Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furumori, Debora Miyuki
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242448
Resumo: Nota-se na cidade contemporânea, frequentemente características de um processo de produção socioespacial descontinuo, e que reproduz distorções sociais no território. Uma análise de crescimento e espalhamento urbano da cidade de Atibaia, nos leva a constatar um “cidade partida” pela presença da rodovia na sua estrutura. Aspectos dessa segregação, tais como oferta de espaços públicos, distribuição de equipamentos públicos, escola, posto de saúde e policiamento, evidenciam a concentração dessas categorias de espaços públicos na região oeste da cidade em detrimento de outras partes onde evidencia-se escassez de recursos e equipamentos. Parte-se de análises bibliográficas que abordam tanto temas relacionados à planejamento da paisagem, como também referências bibliográficas que abordam a oferta infraestrutura verde urbana combinada com elementos de mobilidade. Quanto à análise da paisagem, optou-se pela confecção de cartas temáticas e análises de imagens e mapas da região, para compreensão de como esta está estruturada, quais são as funções dessa paisagem e quais são as características das mudanças observadas na área de projeto. Também se optou pela aplicação de questionários elaborados a partir do Google forms aplicados de forma física na região. Desta forma, foi pensada uma proposta de projeto que busque solucionar os problemas anteriormente levantados contemplando um programa complexo extraído de desejos da comunidade, mas também com o objetivo de proteção da paisagem. Logo, propõe-se um sistema de áreas e infraestruturas verdes nas proximidades do Ribeirão do Onofre, que incentivem a mobilidade ativa, regenerem e tornem mais atrativos os cursos d'água municipais e conectem tanto as partes segregadas da cidade quanto seus maciços verdes.
id UNSP_dd38f145026d67cf0a1ff12be98b91f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242448
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SPGreen and blue corridors: green Infrastructure plan for Ribeirão do Onofre in the city of Atibaia-SPInfraestrutura verdeCorredores verdes e azuisMobilidade ativaGreen infrastructureGreen and blue corridorsActive mobilityNota-se na cidade contemporânea, frequentemente características de um processo de produção socioespacial descontinuo, e que reproduz distorções sociais no território. Uma análise de crescimento e espalhamento urbano da cidade de Atibaia, nos leva a constatar um “cidade partida” pela presença da rodovia na sua estrutura. Aspectos dessa segregação, tais como oferta de espaços públicos, distribuição de equipamentos públicos, escola, posto de saúde e policiamento, evidenciam a concentração dessas categorias de espaços públicos na região oeste da cidade em detrimento de outras partes onde evidencia-se escassez de recursos e equipamentos. Parte-se de análises bibliográficas que abordam tanto temas relacionados à planejamento da paisagem, como também referências bibliográficas que abordam a oferta infraestrutura verde urbana combinada com elementos de mobilidade. Quanto à análise da paisagem, optou-se pela confecção de cartas temáticas e análises de imagens e mapas da região, para compreensão de como esta está estruturada, quais são as funções dessa paisagem e quais são as características das mudanças observadas na área de projeto. Também se optou pela aplicação de questionários elaborados a partir do Google forms aplicados de forma física na região. Desta forma, foi pensada uma proposta de projeto que busque solucionar os problemas anteriormente levantados contemplando um programa complexo extraído de desejos da comunidade, mas também com o objetivo de proteção da paisagem. Logo, propõe-se um sistema de áreas e infraestruturas verdes nas proximidades do Ribeirão do Onofre, que incentivem a mobilidade ativa, regenerem e tornem mais atrativos os cursos d'água municipais e conectem tanto as partes segregadas da cidade quanto seus maciços verdes.It is noted in the contemporary city, often characteristics of a discontinuous sociospatial production process, which reproduces social distortions in the territory. An analysis of growth and urban sprawl in the city of Atibaia leads us to verify a “divided city” due to the presence of the highway in its structure. Aspects of this segregation, such as the provision of public spaces, distribution of public equipment, schools, health clinics and policing, demonstrate the concentration of these categories of public spaces in the western region of the city to the detriment of other parts where there is a lack of resources and equipments. It starts with bibliographical analyzes that address both themes related to landscape planning, as well as bibliographical references that address the offer of urban green infrastructure combined with mobility elements. Regarding the analysis of the landscape, it was decided to create thematic maps and analysis of images and maps of the region, in order to understand how it is structured, what are the functions of this landscape and what are the characteristics of the changes observed in the project area. It was also decided to apply questionnaires prepared from Google forms applied physically in the region. In this way, a project proposal was designed that seeks to solve the previously raised problems, contemplating a complex program extracted from the community's desires, but also with the objective of meeting the need for landscape protection. Therefore, a system of green areas and infrastructure was proposed in the vicinity of Ribeirão do Onofre, which encourage active mobility, regenerate and make municipal watercourses more attractive and connect both the segregated parts of the city and its green massifs.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magalhães, Kelly Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Furumori, Debora Miyuki2023-03-13T12:11:38Z2023-03-13T12:11:38Z2023-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-28T17:02:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:44.416479Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
Green and blue corridors: green Infrastructure plan for Ribeirão do Onofre in the city of Atibaia-SP
title Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
spellingShingle Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
Furumori, Debora Miyuki
Infraestrutura verde
Corredores verdes e azuis
Mobilidade ativa
Green infrastructure
Green and blue corridors
Active mobility
title_short Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
title_full Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
title_fullStr Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
title_full_unstemmed Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
title_sort Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP
author Furumori, Debora Miyuki
author_facet Furumori, Debora Miyuki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Kelly Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Furumori, Debora Miyuki
dc.subject.por.fl_str_mv Infraestrutura verde
Corredores verdes e azuis
Mobilidade ativa
Green infrastructure
Green and blue corridors
Active mobility
topic Infraestrutura verde
Corredores verdes e azuis
Mobilidade ativa
Green infrastructure
Green and blue corridors
Active mobility
description Nota-se na cidade contemporânea, frequentemente características de um processo de produção socioespacial descontinuo, e que reproduz distorções sociais no território. Uma análise de crescimento e espalhamento urbano da cidade de Atibaia, nos leva a constatar um “cidade partida” pela presença da rodovia na sua estrutura. Aspectos dessa segregação, tais como oferta de espaços públicos, distribuição de equipamentos públicos, escola, posto de saúde e policiamento, evidenciam a concentração dessas categorias de espaços públicos na região oeste da cidade em detrimento de outras partes onde evidencia-se escassez de recursos e equipamentos. Parte-se de análises bibliográficas que abordam tanto temas relacionados à planejamento da paisagem, como também referências bibliográficas que abordam a oferta infraestrutura verde urbana combinada com elementos de mobilidade. Quanto à análise da paisagem, optou-se pela confecção de cartas temáticas e análises de imagens e mapas da região, para compreensão de como esta está estruturada, quais são as funções dessa paisagem e quais são as características das mudanças observadas na área de projeto. Também se optou pela aplicação de questionários elaborados a partir do Google forms aplicados de forma física na região. Desta forma, foi pensada uma proposta de projeto que busque solucionar os problemas anteriormente levantados contemplando um programa complexo extraído de desejos da comunidade, mas também com o objetivo de proteção da paisagem. Logo, propõe-se um sistema de áreas e infraestruturas verdes nas proximidades do Ribeirão do Onofre, que incentivem a mobilidade ativa, regenerem e tornem mais atrativos os cursos d'água municipais e conectem tanto as partes segregadas da cidade quanto seus maciços verdes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13T12:11:38Z
2023-03-13T12:11:38Z
2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242448
url http://hdl.handle.net/11449/242448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128732708208640