Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4MQ== http://hdl.handle.net/11449/146754 |
Resumo: | Trata-se de um projeto de extensão universitária que tem como objetivo geral promover a inclusão digital dos alunos da UNATI da Unesp Marília na identificação de características específicas provenientes do estudo do processo de envelhecimento humano, com vistas ao desenvolvimento de habilidades, competências e autonomia junto aos idosos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e na apropriação da informação disponibilizada nos ambientes, recursos e serviços da Internet. Em paralelo à investigação dessas características, procuramos discutir e analisar a aplicação da Arquitetura da Informação Digital em ambientes informacionais digitais colaborativos, o que contribui para a identificação de elementos que favoreçam a inclusão desses sujeitos no ambiente digital. Métodos: Para atingir os objetivos, temos como suporte a metodologia da pesquisa-ação, uma pesquisa social que associa o desenvolvimento de ações à resolução de um problema coletivo. Nesse tipo de investigação, os atores participam de modo cooperativo, o que contribui para que os participantes da pesquisa atuem de maneira ativa na identificação dos problemas de pesquisa e no planejamento e desenvolvimeto dos objetivos e ações para resolver esses problemas. No que concerne ao projeto de extensão, mais especificamente aos cursos de informática, foram coletados e analisados dados provenientes da aplicação de um questionário para a avaliação das atividades desenvolvidas, com pontuação no grau de dificuldades e facilidades no desempenho de tarefas específicas, e para obter sugestões sobre temas de interesse a serem abordados. Resultados: Os resultados desta aplicação foram extraídos do questionário respondido por 27 alunos, onde foi comprovado que 80% dos alunos tiverem pouca dificuldade e os outros 20% tiveram dificuldade mediana na realização das tarefas aplicadas. Nas sugestões, ficou evidente que os alunos estavam satisfeitos com a dinâmica apresentada e que gostariam de atualizar seus conhecimentos a partir das aulas.. Considerações finais: Podemos destacar que, desde o início deste projeto, os alunos vêm adquirindo autonomia na utilização dos recursos e serviços da Internet, em especial aqueles proporcionados pela Web 2.0, em que a utilização de rede sociais proporciona a satisfação em poder estar em contato com as pessoas as quais estimam. Sendo assim, conseguem continuar inseridos no contexto familiar, de trabalho e profissional, o que permite melhor qualidade de vida. Percebemos que a inclusão digital está sendo direcionada para a inclusão social. Vale destacar que este trabalho colaborativo é desenvolvido entre pesquisadores, alunos da UNATI e alunos de Graduação e Pós-Graduação, o que nos proporciona a integração importante e motivadora para a continuação do projeto. |
id |
UNSP_da9fd6c465a19469381bda8ee24751e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146754 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP MaríliaUNATITecnologias da informação e comunicaçãoArquitetura da informaçãoInformáticaTrata-se de um projeto de extensão universitária que tem como objetivo geral promover a inclusão digital dos alunos da UNATI da Unesp Marília na identificação de características específicas provenientes do estudo do processo de envelhecimento humano, com vistas ao desenvolvimento de habilidades, competências e autonomia junto aos idosos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e na apropriação da informação disponibilizada nos ambientes, recursos e serviços da Internet. Em paralelo à investigação dessas características, procuramos discutir e analisar a aplicação da Arquitetura da Informação Digital em ambientes informacionais digitais colaborativos, o que contribui para a identificação de elementos que favoreçam a inclusão desses sujeitos no ambiente digital. Métodos: Para atingir os objetivos, temos como suporte a metodologia da pesquisa-ação, uma pesquisa social que associa o desenvolvimento de ações à resolução de um problema coletivo. Nesse tipo de investigação, os atores participam de modo cooperativo, o que contribui para que os participantes da pesquisa atuem de maneira ativa na identificação dos problemas de pesquisa e no planejamento e desenvolvimeto dos objetivos e ações para resolver esses problemas. No que concerne ao projeto de extensão, mais especificamente aos cursos de informática, foram coletados e analisados dados provenientes da aplicação de um questionário para a avaliação das atividades desenvolvidas, com pontuação no grau de dificuldades e facilidades no desempenho de tarefas específicas, e para obter sugestões sobre temas de interesse a serem abordados. Resultados: Os resultados desta aplicação foram extraídos do questionário respondido por 27 alunos, onde foi comprovado que 80% dos alunos tiverem pouca dificuldade e os outros 20% tiveram dificuldade mediana na realização das tarefas aplicadas. Nas sugestões, ficou evidente que os alunos estavam satisfeitos com a dinâmica apresentada e que gostariam de atualizar seus conhecimentos a partir das aulas.. Considerações finais: Podemos destacar que, desde o início deste projeto, os alunos vêm adquirindo autonomia na utilização dos recursos e serviços da Internet, em especial aqueles proporcionados pela Web 2.0, em que a utilização de rede sociais proporciona a satisfação em poder estar em contato com as pessoas as quais estimam. Sendo assim, conseguem continuar inseridos no contexto familiar, de trabalho e profissional, o que permite melhor qualidade de vida. Percebemos que a inclusão digital está sendo direcionada para a inclusão social. Vale destacar que este trabalho colaborativo é desenvolvido entre pesquisadores, alunos da UNATI e alunos de Graduação e Pós-Graduação, o que nos proporciona a integração importante e motivadora para a continuação do projeto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP]Brito, Jean Fernandes [UNESP]Lanzi, Lucirene Catini [UNESP]Ferreira, Ana Maria Ferreira da Costa [UNESP]Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP]Vechiato, Fernando Luiz [UNESP]Fioravanti, Denise Cristina Belan [UNESP]2017-01-02T15:39:28Z2017-01-02T15:39:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09881application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4MQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09680http://hdl.handle.net/11449/1467542013-09881-marsulo.pdf73905739276360690000-0002-4216-0374PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T17:47:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146754Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T17:47:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
title |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
spellingShingle |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] UNATI Tecnologias da informação e comunicação Arquitetura da informação Informática |
title_short |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
title_full |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
title_fullStr |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
title_sort |
Inclusão digital dos alunos da universidade aberta à terceira idade: UNATI/UNESP Marília |
author |
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] |
author_facet |
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP] Brito, Jean Fernandes [UNESP] Lanzi, Lucirene Catini [UNESP] Ferreira, Ana Maria Ferreira da Costa [UNESP] Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP] Vechiato, Fernando Luiz [UNESP] Fioravanti, Denise Cristina Belan [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP] Brito, Jean Fernandes [UNESP] Lanzi, Lucirene Catini [UNESP] Ferreira, Ana Maria Ferreira da Costa [UNESP] Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP] Vechiato, Fernando Luiz [UNESP] Fioravanti, Denise Cristina Belan [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP] Marsulo, Thabyta Giraldelli [UNESP] Brito, Jean Fernandes [UNESP] Lanzi, Lucirene Catini [UNESP] Ferreira, Ana Maria Ferreira da Costa [UNESP] Oliveira, Henry Poncio Cruz de [UNESP] Vechiato, Fernando Luiz [UNESP] Fioravanti, Denise Cristina Belan [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
UNATI Tecnologias da informação e comunicação Arquitetura da informação Informática |
topic |
UNATI Tecnologias da informação e comunicação Arquitetura da informação Informática |
description |
Trata-se de um projeto de extensão universitária que tem como objetivo geral promover a inclusão digital dos alunos da UNATI da Unesp Marília na identificação de características específicas provenientes do estudo do processo de envelhecimento humano, com vistas ao desenvolvimento de habilidades, competências e autonomia junto aos idosos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e na apropriação da informação disponibilizada nos ambientes, recursos e serviços da Internet. Em paralelo à investigação dessas características, procuramos discutir e analisar a aplicação da Arquitetura da Informação Digital em ambientes informacionais digitais colaborativos, o que contribui para a identificação de elementos que favoreçam a inclusão desses sujeitos no ambiente digital. Métodos: Para atingir os objetivos, temos como suporte a metodologia da pesquisa-ação, uma pesquisa social que associa o desenvolvimento de ações à resolução de um problema coletivo. Nesse tipo de investigação, os atores participam de modo cooperativo, o que contribui para que os participantes da pesquisa atuem de maneira ativa na identificação dos problemas de pesquisa e no planejamento e desenvolvimeto dos objetivos e ações para resolver esses problemas. No que concerne ao projeto de extensão, mais especificamente aos cursos de informática, foram coletados e analisados dados provenientes da aplicação de um questionário para a avaliação das atividades desenvolvidas, com pontuação no grau de dificuldades e facilidades no desempenho de tarefas específicas, e para obter sugestões sobre temas de interesse a serem abordados. Resultados: Os resultados desta aplicação foram extraídos do questionário respondido por 27 alunos, onde foi comprovado que 80% dos alunos tiverem pouca dificuldade e os outros 20% tiveram dificuldade mediana na realização das tarefas aplicadas. Nas sugestões, ficou evidente que os alunos estavam satisfeitos com a dinâmica apresentada e que gostariam de atualizar seus conhecimentos a partir das aulas.. Considerações finais: Podemos destacar que, desde o início deste projeto, os alunos vêm adquirindo autonomia na utilização dos recursos e serviços da Internet, em especial aqueles proporcionados pela Web 2.0, em que a utilização de rede sociais proporciona a satisfação em poder estar em contato com as pessoas as quais estimam. Sendo assim, conseguem continuar inseridos no contexto familiar, de trabalho e profissional, o que permite melhor qualidade de vida. Percebemos que a inclusão digital está sendo direcionada para a inclusão social. Vale destacar que este trabalho colaborativo é desenvolvido entre pesquisadores, alunos da UNATI e alunos de Graduação e Pós-Graduação, o que nos proporciona a integração importante e motivadora para a continuação do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:28Z 2017-01-02T15:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4MQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09680 http://hdl.handle.net/11449/146754 2013-09881-marsulo.pdf 7390573927636069 0000-0002-4216-0374 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg4MQ== http://hdl.handle.net/11449/146754 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09680 2013-09881-marsulo.pdf 7390573927636069 0000-0002-4216-0374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09881 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128199984414720 |