O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aversa, Vinicius de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204217
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de analisar o impacto e a efetividade de duas políticas adotadas pela Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP) que tem por objetivo a democratização do acesso à universidade pública. A partir de 2010 a VUNESP alterou a forma de elaboração do vestibular da UNESP numa investida no sentido da aproximação curricular. Segundo o novo posicionamento da VUNESP, as provas, a partir daquele ano, deveriam ser elaboradas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Propostas Curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (PCESP), ou seja, embasadas pelos mesmos pressupostos teórico-pedagógico presentes nos documentos oficiais que orientam o ensino público no estado, o que significa uma aproximação intencional entre o vestibular da UNESP e o ensino oferecido pela rede estadual pública de educação básica. Em 2014 outra medida foi tomada no sentido de democratizar o acesso à universidade pública, a política de cotas, que reservaria progressivamente até 50% das vagas a candidatos que tivessem cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Por meio da composição de uma matriz de banco de dados dos vestibulandos, obtida junto a VUNESP, foram analisadas as principais características socioeconômicas dos candidatos: renda, etnia, sexo, procedência (escola pública/privada) relacionando-as ao desempenho dos mesmos, com a intenção de identificar quais as principais variáveis, dentro desse espectro, que determinam o desempenho no vestibular. A pesquisa está fundamentada na análise do desempenho dos candidatos com a intenção de demonstrar que não foi a política de aproximação curricular adotada em 2010 pela VUNESP que garantiu o acesso dos estudantes das escolas públicas na universidade pública, mas sim a política de cotas.
id UNSP_db40f53b0638dd844e1ba36e482726bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204217
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusãoThe entrance exam of UNESP: between curriculum policy and inclusion policyVestibularDesempenhoCotasUniversidadeAcessoEntrance examPerformanceQuotasUniversityAccessEste trabalho tem a finalidade de analisar o impacto e a efetividade de duas políticas adotadas pela Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP) que tem por objetivo a democratização do acesso à universidade pública. A partir de 2010 a VUNESP alterou a forma de elaboração do vestibular da UNESP numa investida no sentido da aproximação curricular. Segundo o novo posicionamento da VUNESP, as provas, a partir daquele ano, deveriam ser elaboradas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Propostas Curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (PCESP), ou seja, embasadas pelos mesmos pressupostos teórico-pedagógico presentes nos documentos oficiais que orientam o ensino público no estado, o que significa uma aproximação intencional entre o vestibular da UNESP e o ensino oferecido pela rede estadual pública de educação básica. Em 2014 outra medida foi tomada no sentido de democratizar o acesso à universidade pública, a política de cotas, que reservaria progressivamente até 50% das vagas a candidatos que tivessem cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Por meio da composição de uma matriz de banco de dados dos vestibulandos, obtida junto a VUNESP, foram analisadas as principais características socioeconômicas dos candidatos: renda, etnia, sexo, procedência (escola pública/privada) relacionando-as ao desempenho dos mesmos, com a intenção de identificar quais as principais variáveis, dentro desse espectro, que determinam o desempenho no vestibular. A pesquisa está fundamentada na análise do desempenho dos candidatos com a intenção de demonstrar que não foi a política de aproximação curricular adotada em 2010 pela VUNESP que garantiu o acesso dos estudantes das escolas públicas na universidade pública, mas sim a política de cotas.This work aims to analyze the impact and effectiveness of two policies adopted by the Foundation for the Vestibular of UNESP (VUNESP) which aims to democratize access to public universities. As of 2010, VUNESP changed the way in which UNESP entrance exams were prepared in an effort by a new curricular approach. According to the new positioning of VUNESP, the tests, from that year onwards, should be prepared in accordance with the National Curriculum Parameters (PCN) and the Curricular Proposals of the São Paulo State Department of Education (PCESP), that is, supported by the same theoretical-pedagogical assumptions present in the official documents that guide public education in the state, which means an intentional approximation between the UNESP entrance exam and the teaching offered by the public state network of basic education. In 2014, another measure was taken to democratize access to public universities, the quota policy, which would progressively reserve up to 50% of the vacancies to candidates who had completed high school in public schools. By means of the composition of a database database for university students, obtained from VUNESP, the main socioeconomic characteristics of the candidates were analyzed: income, ethnicity, sex, origin (public / private school), relating them to their performance, with the intention to identify which are the main variables, within this spectrum, that determine the performance in the entrance exam. The research is based on the analysis of the candidates' performance with the intention of demonstrating that it was not the policy of curricular approximation adopted in 2010 by VUNESP that guaranteed the access of students from public schools to the public university, but the policy of quotas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, José Gilberto de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aversa, Vinicius de Oliveira2021-03-29T14:11:40Z2021-03-29T14:11:40Z2021-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20421733004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:10:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204217Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:33:24.105691Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
The entrance exam of UNESP: between curriculum policy and inclusion policy
title O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
spellingShingle O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
Aversa, Vinicius de Oliveira
Vestibular
Desempenho
Cotas
Universidade
Acesso
Entrance exam
Performance
Quotas
University
Access
title_short O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
title_full O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
title_fullStr O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
title_full_unstemmed O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
title_sort O vestibular da UNESP: entre a política curricular e a política de inclusão
author Aversa, Vinicius de Oliveira
author_facet Aversa, Vinicius de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, José Gilberto de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aversa, Vinicius de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Vestibular
Desempenho
Cotas
Universidade
Acesso
Entrance exam
Performance
Quotas
University
Access
topic Vestibular
Desempenho
Cotas
Universidade
Acesso
Entrance exam
Performance
Quotas
University
Access
description Este trabalho tem a finalidade de analisar o impacto e a efetividade de duas políticas adotadas pela Fundação para o Vestibular da UNESP (VUNESP) que tem por objetivo a democratização do acesso à universidade pública. A partir de 2010 a VUNESP alterou a forma de elaboração do vestibular da UNESP numa investida no sentido da aproximação curricular. Segundo o novo posicionamento da VUNESP, as provas, a partir daquele ano, deveriam ser elaboradas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Propostas Curriculares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (PCESP), ou seja, embasadas pelos mesmos pressupostos teórico-pedagógico presentes nos documentos oficiais que orientam o ensino público no estado, o que significa uma aproximação intencional entre o vestibular da UNESP e o ensino oferecido pela rede estadual pública de educação básica. Em 2014 outra medida foi tomada no sentido de democratizar o acesso à universidade pública, a política de cotas, que reservaria progressivamente até 50% das vagas a candidatos que tivessem cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Por meio da composição de uma matriz de banco de dados dos vestibulandos, obtida junto a VUNESP, foram analisadas as principais características socioeconômicas dos candidatos: renda, etnia, sexo, procedência (escola pública/privada) relacionando-as ao desempenho dos mesmos, com a intenção de identificar quais as principais variáveis, dentro desse espectro, que determinam o desempenho no vestibular. A pesquisa está fundamentada na análise do desempenho dos candidatos com a intenção de demonstrar que não foi a política de aproximação curricular adotada em 2010 pela VUNESP que garantiu o acesso dos estudantes das escolas públicas na universidade pública, mas sim a política de cotas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29T14:11:40Z
2021-03-29T14:11:40Z
2021-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204217
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/204217
identifier_str_mv 33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128826138427392