrar como nesses textos não apenas os autores atuam como ficções de seus livros, mas como eles podem contaminar a realidade na expansão a outros meios e suportes de circulação do literário. Como abordagem metodológica, levantamos uma bibliografia sobre os campos literário e fotográfico para suprir a necessidade de passos metodológicos convenientes à análise desses objetos inespecíficos. Para isso, mergulhamos em uma proposta aludida lateralmente por Roland Barthes n’A câmara clara (1984): uma “História do Olhar”. Com o auxílio do material teórico narratológico de Gérard Genette (1995) e de Mieke Bal (1990), entrelaçamos essa terminologia a dos estudos barthesianos e constituímos a História dos Olhares aludida pelo intelectual francês com vistas a sugerir caminhos metodológicos aos estudiosos de objetos inespecíficos, principalmente os parecidos aos que estudamos. Nossa hipótese inicial de trabalho dizia respeito às razões da infiltração, da expansão e da aparente inespecificidade desses textos denotarem o envolvimento com simulacros de seus autores. Confirmada essa hipótese, a nossa pergunta de pesquisa foi: como o simulacro autoral correspondia a outra via de produção da inespecificidade literatura-fotografia? Como tese defendemos que, em linhas gerais, esse apelo ao simulacro autoral é uma brecha da produção inespecífica que avança pelas frestas de outros gêneros e campos do conhecimento como aparente renovação à importância dada à presença autoral e esboroa a subjetividade implícita nesses meios de circulação.Esta tesis analiza el punto de contacto de tres narrativas brasileñas contemporáneas – Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho; Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), de Valêncio Xavier; y Divórcio (2013), de Ricardo Lísias: la infiltración de los autores como personajes de los argumentos de los libros a través del uso de fotografías y menciones a sus nombres propios. También es cabido señalar que esos textos están constituidos por documentos referentes a hechos reales convertidos en ficción. Para comprender esta hibridación, nos basamos teóricamente en los conceptos de no especificidad y campo expansivo, de Florencia Garramuño (2014); en la intersección de la política y del arte con Jacques Rancière (2009); y en los conceptos de simulacro y simulación, con Jean Baudrillard (1991); para señalar cómo en estos textos no sólo los autores actúan como ficciones de sus libros, sino contaminan la realidad a través de la expansión a otros medios y soportes de circulación del literario. Como enfoque metodológico, hemos planteado una bibliografía sobre los campos literario y fotográfico para suplir la necesidad de pasos metodológicos convenientes al análisis de objetos no específicos. Para ello, nos sumergimos en una propuesta aludida por Roland Barthes en La cámara clara (1984): una “Historia de la Mirada”. Con la ayuda del material narratológico teórico de Gérard Genette (1995) y de Mieke Bal (1990), hemos entrelazado esa terminología a la de los estudios barthesianos para constituir esa Historia de la Mirada mencionada por el intelectual francés con el fin de sugerir caminos metodológicos a los estudiosos de objetos no específicos, especialmente los similares a los que estudiamos. La hipótesis de nuestro trabajo inicial se refería a cómo la infiltración, la expansión y la aparente no especificidad de los textos denotan simulacros de sus autores. Confirmada esta hipótesis, nuestra pregunta de investigación fue: ¿Cómo el simulacro de los autores correspondía a otra forma de producir no específica literaria y fotográfica? Como tesis, defendemos que, en líneas generales, la llamada al simulacro de la autoría es una ruptura de esa producción no específica que avanza por los huecos de otros géneros y campos del conocimiento como una aparente renovación de la importancia a la presencia de la autoría y exposición de la subjetividad implícita en los medios de circulación.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.180346/2007-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Rejane Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]2021-05-19T12:11:12Z2021-05-19T12:11:12Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20469633004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:21:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204696Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T19:21:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
¿Mi historia sin mí?: la prosa brasileña contemporánea, su fotografía y expansión
title Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
spellingShingle Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]
Prosa brasileira contemporânea
Fotografias
Nove noites
Rremembranças da menina de rua morta nua
Divórcio
title_short Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
title_full Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
title_fullStr Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
title_full_unstemmed Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
title_sort Eu não estou lá?: a prosa brasileira contemporânea, sua fotografia e expansão
author Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]
author_facet Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Rejane Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolognin, Renan Augusto Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prosa brasileira contemporânea
Fotografias
Nove noites
Rremembranças da menina de rua morta nua
Divórcio
topic Prosa brasileira contemporânea
Fotografias
Nove noites
Rremembranças da menina de rua morta nua
Divórcio
description Esta tese analisa três narrativas brasileiras contemporâneas – Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho; Rremembranças da menina de rua morta nua (2006), de Valêncio Xavier; e Divórcio (2013), de Ricardo Lísias – em seu ponto de contato: a infiltração dos autores como personagens das tramas narrativas através da utilização de fotografias e menções a seus nomes próprios. Também cabe sublinhar que todos esses textos são constituídos por documentos referentes a acontecimentos reais convertidos em ficção. Para compreendermos esse hibridismo, nos fundamentamos teoricamente nos conceitos de inespecificidade e de campo expansivo, de Florencia Garramuño (2014); na intersecção de política e arte com Jacques Rancière (2009); e nos conceitos simulacro e simulação, de Jean Baudrillard (1991), com vistas a demonstrar como nesses textos não apenas os autores atuam como ficções de seus livros, mas como eles podem contaminar a realidade na expansão a outros meios e suportes de circulação do literário. Como abordagem metodológica, levantamos uma bibliografia sobre os campos literário e fotográfico para suprir a necessidade de passos metodológicos convenientes à análise desses objetos inespecíficos. Para isso, mergulhamos em uma proposta aludida lateralmente por Roland Barthes n’A câmara clara (1984): uma “História do Olhar”. Com o auxílio do material teórico narratológico de Gérard Genette (1995) e de Mieke Bal (1990), entrelaçamos essa terminologia a dos estudos barthesianos e constituímos a História dos Olhares aludida pelo intelectual francês com vistas a sugerir caminhos metodológicos aos estudiosos de objetos inespecíficos, principalmente os parecidos aos que estudamos. Nossa hipótese inicial de trabalho dizia respeito às razões da infiltração, da expansão e da aparente inespecificidade desses textos denotarem o envolvimento com simulacros de seus autores. Confirmada essa hipótese, a nossa pergunta de pesquisa foi: como o simulacro autoral correspondia a outra via de produção da inespecificidade literatura-fotografia? Como tese defendemos que, em linhas gerais, esse apelo ao simulacro autoral é uma brecha da produção inespecífica que avança pelas frestas de outros gêneros e campos do conhecimento como aparente renovação à importância dada à presença autoral e esboroa a subjetividade implícita nesses meios de circulação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T12:11:12Z
2021-05-19T12:11:12Z
2021-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204696
33004030016P0
url http://hdl.handle.net/11449/204696
identifier_str_mv 33004030016P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649576610037760