A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/137822 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação. |
id |
UNSP_db6b0c257c335dd676879429fb9d77f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/137822 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professorThe concept of number in the ciclo de alfabetização matemática: the view of the teacherAlfabetização matemáticaContagemFenomenologiaNúmeroQuantificaçãoCountingMathematical literacyNumberPhenomenologyQuantificationO presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação.This study aims to research on what is the comprehension of number expressed by teachers who teach mathematics in the ciclo de alfabetização matemática (from 1st to 3rd year of elementary school). The research is qualitative and developed in a phenomenological approach following the production and data analysis procedure as in Bicudo (2011a, 2011b). In the path taken, we did an initial study of the investigation area, the concept of number in the ciclo de alfabetização matemática, in the view of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), we brought a phenomenological comprehension of number and proceed to the data production, which consisted in interviewing six teachers of the ciclo de alfabetização matemática (one teacher from the 1st year, three teachers from the 2nd year and two teachers from the 3rd year) of a state school in the city of São Paulo (SP). The data analysis showed us that these teachers understand number sometimes as a code, which is highly noticed in daily situations and sometimes as a quantity, which comes from quantification situations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]2016-04-07T17:55:22Z2016-04-07T17:55:22Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13782200086838333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:09:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:35.265340Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor The concept of number in the ciclo de alfabetização matemática: the view of the teacher |
title |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
spellingShingle |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP] Alfabetização matemática Contagem Fenomenologia Número Quantificação Counting Mathematical literacy Number Phenomenology Quantification |
title_short |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
title_full |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
title_fullStr |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
title_full_unstemmed |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
title_sort |
A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor |
author |
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP] |
author_facet |
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização matemática Contagem Fenomenologia Número Quantificação Counting Mathematical literacy Number Phenomenology Quantification |
topic |
Alfabetização matemática Contagem Fenomenologia Número Quantificação Counting Mathematical literacy Number Phenomenology Quantification |
description |
O presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-07T17:55:22Z 2016-04-07T17:55:22Z 2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/137822 000868383 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/137822 |
identifier_str_mv |
000868383 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128797773398016 |