Ciclos de seminários em ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho15.htm http://hdl.handle.net/11449/148185 |
Resumo: | Preocupados em contribuir com a melhoria do ensino fundamental e médio na região, docentes da Faculdade de Ciências da UNESP, Câmpus de Bauru, há muito vinham desenvolvendo uma série de atividades isoladas junto aos diversos departamentos da Unidade. A oportunidade de integrar e institucionalizar essas atividades, surgiu com a elaboração, em meados de 1994, do projeto "Ações integradas para a melhoria do ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental na Região de Bauru" (Edital CAPES/PADCT/SPEC 02/93) o qual, tendo sido contemplado pela CAPES, proporcionou a aquisição das principais revistas nacionais e internacionais, livros, base de dados e a reprodução de dissertações e teses ligadas à área de Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. Num segundo momento, foram mantidos contatos com docentes de ensino fundamental e médio da área de Ciências e Matemática, Delegacias de Ensino da região e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que sinalizaram ao grupo alguns objetivos que poderiam ser seguidos, visando a integração entre a Faculdade de Ciências e o ensino fundamental e médio. Tais objetivos foram assim definidos: incentivar a reflexão crítica sobre pressupostos, conteúdos e práticas do Ensino de Ciências e Matemática; apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes em Ensino de Ciências e Educação Matemática; discutir, com base em trabalhos recentes, novos caminhos para a melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental; apresentar e discutir experiências pedagógicas inovadoras; divulgar avanços recentes nos diversos campos da Ciência; problematizar e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os dados acima foram importantes na definição de uma série de eventos, iniciados no primeiro semestre de 1995, com a organização do primeiro deles, denominado "Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental". Este primeiro Ciclo teve como tema central "Ciência Contemporânea e Ensino". A avaliação deste primeiro Ciclo trouxe importantes elementos para a Comissão Organizadora do evento, entre outros: a necessidade de dar continuidade ao tema; a extensão das discussões aos docentes que não conseguiram participar do ciclo em função da limitação no número de vagas (70) e a necessidade da Faculdade de Ciências avançar, oferecendo cursos regulares de pós-graduação na área. Como conseqüência, no segundo semestre de 1995, realizou-se o II Ciclo de Seminários, trazendo como tema "Ciência Contemporânea e Ensino - Novos Aspectos" e, paralelamente, iniciou-se o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática", com 70 vagas para docentes de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. Desse último, resultaram quarenta trabalhos de iniciação científica na área de ensino de Ciências e Matemática produzidos pelos professores ingressantes, sob orientação de docentes da Universidade. De modo integrado, as iniciativas acima fortaleceram a disposição da Reitoria da UNESP, em instalar o Programa Pós-graduação em Ensino de Ciências (já previsto em seu Plano Trienal 1990-92), na Unidade de Bauru; em função das características da Faculdade de Ciências que, além dos departamentos de Física, Química, Biologia, Computação, Matemática e Educação Física, sediava os departamentos de Educação e Psicologia, ou seja, numa mesma Unidade estavam disponíveis recursos humanos suficientes para um curso com Área de Concentração em Ensino de Ciências. Como estavam consolidados, os Ciclos de Seminários continuaram acontecendo semestralmente: o III Ciclo e o IV Ciclos, com temáticas relacionadas à "Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática", o V Ciclo sobre o "Livro Didático de Ciências e Matemática", o VI sobre "História, Filosofia da Ciência e Ensino", o VII sobre "A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de docentes de Ciências e Matemática", prosseguindo com o VIII Ciclo, neste segundo semestre de 1999, com o tema: "Novas Metodologias em Educação Científica". A partir da segunda edição, a fim de estender os conteúdos e discussões dos seminários a outros docentes que não puderam participar do evento em função da limitação no número de vagas, os seminários foram documentados na forma de artigos e para sua divulgação criou-se a revista Ciência & Educação. Hoje, em seu quinto número, os mil exemplares da revista são sistematicamente socializados a docentes e pesquisadores de Ensino de Ciências de toda a região. A partir da quarta edição, os Ciclos de Seminários passaram a se constituir em Projeto Permanente, cadastrado junto à PROEX/UNESP. Com relação ao curso de Especialização, uma segunda turma, composta por 40 professores de Biologia, Ciências, Matemática, Física e Química, foi iniciada em 1997 e encontra-se em fase de conclusão dos trabalhos de monografia, um dos pré-requisitos para conclusão do curso. Concomitantemente, em 1997, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, em nível de Mestrado, com Área de Concentração em Ensino de Ciências. O programa, que oferece 20 vagas anuais, conta hoje com 60 alunos; os primeiros em fase de qualificação, com dissertações previstas para serem defendidas ainda neste ano de 1999. O Curso, recentemente recomendado à CAPES pela Comissão de Avaliação especialmente designada para acompanhamento das atividades do Programa, encontra-se em fase de credenciamento junto aquele órgão. Os Ciclos de Seminários, quer isoladamente, quer em conjunto com as atividades acima referidas, vêm representando um importante veículo de intercâmbio entre a UNESP e as escolas de ensino fundamental e médio. A avaliação permanente entre os docentes participantes tem considerado os Ciclos como promotores de uma reflexão contínua da prática docente, ou seja, contribuído efetivamente para a Educação Continuada dos professores. Esse dado é documentado pelo desenvolvimento dos professores que iniciaram os ciclos em sua primeira edição: a maioria continua participando dos mesmos, agora já chegando em sua nona edição; outros, ingressaram no Curso de Especialização e outros ainda, chegaram ao Curso de Mestrado em Educação para a Ciência. Evidentemente, neste percurso, o caráter dos Ciclos de Seminários sofreu certas transformações. Iniciados como uma atividade de aproximação entre docentes de ensino fundamental e médio com as atividades desenvolvidas na UNESP, particularmente na Faculdade de Ciências, os Ciclos de Seminários atingiram objetivos muito maiores. A experiência inicial evoluiu de tal forma que foi transformada em atividade permanente. Os seminários, inicialmente ministrados por docentes do ensino superior, passam a ser ministrados também por docentes de ensino fundamental e médio que, de ouvintes naquele I Ciclo de Seminários, podem hoje divulgar os resultados de suas pesquisas em nível de Especialização ou Mestrado, documentando-as nos volumes de Ciência & Educação. |
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Num segundo momento, foram mantidos contatos com docentes de ensino fundamental e médio da área de Ciências e Matemática, Delegacias de Ensino da região e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que sinalizaram ao grupo alguns objetivos que poderiam ser seguidos, visando a integração entre a Faculdade de Ciências e o ensino fundamental e médio. Tais objetivos foram assim definidos: incentivar a reflexão crítica sobre pressupostos, conteúdos e práticas do Ensino de Ciências e Matemática; apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes em Ensino de Ciências e Educação Matemática; discutir, com base em trabalhos recentes, novos caminhos para a melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental; apresentar e discutir experiências pedagógicas inovadoras; divulgar avanços recentes nos diversos campos da Ciência; problematizar e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os dados acima foram importantes na definição de uma série de eventos, iniciados no primeiro semestre de 1995, com a organização do primeiro deles, denominado "Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental". Este primeiro Ciclo teve como tema central "Ciência Contemporânea e Ensino". A avaliação deste primeiro Ciclo trouxe importantes elementos para a Comissão Organizadora do evento, entre outros: a necessidade de dar continuidade ao tema; a extensão das discussões aos docentes que não conseguiram participar do ciclo em função da limitação no número de vagas (70) e a necessidade da Faculdade de Ciências avançar, oferecendo cursos regulares de pós-graduação na área. Como conseqüência, no segundo semestre de 1995, realizou-se o II Ciclo de Seminários, trazendo como tema "Ciência Contemporânea e Ensino - Novos Aspectos" e, paralelamente, iniciou-se o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática", com 70 vagas para docentes de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. Desse último, resultaram quarenta trabalhos de iniciação científica na área de ensino de Ciências e Matemática produzidos pelos professores ingressantes, sob orientação de docentes da Universidade. De modo integrado, as iniciativas acima fortaleceram a disposição da Reitoria da UNESP, em instalar o Programa Pós-graduação em Ensino de Ciências (já previsto em seu Plano Trienal 1990-92), na Unidade de Bauru; em função das características da Faculdade de Ciências que, além dos departamentos de Física, Química, Biologia, Computação, Matemática e Educação Física, sediava os departamentos de Educação e Psicologia, ou seja, numa mesma Unidade estavam disponíveis recursos humanos suficientes para um curso com Área de Concentração em Ensino de Ciências. Como estavam consolidados, os Ciclos de Seminários continuaram acontecendo semestralmente: o III Ciclo e o IV Ciclos, com temáticas relacionadas à "Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática", o V Ciclo sobre o "Livro Didático de Ciências e Matemática", o VI sobre "História, Filosofia da Ciência e Ensino", o VII sobre "A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de docentes de Ciências e Matemática", prosseguindo com o VIII Ciclo, neste segundo semestre de 1999, com o tema: "Novas Metodologias em Educação Científica". A partir da segunda edição, a fim de estender os conteúdos e discussões dos seminários a outros docentes que não puderam participar do evento em função da limitação no número de vagas, os seminários foram documentados na forma de artigos e para sua divulgação criou-se a revista Ciência & Educação. Hoje, em seu quinto número, os mil exemplares da revista são sistematicamente socializados a docentes e pesquisadores de Ensino de Ciências de toda a região. 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Os Ciclos de Seminários, quer isoladamente, quer em conjunto com as atividades acima referidas, vêm representando um importante veículo de intercâmbio entre a UNESP e as escolas de ensino fundamental e médio. A avaliação permanente entre os docentes participantes tem considerado os Ciclos como promotores de uma reflexão contínua da prática docente, ou seja, contribuído efetivamente para a Educação Continuada dos professores. Esse dado é documentado pelo desenvolvimento dos professores que iniciaram os ciclos em sua primeira edição: a maioria continua participando dos mesmos, agora já chegando em sua nona edição; outros, ingressaram no Curso de Especialização e outros ainda, chegaram ao Curso de Mestrado em Educação para a Ciência. Evidentemente, neste percurso, o caráter dos Ciclos de Seminários sofreu certas transformações. 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Os seminários, inicialmente ministrados por docentes do ensino superior, passam a ser ministrados também por docentes de ensino fundamental e médio que, de ouvintes naquele I Ciclo de Seminários, podem hoje divulgar os resultados de suas pesquisas em nível de Especialização ou Mestrado, documentando-as nos volumes de Ciência & Educação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]2017-01-18T15:46:09Z2017-01-18T15:46:09Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho15.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1481854449947783474945PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:28:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:03.153238Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Num segundo momento, foram mantidos contatos com docentes de ensino fundamental e médio da área de Ciências e Matemática, Delegacias de Ensino da região e a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que sinalizaram ao grupo alguns objetivos que poderiam ser seguidos, visando a integração entre a Faculdade de Ciências e o ensino fundamental e médio. Tais objetivos foram assim definidos: incentivar a reflexão crítica sobre pressupostos, conteúdos e práticas do Ensino de Ciências e Matemática; apresentar e discutir resultados de pesquisas recentes em Ensino de Ciências e Educação Matemática; discutir, com base em trabalhos recentes, novos caminhos para a melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental; apresentar e discutir experiências pedagógicas inovadoras; divulgar avanços recentes nos diversos campos da Ciência; problematizar e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os dados acima foram importantes na definição de uma série de eventos, iniciados no primeiro semestre de 1995, com a organização do primeiro deles, denominado "Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental". Este primeiro Ciclo teve como tema central "Ciência Contemporânea e Ensino". A avaliação deste primeiro Ciclo trouxe importantes elementos para a Comissão Organizadora do evento, entre outros: a necessidade de dar continuidade ao tema; a extensão das discussões aos docentes que não conseguiram participar do ciclo em função da limitação no número de vagas (70) e a necessidade da Faculdade de Ciências avançar, oferecendo cursos regulares de pós-graduação na área. Como conseqüência, no segundo semestre de 1995, realizou-se o II Ciclo de Seminários, trazendo como tema "Ciência Contemporânea e Ensino - Novos Aspectos" e, paralelamente, iniciou-se o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática", com 70 vagas para docentes de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática. Desse último, resultaram quarenta trabalhos de iniciação científica na área de ensino de Ciências e Matemática produzidos pelos professores ingressantes, sob orientação de docentes da Universidade. De modo integrado, as iniciativas acima fortaleceram a disposição da Reitoria da UNESP, em instalar o Programa Pós-graduação em Ensino de Ciências (já previsto em seu Plano Trienal 1990-92), na Unidade de Bauru; em função das características da Faculdade de Ciências que, além dos departamentos de Física, Química, Biologia, Computação, Matemática e Educação Física, sediava os departamentos de Educação e Psicologia, ou seja, numa mesma Unidade estavam disponíveis recursos humanos suficientes para um curso com Área de Concentração em Ensino de Ciências. Como estavam consolidados, os Ciclos de Seminários continuaram acontecendo semestralmente: o III Ciclo e o IV Ciclos, com temáticas relacionadas à "Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática", o V Ciclo sobre o "Livro Didático de Ciências e Matemática", o VI sobre "História, Filosofia da Ciência e Ensino", o VII sobre "A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a formação de docentes de Ciências e Matemática", prosseguindo com o VIII Ciclo, neste segundo semestre de 1999, com o tema: "Novas Metodologias em Educação Científica". A partir da segunda edição, a fim de estender os conteúdos e discussões dos seminários a outros docentes que não puderam participar do evento em função da limitação no número de vagas, os seminários foram documentados na forma de artigos e para sua divulgação criou-se a revista Ciência & Educação. Hoje, em seu quinto número, os mil exemplares da revista são sistematicamente socializados a docentes e pesquisadores de Ensino de Ciências de toda a região. A partir da quarta edição, os Ciclos de Seminários passaram a se constituir em Projeto Permanente, cadastrado junto à PROEX/UNESP. Com relação ao curso de Especialização, uma segunda turma, composta por 40 professores de Biologia, Ciências, Matemática, Física e Química, foi iniciada em 1997 e encontra-se em fase de conclusão dos trabalhos de monografia, um dos pré-requisitos para conclusão do curso. Concomitantemente, em 1997, iniciou-se o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, em nível de Mestrado, com Área de Concentração em Ensino de Ciências. O programa, que oferece 20 vagas anuais, conta hoje com 60 alunos; os primeiros em fase de qualificação, com dissertações previstas para serem defendidas ainda neste ano de 1999. O Curso, recentemente recomendado à CAPES pela Comissão de Avaliação especialmente designada para acompanhamento das atividades do Programa, encontra-se em fase de credenciamento junto aquele órgão. Os Ciclos de Seminários, quer isoladamente, quer em conjunto com as atividades acima referidas, vêm representando um importante veículo de intercâmbio entre a UNESP e as escolas de ensino fundamental e médio. A avaliação permanente entre os docentes participantes tem considerado os Ciclos como promotores de uma reflexão contínua da prática docente, ou seja, contribuído efetivamente para a Educação Continuada dos professores. Esse dado é documentado pelo desenvolvimento dos professores que iniciaram os ciclos em sua primeira edição: a maioria continua participando dos mesmos, agora já chegando em sua nona edição; outros, ingressaram no Curso de Especialização e outros ainda, chegaram ao Curso de Mestrado em Educação para a Ciência. Evidentemente, neste percurso, o caráter dos Ciclos de Seminários sofreu certas transformações. Iniciados como uma atividade de aproximação entre docentes de ensino fundamental e médio com as atividades desenvolvidas na UNESP, particularmente na Faculdade de Ciências, os Ciclos de Seminários atingiram objetivos muito maiores. A experiência inicial evoluiu de tal forma que foi transformada em atividade permanente. Os seminários, inicialmente ministrados por docentes do ensino superior, passam a ser ministrados também por docentes de ensino fundamental e médio que, de ouvintes naquele I Ciclo de Seminários, podem hoje divulgar os resultados de suas pesquisas em nível de Especialização ou Mestrado, documentando-as nos volumes de Ciência & Educação. |
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