Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90921
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre os conhecimentos geométricos, as atitudes em relação à geometria e a confiança dos graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido o problema de pesquisa foi: Quais as relações entre as atitudes em relação à geometria, a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos declarativos e procedimentos referentes à geometria plana? Em decorrência desse problema foram trabalhados na investigação quatro questões de pesquisa. São elas: 1) Existe relação entre a atitude referente à geometria e o domínio dos conhecimentos geométricos?; 2) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos em geometria?; 3) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e a atitude referente á geometria?; e 4) Quais as principais dificuldades apresentadas por futuros professores de matemática na resolução de problemas envolvendo conceitos geométricos, tais como congruência e semelhança de triângulos; o triângulo retângulo e as relações métricas no triângulo retângulo; área e equivalência de triângulos? Foram participantes da pesquisa 71 alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos, dentre eles: escala de atitudes em relação à geometrira, 3 provas de conhecimento de geometria plana com questões dissertativas, 3 testes de confiança relacioados às provas de conhecimento de geometria plana, e um questionário informativo. A análise dos dados mostrou correlação das atitudes com relação á geometria com o desempenho global nas provas de conhecimentos geométricos e com a confiança global em solução de problemas geométricos. Foram verificadas diferenças...
id UNSP_dd1dc77f982516f05945bd228e6bba29
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90921
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricosGeometria planaMatemáticaFlat geometryA presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre os conhecimentos geométricos, as atitudes em relação à geometria e a confiança dos graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido o problema de pesquisa foi: Quais as relações entre as atitudes em relação à geometria, a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos declarativos e procedimentos referentes à geometria plana? Em decorrência desse problema foram trabalhados na investigação quatro questões de pesquisa. São elas: 1) Existe relação entre a atitude referente à geometria e o domínio dos conhecimentos geométricos?; 2) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos em geometria?; 3) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e a atitude referente á geometria?; e 4) Quais as principais dificuldades apresentadas por futuros professores de matemática na resolução de problemas envolvendo conceitos geométricos, tais como congruência e semelhança de triângulos; o triângulo retângulo e as relações métricas no triângulo retângulo; área e equivalência de triângulos? Foram participantes da pesquisa 71 alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos, dentre eles: escala de atitudes em relação à geometrira, 3 provas de conhecimento de geometria plana com questões dissertativas, 3 testes de confiança relacioados às provas de conhecimento de geometria plana, e um questionário informativo. A análise dos dados mostrou correlação das atitudes com relação á geometria com o desempenho global nas provas de conhecimentos geométricos e com a confiança global em solução de problemas geométricos. Foram verificadas diferenças...This study aimed to investigate the relationship between the geometric knowledge, the attitude toward the geometry and the confidence of graduating from a course in Bachelor of Mathematics. In this sense the problem of search was: What are the links between attitudes towards geometry, confidence in problem-solving geometric and knowledge reporting and procedural relating to the geometry flat? Due to this problem have been worked four issues of research on the inquiry. They are: 1) Is there a relationship between the attitude on the geometry and the thorough of geometric knowledge?; 2) Is there a relationship between confidence in problem-solving geometric and knowledge in geometry?; 3) Is there a relationship between confidence in problem-solving geometric and attitude on the geometry?, and 4) What ate the main difficulties faced by prospective teachers of Mathematics to solve problems involving geometric concepts such as congruency and similarity of triangles, the rectangle and triangle and metric relations in the triangle rectangle; area and equivalence of triangles? Participants in search were 71 students of a course in Bachelor of Mathematic from a Public University of São Paulo State. For data collection were used various instruments, among them: scale of attitudes towards geometry, 3 proof of knowledge of flat geometry with descant issues, 3 trust tests related to evidence of knowledge of plane geometry and a questionnaire for information. The analyses data showed correlation of attitude with regard to the geometry with the overall performance in tests of geometric knowledge and confidence with the overall solution of geometric problems. There were significant differences in the gender factor, and that both, the attitudes as the confidence and performance were more positive for the male participants in relation to female participants. On the performance... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2008-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 f. : il.application/pdfNASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90921000639034nascimento_aasb_me_bauru_prot.pdf33004056079P09350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:32:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:25.023851Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
title Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
spellingShingle Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]
Geometria plana
Matemática
Flat geometry
title_short Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
title_full Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
title_fullStr Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
title_full_unstemmed Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
title_sort Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos
author Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]
author_facet Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Andréia Aparecida da Silva Brito [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria plana
Matemática
Flat geometry
topic Geometria plana
Matemática
Flat geometry
description A presente pesquisa teve por objetivo investigar as relações entre os conhecimentos geométricos, as atitudes em relação à geometria e a confiança dos graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido o problema de pesquisa foi: Quais as relações entre as atitudes em relação à geometria, a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos declarativos e procedimentos referentes à geometria plana? Em decorrência desse problema foram trabalhados na investigação quatro questões de pesquisa. São elas: 1) Existe relação entre a atitude referente à geometria e o domínio dos conhecimentos geométricos?; 2) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e os conhecimentos em geometria?; 3) Existe relação entre a confiança em solução de problemas geométricos e a atitude referente á geometria?; e 4) Quais as principais dificuldades apresentadas por futuros professores de matemática na resolução de problemas envolvendo conceitos geométricos, tais como congruência e semelhança de triângulos; o triângulo retângulo e as relações métricas no triângulo retângulo; área e equivalência de triângulos? Foram participantes da pesquisa 71 alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos, dentre eles: escala de atitudes em relação à geometrira, 3 provas de conhecimento de geometria plana com questões dissertativas, 3 testes de confiança relacioados às provas de conhecimento de geometria plana, e um questionário informativo. A análise dos dados mostrou correlação das atitudes com relação á geometria com o desempenho global nas provas de conhecimentos geométricos e com a confiança global em solução de problemas geométricos. Foram verificadas diferenças...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90921
000639034
nascimento_aasb_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
9350885456287046
identifier_str_mv NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000639034
nascimento_aasb_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/90921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129558046572544