O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243303
Resumo: Esta dissertação busca entender o processo de ensino musical quando são utilizados instrumentos de metal, sendo eles o Eufônio, o Trombone, a Trompa, o Trompete e a Tuba, tendo como objeto de estudo o Programa Música nas Escolas, da cidade de Santana de Parnaíba – SP. Após o entendimento das metodologias utilizadas, proponho um método para utilização dentro do projeto, onde se encontram todas as adaptações e caminhos mais fáceis para a realização do ensino de música para jovens. Tendo como local de trabalho a rede municipal de ensino, o foco principal são alunos do fundamental 2 e ensino médio. Esta pesquisa e o método Avante têm como fundamentação teórica Swanwick (1979, 2003), utilizando-se de seu modelo C(L)A(S)P como base para o desenvolvimento do estudo e do método apresentado. Também são fundamentais para a elaboração deste trabalho Barbosa (1998), Lautzenheiser, Higgins, Menghini, Lavender, Rhodes e Bierschenk (2004), assim como Pearson (1993). Como base educacional temos Joly (2007, 2001 e 2018), Cruvinel (2005, 2006), Fonterrada (2015), Freire (2004) e Lima (2018 e 2019). Para compreender os aspectos sociais e motivacionais, são referências Amato (2007), Hume (2004), Kater (2004), Oliveira (2014), Hidi e Renninger (2006). A pesquisa conta com quatro capítulos onde são explanadas as metodologias utilizadas no Programa Música nas escolas e, ao final, como apêndices, constam os métodos elaborados.
id UNSP_dd013c27845e61f28bbf9e2d03d167fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método AvanteThe collective teaching of music with brass instruments: proposition of the Avante methodMúsica - Instrução e estudoInstrumentos de soproMúsica para tromboneMúsica para trompaTrompeteEsta dissertação busca entender o processo de ensino musical quando são utilizados instrumentos de metal, sendo eles o Eufônio, o Trombone, a Trompa, o Trompete e a Tuba, tendo como objeto de estudo o Programa Música nas Escolas, da cidade de Santana de Parnaíba – SP. Após o entendimento das metodologias utilizadas, proponho um método para utilização dentro do projeto, onde se encontram todas as adaptações e caminhos mais fáceis para a realização do ensino de música para jovens. Tendo como local de trabalho a rede municipal de ensino, o foco principal são alunos do fundamental 2 e ensino médio. Esta pesquisa e o método Avante têm como fundamentação teórica Swanwick (1979, 2003), utilizando-se de seu modelo C(L)A(S)P como base para o desenvolvimento do estudo e do método apresentado. Também são fundamentais para a elaboração deste trabalho Barbosa (1998), Lautzenheiser, Higgins, Menghini, Lavender, Rhodes e Bierschenk (2004), assim como Pearson (1993). Como base educacional temos Joly (2007, 2001 e 2018), Cruvinel (2005, 2006), Fonterrada (2015), Freire (2004) e Lima (2018 e 2019). Para compreender os aspectos sociais e motivacionais, são referências Amato (2007), Hume (2004), Kater (2004), Oliveira (2014), Hidi e Renninger (2006). A pesquisa conta com quatro capítulos onde são explanadas as metodologias utilizadas no Programa Música nas escolas e, ao final, como apêndices, constam os métodos elaborados.This dissertation aims to understand the musical education process as it involves the Brass instruments, including the euphonium, the trombone, the horn, the trumpet, and the tuba. The object of study is the Music in Schools Program, in the city of Santana de Parnaiba – SP. After understanding the methodologies used, I propose a method for carrying out teaching music to youth that will be used within the project. Having the network as a workplace municipal education system, the main focus is on primary and secondary school students. The "Avante" method is based on the C(L)A(S)P model from Swanwick (1979, 2003). The methods of teaching are also fundamentally based on the works of Barbosa (1998), Lautzenheiser, Higgins, Menghini, Lavender, Rhodes and Bierschenk (2004), as well as like Pearson (1993). For additional research for education we also studied Joly (2007, 2001 and 2018), Cruvinel (2005, 2006), Fonterrada (2015), Freire (2004) and Lima (2018 and 2019). As for developing an understanding of the social and motivational aspects, references are Amato (2007), Hume (2004), Kater (2004), Oliveira (2014), Hidi and Renninger (2006). The research has four chapters where the methodologies used in the Music in Schools Program are explained and, at the end, as appendices, the elaborated methods are listed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]2023-05-08T13:59:57Z2023-05-08T13:59:57Z2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24330341002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:03:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:17:17.578680Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
The collective teaching of music with brass instruments: proposition of the Avante method
title O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
spellingShingle O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Instrumentos de sopro
Música para trombone
Música para trompa
Trompete
title_short O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
title_full O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
title_fullStr O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
title_full_unstemmed O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
title_sort O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante
author Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]
author_facet Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Anderson Flavio Cordeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Instrumentos de sopro
Música para trombone
Música para trompa
Trompete
topic Música - Instrução e estudo
Instrumentos de sopro
Música para trombone
Música para trompa
Trompete
description Esta dissertação busca entender o processo de ensino musical quando são utilizados instrumentos de metal, sendo eles o Eufônio, o Trombone, a Trompa, o Trompete e a Tuba, tendo como objeto de estudo o Programa Música nas Escolas, da cidade de Santana de Parnaíba – SP. Após o entendimento das metodologias utilizadas, proponho um método para utilização dentro do projeto, onde se encontram todas as adaptações e caminhos mais fáceis para a realização do ensino de música para jovens. Tendo como local de trabalho a rede municipal de ensino, o foco principal são alunos do fundamental 2 e ensino médio. Esta pesquisa e o método Avante têm como fundamentação teórica Swanwick (1979, 2003), utilizando-se de seu modelo C(L)A(S)P como base para o desenvolvimento do estudo e do método apresentado. Também são fundamentais para a elaboração deste trabalho Barbosa (1998), Lautzenheiser, Higgins, Menghini, Lavender, Rhodes e Bierschenk (2004), assim como Pearson (1993). Como base educacional temos Joly (2007, 2001 e 2018), Cruvinel (2005, 2006), Fonterrada (2015), Freire (2004) e Lima (2018 e 2019). Para compreender os aspectos sociais e motivacionais, são referências Amato (2007), Hume (2004), Kater (2004), Oliveira (2014), Hidi e Renninger (2006). A pesquisa conta com quatro capítulos onde são explanadas as metodologias utilizadas no Programa Música nas escolas e, ao final, como apêndices, constam os métodos elaborados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08T13:59:57Z
2023-05-08T13:59:57Z
2023-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243303
41002016026P1
url http://hdl.handle.net/11449/243303
identifier_str_mv 41002016026P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128493867761664