Para falar com Deus: Jean Gerson e o ensino da contemplação aos simples (França, séculos XIV e XV)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155882 |
Resumo: | No início do século XV, o chanceler da Universidade de Paris, Jean Gerson (1363-1429), tomava a iniciativa de escrever textos religiosos em francês, destinando-os àqueles que não eram iniciados no latim e não possuíam formação teológica – os “simples” como ele os designava. Nos tratados La Montaigne de Contemplation e La Mendicité Spirituelle, o teólogo arriscou tratar do estágio mais elevado da experiência espiritual cristã: a possibilidade de contato direto entre o devoto e Deus na vida temporal, a “contemplação”. Com isso, alargava para o mundo dos iletrados um assunto antes restrito ao dos monges, teólogos e dos letrados que dispunham de acesso à escrita latina – que até então encerrava o saber sobre aquele modo excepcional de relação com o divino. A proposição não nova, mas reformulada em um contexto de ampliação das práticas devotas e de redefinição dos saberes, com a concorrência das universidades, é o alvo desta pesquisa. Com foco nesse modelo de devoção proposto pelo teólogo francês, o trabalho examinará o papel de tais ensinamentos num momento em que, nas regiões urbanas do reino da França, as práticas devocionais apresentavam uma grande vitalidade, com interesse cada vez maior pelas formas de aproximação pessoal com Deus. Trata-se de interrogar que tipo de condutas e práticas Jean Gerson almejava para os homens e mulheres comuns do reino, e em que medida foi possível destinar-lhes, naquela altura, um modelo e um método de devoção contemplativa, isto é, fundados na meditação, no silêncio e no recolhimento. |
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Para falar com Deus: Jean Gerson e o ensino da contemplação aos simples (França, séculos XIV e XV)To talk to God: Jean Gerson´s teaching of contemplation to the unlearned (France, fourteenth and fifteenth centuries)Jean Gersonpráticas devocionaissaber universitárioteologia medievalDevotional practicesUniversity knowledgeMedieval theologyPractiques devotionnellesSavoir universitaireThéologie médiévaleNo início do século XV, o chanceler da Universidade de Paris, Jean Gerson (1363-1429), tomava a iniciativa de escrever textos religiosos em francês, destinando-os àqueles que não eram iniciados no latim e não possuíam formação teológica – os “simples” como ele os designava. Nos tratados La Montaigne de Contemplation e La Mendicité Spirituelle, o teólogo arriscou tratar do estágio mais elevado da experiência espiritual cristã: a possibilidade de contato direto entre o devoto e Deus na vida temporal, a “contemplação”. Com isso, alargava para o mundo dos iletrados um assunto antes restrito ao dos monges, teólogos e dos letrados que dispunham de acesso à escrita latina – que até então encerrava o saber sobre aquele modo excepcional de relação com o divino. A proposição não nova, mas reformulada em um contexto de ampliação das práticas devotas e de redefinição dos saberes, com a concorrência das universidades, é o alvo desta pesquisa. Com foco nesse modelo de devoção proposto pelo teólogo francês, o trabalho examinará o papel de tais ensinamentos num momento em que, nas regiões urbanas do reino da França, as práticas devocionais apresentavam uma grande vitalidade, com interesse cada vez maior pelas formas de aproximação pessoal com Deus. Trata-se de interrogar que tipo de condutas e práticas Jean Gerson almejava para os homens e mulheres comuns do reino, e em que medida foi possível destinar-lhes, naquela altura, um modelo e um método de devoção contemplativa, isto é, fundados na meditação, no silêncio e no recolhimento.In the early fifteenth century, the chancellor of the University of Paris, Jean Gerson (1363- 1429), took the initiative to write religious texts in French language, targeting those who were not initiated in Latin and had no theological training – the “simple pelople”, as he appointed them. In the treatises La Montaigne de Contemplation and La Mendicité Spirituelle, the theologian ventured to deal with the highest stage of Christian spiritual experience: the possibility of direct contact between the devotee and God in temporal life, the “contemplation”. In this way he extended to the world of the illiterate a subject previously restricted to the monks, theologians, and scholars who had access to the Latin writing, which had hitherto kept the knowledge of that exceptional mode of relation to the divine. The proposition, although not new, but reformulated in a context of expanding devotional practices and redefining knowledge with the participation of universities, is the aim of this research. Focusing on this model of devotion proposed by the French theologian, the thesis will examine the role of such teachings at a time when, in the urban regions of the kingdom of France, devotional practices presented great vitality, with increasing interest in the forms of personal rapprochement with God. It is a matter of questioning what kind of conduct and practice Jean Gerson sought for the common men and women of the kingdom, and to what extent it was possible at that time to assign to them a model and a method of contemplative devotion, that is to say, founded on meditation, silence and withdrawing.Au début du XVe siècle, le chancelier de l'Université de Paris, Jean Gerson (1363-1429), a pris l´initiative d'écrire des textes religieux en langue française, en les adressant à ceux non-initiés en latin et sans aucune formation théologique – les “simples gens”, comme il les a nommés. Dans les traités La Montaigne de Contemplation et La Mendicité Spirituelle, le théologien risqua de traiter du niveau le plus haut de l'expérience spirituelle chrétienne, c´est-à-dire, la possibilité d´un contact direct entre le dévot et Dieu dans la vie temporelle, la “contemplation”. Ainsi, il élargissait aux illettrés un sujet auparavant restreint au monde des moines, des théologiens et d´autres savants qui avaient l´accès à l´écriture latine – que jusque-là circonscrivait le savoir sur cette relation exceptionnelle avec le divin. La proposition pas nouvelle, mais retravaillé dans un contexte d'expansion des pratiques dévotionnelles et de redéfinition des connaissances, avec le concours des universités, est la cible de cette recherche. Mise au point ce modèle de dévotion proposé par le théologien français, le travail examinera le rôle de ces enseignements à un moment où, dans les régions urbaines du royaume de France, les pratiques de dévotion atteignaient une grande vitalité, avec un intérêt croissant sur les modalités de relation personnelle avec Dieu. Il s´agit de remettre en question le genre de comportements et pratiques que Jean Gerson aspirait aux hommes et aux femmes ordinaires du royaume, et dans quelle mesure il a été possible de leur transmettre, à ce moment-là, un modèle et une méthode de dévotion contemplative, fondés sur la méditation, le silence et l´introspection.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)160365/2014-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Susani Silveira Lemos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Letícia Gonçalves Alfeu de2018-09-03T19:02:00Z2018-09-03T19:02:00Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15588200090743833004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155882Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:59:06.037469Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No início do século XV, o chanceler da Universidade de Paris, Jean Gerson (1363-1429), tomava a iniciativa de escrever textos religiosos em francês, destinando-os àqueles que não eram iniciados no latim e não possuíam formação teológica – os “simples” como ele os designava. Nos tratados La Montaigne de Contemplation e La Mendicité Spirituelle, o teólogo arriscou tratar do estágio mais elevado da experiência espiritual cristã: a possibilidade de contato direto entre o devoto e Deus na vida temporal, a “contemplação”. Com isso, alargava para o mundo dos iletrados um assunto antes restrito ao dos monges, teólogos e dos letrados que dispunham de acesso à escrita latina – que até então encerrava o saber sobre aquele modo excepcional de relação com o divino. A proposição não nova, mas reformulada em um contexto de ampliação das práticas devotas e de redefinição dos saberes, com a concorrência das universidades, é o alvo desta pesquisa. Com foco nesse modelo de devoção proposto pelo teólogo francês, o trabalho examinará o papel de tais ensinamentos num momento em que, nas regiões urbanas do reino da França, as práticas devocionais apresentavam uma grande vitalidade, com interesse cada vez maior pelas formas de aproximação pessoal com Deus. Trata-se de interrogar que tipo de condutas e práticas Jean Gerson almejava para os homens e mulheres comuns do reino, e em que medida foi possível destinar-lhes, naquela altura, um modelo e um método de devoção contemplativa, isto é, fundados na meditação, no silêncio e no recolhimento. |
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