A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137822
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação.
id UNSP_db6b0c257c335dd676879429fb9d77f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/137822
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professorThe concept of number in the ciclo de alfabetização matemática: the view of the teacherAlfabetização matemáticaContagemFenomenologiaNúmeroQuantificaçãoCountingMathematical literacyNumberPhenomenologyQuantificationO presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação.This study aims to research on what is the comprehension of number expressed by teachers who teach mathematics in the ciclo de alfabetização matemática (from 1st to 3rd year of elementary school). The research is qualitative and developed in a phenomenological approach following the production and data analysis procedure as in Bicudo (2011a, 2011b). In the path taken, we did an initial study of the investigation area, the concept of number in the ciclo de alfabetização matemática, in the view of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), we brought a phenomenological comprehension of number and proceed to the data production, which consisted in interviewing six teachers of the ciclo de alfabetização matemática (one teacher from the 1st year, three teachers from the 2nd year and two teachers from the 3rd year) of a state school in the city of São Paulo (SP). The data analysis showed us that these teachers understand number sometimes as a code, which is highly noticed in daily situations and sometimes as a quantity, which comes from quantification situations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]2016-04-07T17:55:22Z2016-04-07T17:55:22Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13782200086838333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-11T06:09:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:21:35.265340Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
The concept of number in the ciclo de alfabetização matemática: the view of the teacher
title A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
spellingShingle A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]
Alfabetização matemática
Contagem
Fenomenologia
Número
Quantificação
Counting
Mathematical literacy
Number
Phenomenology
Quantification
title_short A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
title_full A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
title_fullStr A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
title_full_unstemmed A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
title_sort A ideia de número no ciclo de alfabetização matemática: o olhar do professor
author Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]
author_facet Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julio Cesar Augustus de Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática
Contagem
Fenomenologia
Número
Quantificação
Counting
Mathematical literacy
Number
Phenomenology
Quantification
topic Alfabetização matemática
Contagem
Fenomenologia
Número
Quantificação
Counting
Mathematical literacy
Number
Phenomenology
Quantification
description O presente estudo tem o objetivo de investigar qual é a compreensão de número expressa por professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). A pesquisa é qualitativa e desenvolvida em uma abordagem fenomenológica seguindo os procedimentos de produção e análise de dados conforme Bicudo (2011a, 2011b). Na trajetória percorrida, realizamos um estudo inicial da região de inquérito, o número no ciclo de alfabetização matemática, na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), trouxemos uma compreensão fenomenológica de número e procedemos à produção dos dados, entrevistando seis professores do ciclo de alfabetização (um professor do 1º ano, três professores do 2º ano e dois professores do 3º ano) de uma escola estadual da cidade de São Paulo (SP). A análise dos dados mostra que esses professores compreendem número ora como código, presentes em situações cotidianas, ora como quantidade, que emerge das situações de quantificação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-07T17:55:22Z
2016-04-07T17:55:22Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/137822
000868383
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/137822
identifier_str_mv 000868383
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128797773398016