Marcas do dialogismo nos textos orais de crianças em processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242919 |
Resumo: | Esta tese relata a pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental, de uma cidade do interior paulista e apresenta como objetivo geral compreender como se materializa o dialogismo bakhtiniano nos textos orais de autoria produzidos por crianças de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais – e se houve apropriação das características do relato de experiência vivida oral, com vistas à problematização sobre a atuação do professor na transformação do ensino de gêneros discursivos orais. O problema de pesquisa foi definido por meio das seguintes questões: 1) Como as crianças do 1º ano, em processo de alfabetização, elaboram seus enunciados quando colocadas em situação de criação de textos orais? Tais enunciados são considerados enunciados concretos (interações entre interlocutores marcados histórica e socialmente) ou apenas oralização de palavras?; 2) Como as relações dialógicas são estabelecidas entre as vozes dos interlocutores e outras vozes? Partimos da premissa de que as crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais são capazes de produzir textos orais e escritos desde o início do ano, uma vez que lhes sejam dadas condições adequadas por meio de um ensino intencional. A pesquisa ancorou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Filosofia da linguagem. Para a geração dos dados foi utilizado como opção metodológica a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento de Ações Pedagógicas Colaborativas (APC), as quais foram planejadas juntamente com a professora da sala por meio de reuniões e de encontros dialogados. A pesquisa foi realizada de março a novembro de 2020 de forma remota, devido ao contexto pandêmico vivenciado. Foi utilizado como instrumento de ensino o gênero discursivo Relato de Experiência Vivida Oral (REVO). Participaram da pesquisa seis crianças com idades de 5 a 6 anos, de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais e a professora da sala. Os instrumentos utilizados foram os registros em vídeo realizados de todas as APC e dos relatos orais finais dos alunos, bem como a transcrição dos vídeos. Os dados foram organizados em dois eixos de discussão e análise: materialização do dialogismo nos textos infantis; apropriação do gênero relato de experiência vivida. Os dados evidenciaram que além de serem capazes de textos desde o início do ano os estudantes, ao relacionarem-se socialmente com o outro, com os signos culturais e com o ensino intencional, objetivaram as marcas do dialogismo em seus textos, demonstrando a apropriação de forma inter(subjetiva) da linguagem que é constituída social e historicamente pela humanidade. Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Gênero Discursivo; Dialogismo; Relato de experiência vivida. |
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Marcas do dialogismo nos textos orais de crianças em processo de alfabetizaçãoMarks of dialogism in the oral texts of children in the literacy processEducaçãoAlfabetizaçãoGênero discursivoDialogismoRelato de experiência vividaEducationLiteracyGenreDialogismLived experience reportEsta tese relata a pesquisa desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental, de uma cidade do interior paulista e apresenta como objetivo geral compreender como se materializa o dialogismo bakhtiniano nos textos orais de autoria produzidos por crianças de uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais – e se houve apropriação das características do relato de experiência vivida oral, com vistas à problematização sobre a atuação do professor na transformação do ensino de gêneros discursivos orais. O problema de pesquisa foi definido por meio das seguintes questões: 1) Como as crianças do 1º ano, em processo de alfabetização, elaboram seus enunciados quando colocadas em situação de criação de textos orais? Tais enunciados são considerados enunciados concretos (interações entre interlocutores marcados histórica e socialmente) ou apenas oralização de palavras?; 2) Como as relações dialógicas são estabelecidas entre as vozes dos interlocutores e outras vozes? Partimos da premissa de que as crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais são capazes de produzir textos orais e escritos desde o início do ano, uma vez que lhes sejam dadas condições adequadas por meio de um ensino intencional. A pesquisa ancorou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e da Filosofia da linguagem. Para a geração dos dados foi utilizado como opção metodológica a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento de Ações Pedagógicas Colaborativas (APC), as quais foram planejadas juntamente com a professora da sala por meio de reuniões e de encontros dialogados. A pesquisa foi realizada de março a novembro de 2020 de forma remota, devido ao contexto pandêmico vivenciado. Foi utilizado como instrumento de ensino o gênero discursivo Relato de Experiência Vivida Oral (REVO). Participaram da pesquisa seis crianças com idades de 5 a 6 anos, de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais e a professora da sala. Os instrumentos utilizados foram os registros em vídeo realizados de todas as APC e dos relatos orais finais dos alunos, bem como a transcrição dos vídeos. Os dados foram organizados em dois eixos de discussão e análise: materialização do dialogismo nos textos infantis; apropriação do gênero relato de experiência vivida. Os dados evidenciaram que além de serem capazes de textos desde o início do ano os estudantes, ao relacionarem-se socialmente com o outro, com os signos culturais e com o ensino intencional, objetivaram as marcas do dialogismo em seus textos, demonstrando a apropriação de forma inter(subjetiva) da linguagem que é constituída social e historicamente pela humanidade. Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Gênero Discursivo; Dialogismo; Relato de experiência vivida.This thesis presents a report on the research developed in a public school, in a city in the interior of São Paulo, and its general objective is to understand how Bakhtinian dialogism and the dialogical marks of inner language are materialized in oral texts produced by children in a classroom of the first year of Elementary School – early years, with a view to questioning the teacher's role in transforming the teaching of oral discursive genres. The research problem was defined through the following questions: 1) How do first-year children, in the literacy process, elaborate their statements when placed in a situation of creating oral texts? Are such utterances considered concrete utterances (interactions between historically and socially marked interlocutors) or just the oralization of words?; 2) How are dialogical relationships established between the voices of interlocutors and other voices? We start from the premise that children who attend the first year of Elementary School - early years, are able to produce oral and written texts from the beginning of the year, once they are given adequate conditions through intentional teaching. The research was anchored in the foundations of the Historical-Cultural Theory and the Philosophy of Language. For data generation, collaborative research and the development of Collaborative Pedagogical Actions (CPA) were used as a methodological option, which were planned together with the classroom teacher through meetings and Meetings Dialoged and held from March to November 2020 remotely, due to the pandemic context experienced. The discursive genre Oral Lived Experience Report (OLER) was used as a teaching instrument. Six children aged 5 to 6 years old, from a class of 1st year of elementary school-initial years and the classroom teacher participated in the research. The instruments used were the video recordings made of all the CPA and the final oral reports of the students, as well as the transcription of the videos. The data were organized into three axes of discussion and analysis: dialogical marks of inner language, materialization of dialogism in children's texts, appropriation of the genre report of lived experience. Preliminarily, the data showed that in addition to being able to create texts since the beginning of the year, students, when relating socially with the Other and with the signs, aim at the dialogical marks of the inner language in their texts, demonstrating the appropriation in an inter(subjective) of language that is socially and historically constituted by humanity.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giroto, Claudia Regina Mosca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalieri, Alessandra Moreira2023-04-10T19:03:49Z2023-04-10T19:03:49Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAVALIERI, Alessandra Moreira. Marcas do dialogismo nos textos orais de crianças em processo de alfabetização. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24291933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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