Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elias Oliveira Vieira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236048
Resumo: O presente trabalho apresenta uma investigação da interação existente no processo de aprendizagem com graduandos em Licenciatura em Matemática, a partir de uma sequência didática para estudo de funções, com uso do software Geogebra, em ambiente virtual. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram coletados de forma online durante o período de pandemia de COVID-19, tendo como participantes estudantes da disciplina Funções Elementares, no formato do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste trabalho é a compreensão da importância do processo de interação dos estudantes durante a construção de processos mentais e produção de significados para conteúdos matemáticos, em especial, no tema “Funções Reais”. Buscou-se alcançar o objetivo a partir da análise dos discursos e do encadeamento das resoluções das atividades propostas na sequência didática para o trabalho em duplas com o uso do software Geogebra. A análise foi desenvolvida à luz das contribuições de James Wertsch da Psicologia Sociocultural e realizada através da observação dos vídeos produzidos pela tela do equipamento das duplas e dos áudios que retratam a interação da dupla, visando à compreensão da importância desse processo na aprendizagem desse tema matemático. O pesquisador utilizou a plataforma Google Classroom para encontros virtuais sistemáticos com todos os participantes da pesquisa, e envio de vídeos. Esteve sempre à disposição dos participantes para resolução das dúvidas.
id UNSP_dace3c963b8ad6bcf0148f2e0f7cc2c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236048
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencialUse of geogebra in the study of real functions of undergraduate students in Mathematics teaching: work in pairs in emergency remote teachingEducaçãoMatemáticaEnsino à distânciaGeoGebra (Software de computador)Funções (Matemática)EducationMathematicsGeoGebra (Computer software)FunctionsOnline teachingO presente trabalho apresenta uma investigação da interação existente no processo de aprendizagem com graduandos em Licenciatura em Matemática, a partir de uma sequência didática para estudo de funções, com uso do software Geogebra, em ambiente virtual. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram coletados de forma online durante o período de pandemia de COVID-19, tendo como participantes estudantes da disciplina Funções Elementares, no formato do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste trabalho é a compreensão da importância do processo de interação dos estudantes durante a construção de processos mentais e produção de significados para conteúdos matemáticos, em especial, no tema “Funções Reais”. Buscou-se alcançar o objetivo a partir da análise dos discursos e do encadeamento das resoluções das atividades propostas na sequência didática para o trabalho em duplas com o uso do software Geogebra. A análise foi desenvolvida à luz das contribuições de James Wertsch da Psicologia Sociocultural e realizada através da observação dos vídeos produzidos pela tela do equipamento das duplas e dos áudios que retratam a interação da dupla, visando à compreensão da importância desse processo na aprendizagem desse tema matemático. O pesquisador utilizou a plataforma Google Classroom para encontros virtuais sistemáticos com todos os participantes da pesquisa, e envio de vídeos. Esteve sempre à disposição dos participantes para resolução das dúvidas.The present work presents an investigation of the existing interaction in the learning process with undergraduate students in Mathematics Teaching, from a didactic sequence for the study of functions, using the Geogebra software, in a virtual environment. This is a qualitative case study, whose data were collected online during the COVID-19 pandemic period, with students from the Elementary Functions discipline, in the format of . The objective of this work is to understand the importance of the students' interaction process during the construction of mental processes and production of meanings for mathematical contents, especially in the theme "Real Functions". We sought to achieve the objective from the analysis of discourses and the chaining of the resolutions of the activities proposed in the didactic sequence for working in pairs using the Geogebra software. The analysis was developed in the light of the contributions of James Wertsch in Sociocultural Psychology and carried out through the observation of the videos produced by the pairs' equipment screen and the audios that portray the interaction of the pair, aiming at understanding the importance of this process in the learning of this mathematical theme. The researcher used the Google Classroom platform for systematic virtual meetings with all research participants, and sending videos. He was always available to the participants to resolve doubts.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Emília de Mendonça Rosa [UNESP]Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Elias Oliveira Vieira dos2022-08-09T11:44:55Z2022-08-09T11:44:55Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:28:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:12:03.419565Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
Use of geogebra in the study of real functions of undergraduate students in Mathematics teaching: work in pairs in emergency remote teaching
title Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
spellingShingle Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
Santos, Elias Oliveira Vieira dos
Educação
Matemática
Ensino à distância
GeoGebra (Software de computador)
Funções (Matemática)
Education
Mathematics
GeoGebra (Computer software)
Functions
Online teaching
title_short Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
title_full Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
title_fullStr Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
title_sort Uso do geogebra no estudo de funções reais de licenciandos em Matemática: trabalho em duplas no ensino remoto emergencial
author Santos, Elias Oliveira Vieira dos
author_facet Santos, Elias Oliveira Vieira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Emília de Mendonça Rosa [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elias Oliveira Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
Ensino à distância
GeoGebra (Software de computador)
Funções (Matemática)
Education
Mathematics
GeoGebra (Computer software)
Functions
Online teaching
topic Educação
Matemática
Ensino à distância
GeoGebra (Software de computador)
Funções (Matemática)
Education
Mathematics
GeoGebra (Computer software)
Functions
Online teaching
description O presente trabalho apresenta uma investigação da interação existente no processo de aprendizagem com graduandos em Licenciatura em Matemática, a partir de uma sequência didática para estudo de funções, com uso do software Geogebra, em ambiente virtual. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram coletados de forma online durante o período de pandemia de COVID-19, tendo como participantes estudantes da disciplina Funções Elementares, no formato do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo deste trabalho é a compreensão da importância do processo de interação dos estudantes durante a construção de processos mentais e produção de significados para conteúdos matemáticos, em especial, no tema “Funções Reais”. Buscou-se alcançar o objetivo a partir da análise dos discursos e do encadeamento das resoluções das atividades propostas na sequência didática para o trabalho em duplas com o uso do software Geogebra. A análise foi desenvolvida à luz das contribuições de James Wertsch da Psicologia Sociocultural e realizada através da observação dos vídeos produzidos pela tela do equipamento das duplas e dos áudios que retratam a interação da dupla, visando à compreensão da importância desse processo na aprendizagem desse tema matemático. O pesquisador utilizou a plataforma Google Classroom para encontros virtuais sistemáticos com todos os participantes da pesquisa, e envio de vídeos. Esteve sempre à disposição dos participantes para resolução das dúvidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-09T11:44:55Z
2022-08-09T11:44:55Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236048
url http://hdl.handle.net/11449/236048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129404353642496