Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm http://hdl.handle.net/11449/148382 |
Resumo: | Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas. |
id |
UNSP_dd1f9434d08f2c05bf932b2146b55ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148382 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicasEste trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Renata Fray [UNESP]Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP]Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP]Chinelatto, Milena Mara [UNESP]Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP]2017-01-18T18:09:51Z2017-01-18T18:09:51Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148382PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:12:38.852342Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
title |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
spellingShingle |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas Fernandes, Renata Fray [UNESP] |
title_short |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
title_full |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
title_fullStr |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
title_full_unstemmed |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
title_sort |
Análise dos estilos interativos entre mães-crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações lúdicas |
author |
Fernandes, Renata Fray [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Renata Fray [UNESP] Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Chinelatto, Milena Mara [UNESP] Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Chinelatto, Milena Mara [UNESP] Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Renata Fray [UNESP] Sigolo, Silvia regina Ricco Lucato [UNESP] Furquim, Eucilene Stahlberg [UNESP] Chinelatto, Milena Mara [UNESP] Pamplin, Renata Christian de Oliveira [UNESP] |
description |
Este trabalho integra o Projeto de Extensão Universitária – Programa de Educação de Pais e de Estimulação junto à criança com atraso de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que a variedade de papéis desempenhados pelo indivíduo, assim como sua interação com ambientes, situações e pessoas distintas favorece o enriquecimento de suas habilidades sociais e cognitivas. O objetivo da pesquisa consiste em descrever e analisar os estilos interativos entre mães e crianças portadoras de atraso de desenvolvimento em situações de brinquedo livre e as mudanças que ocorreram em função da participação nos programas de intervenção. Os participantes foram quatro díades mãe-criança com idade cronológica variando de quatro a oito anos no início do estudo. Os dados foram coletados em duas etapas, com intervalo de seis meses entre elas, por meio de filmagem das interações mãe-criança em ambiente de estimulação – sala da Unidade Auxilias CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa – “Dante Moreira Leite”) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. As unidades comportamentais foram identificadas mediante a proposição de categorias analíticas para a interação mãe-criança em atividades lúdicas. Os resultados apontam que as relações diádicas positivas e recíprocas se intensificam na medida em que as cuidadoras reconhecem a própria capacidade de influenciar a criança e direcionar seus comportamentos tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento. Para isto o registro em vídeo poderá servir como uma evidência de que estas evoluções estão acontecendo. As crianças modificam o nível de concentração e envolvimento em relação as atividades e brincadeiras desenvolvidas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:51Z 2017-01-18T18:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm http://hdl.handle.net/11449/148382 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ99.htm http://hdl.handle.net/11449/148382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129171528876032 |