Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Renata Fray [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP], Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP], Chinelatto, Milena Mara [UNESP], Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm
http://hdl.handle.net/11449/148382
Resumo: Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas.
id UNSP_dd1f9434d08f2c05bf932b2146b55ed8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148382
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicasEste trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Renata Fray [UNESP]Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]Chinelatto, Milena Mara [UNESP]Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]2017-01-18T18:09:51Z2017-01-18T18:09:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148382PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:38.852342Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
title Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
spellingShingle Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
Fernandes, Renata Fray [UNESP]
title_short Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
title_full Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
title_fullStr Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
title_full_unstemmed Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
title_sort Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
author Fernandes, Renata Fray [UNESP]
author_facet Fernandes, Renata Fray [UNESP]
Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Renata Fray [UNESP]
Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]
Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]
Chinelatto, Milena Mara [UNESP]
Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]
description Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:51Z
2017-01-18T18:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm
http://hdl.handle.net/11449/148382
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm
http://hdl.handle.net/11449/148382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129171528876032