Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Priscila Domingues De
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20
http://hdl.handle.net/11449/114242
Resumo: This article identifies the production, recognition and redefinition of methodological knowledge and mathematicians shown in oral and written narratives of teachers in Childhood Education, when they gather in a group collaborative study on mathematics education in childhood. This is a qualitative research which, through content analysis, showed evidence of professional development manifested by the group participants in the process of continuing education. Methodological approaches resized by teachers in the process of forming the group, mathematical knowledge possible to work from the games, and aspects of collaborative learning that occurred in the group were identified from the narratives. In summary, it is emphasized that the produced narratives became an element of reflection and continuous education, because they could be more aware of their own practice, reflect, evaluate, and improve their pedagogical work.
id UNSP_dc012b18ec9bd2226635e72db331d272
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114242
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação InfantilPedagogical Practices Narratives of Teachers who teach Mathematics in Childhood EducationNarrativas de ProfessorasEducação Matemática na InfânciaFormação Continuada de ProfessoresGrupo ColaborativoNarratives of TeachersMathematical Education in ChildhoodContinuous Education of TeachersCollaborative GroupThis article identifies the production, recognition and redefinition of methodological knowledge and mathematicians shown in oral and written narratives of teachers in Childhood Education, when they gather in a group collaborative study on mathematics education in childhood. This is a qualitative research which, through content analysis, showed evidence of professional development manifested by the group participants in the process of continuing education. Methodological approaches resized by teachers in the process of forming the group, mathematical knowledge possible to work from the games, and aspects of collaborative learning that occurred in the group were identified from the narratives. In summary, it is emphasized that the produced narratives became an element of reflection and continuous education, because they could be more aware of their own practice, reflect, evaluate, and improve their pedagogical work.Este artigo identifica a produção, o reconhecimento e a ressignificação de conhecimentos metodológicos e matemáticos que se revelaram nas narrativas orais e escritas de professoras da Educação Infantil, quando reunidas em um grupo de estudo colaborativo sobre a Educação Matemática na infância. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, pela análise de conteúdo, evidenciou indícios de desenvolvimento profissional manifestados pelas participantes do grupo em processo de formação continuada. Identificaram-se, a partir das narrativas, as abordagens metodológicas redimensionadas pelas professoras no processo de formação no grupo; os conhecimentos matemáticos possíveis de trabalhar a partir de jogos; e os aspectos da aprendizagem colaborativa que ocorreu no grupo. Em síntese, destaca-se que as narrativas reflexivas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão e formação docente, pois puderam tomar mais consciência de sua própria prática, refletir, avaliar e aprimorar seu trabalho pedagógico.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Estadual PaulistaUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Azevedo, Priscila Domingues De2015-02-02T12:39:22Z2015-02-02T12:39:22Z2014-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article857-874application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 857-874, 2014.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/11424210.1590/1980-4415v28n49a20S0103-636X2014000200857S0103-636X2014000200857.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T06:15:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114242Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:52:30.576755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
Pedagogical Practices Narratives of Teachers who teach Mathematics in Childhood Education
title Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
spellingShingle Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
Azevedo, Priscila Domingues De
Narrativas de Professoras
Educação Matemática na Infância
Formação Continuada de Professores
Grupo Colaborativo
Narratives of Teachers
Mathematical Education in Childhood
Continuous Education of Teachers
Collaborative Group
title_short Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
title_full Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
title_fullStr Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
title_full_unstemmed Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
title_sort Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil
author Azevedo, Priscila Domingues De
author_facet Azevedo, Priscila Domingues De
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Priscila Domingues De
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de Professoras
Educação Matemática na Infância
Formação Continuada de Professores
Grupo Colaborativo
Narratives of Teachers
Mathematical Education in Childhood
Continuous Education of Teachers
Collaborative Group
topic Narrativas de Professoras
Educação Matemática na Infância
Formação Continuada de Professores
Grupo Colaborativo
Narratives of Teachers
Mathematical Education in Childhood
Continuous Education of Teachers
Collaborative Group
description This article identifies the production, recognition and redefinition of methodological knowledge and mathematicians shown in oral and written narratives of teachers in Childhood Education, when they gather in a group collaborative study on mathematics education in childhood. This is a qualitative research which, through content analysis, showed evidence of professional development manifested by the group participants in the process of continuing education. Methodological approaches resized by teachers in the process of forming the group, mathematical knowledge possible to work from the games, and aspects of collaborative learning that occurred in the group were identified from the narratives. In summary, it is emphasized that the produced narratives became an element of reflection and continuous education, because they could be more aware of their own practice, reflect, evaluate, and improve their pedagogical work.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
2015-02-02T12:39:22Z
2015-02-02T12:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 857-874, 2014.
0103-636X
http://hdl.handle.net/11449/114242
10.1590/1980-4415v28n49a20
S0103-636X2014000200857
S0103-636X2014000200857.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a20
http://hdl.handle.net/11449/114242
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 857-874, 2014.
0103-636X
10.1590/1980-4415v28n49a20
S0103-636X2014000200857
S0103-636X2014000200857.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 857-874
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128993619083264