O texto e o traço: reflexões sobre as crônicas ilustradas de Arnaldo Jabor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89500 |
Resumo: | Subjetividade, crônica, ilustração, jornalismo impresso e produção de sentido. O que esses termos têm em comum? Mais do que apresentar uma opinião pessoal, a crônica e a ilustração, frutos de uma indústria cultural que chega ao Brasil em meados do século XX, influenciam outra visão social, uma vez que se caracterizam pela busca incessante em captar um momento da realidade e interpretá-lo por meio do texto ou do traço. Os meios de comunicação atraem a atenção do leitor pelas diferentes maneiras de informar ou comentar uma notícia. Ao longo da evolução do jornalismo impresso, colunas de informação foram adaptadas ao jornal e o uso da ilustração passou a ser um recurso utilizado para produção de sentido na realidade. Tão subjetiva quanto as crônicas, editoriais e comentários, a ilustração hoje é empregada diariamente no meio impresso, devido ao avanço proporcionado pelas novas tecnologias e também pela boa recepção que obteve junto ao público leitor que cada vez mais consume imagens. A partir dessa perspectiva, temos a inegável importância de se estudar a relação entre o texto e a imagem para compreendermos a implicação do verbal e do não verbal através das novas propostas de comunicação. Na presente dissertação, verificaremos a produção de sentido entre determinadas crônicas de Arnaldo Jabor e ilustrações de Cido Gonçalves publicadas no Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo entre 2006 e 2007. Analisaremos as mesmas como manifestações de uma indústria cultural consolidada e ainda forte. Verificar a relação texto e imagem é o objetivo principal a que nos propomos, refletindo sobre a importância da crônica e da ilustração no meio impresso. Pretendemos analisar as crônicas selecionadas averiguando como essas superam a efemeridade das notícias utilizando outros referenciais para situar os constantes conflitos sociais. Analisaremos... |
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O texto e o traço: reflexões sobre as crônicas ilustradas de Arnaldo JaborSentido (Filosofia)Jornalismo e literaturaCronicasIlustraçõesImagemProduction of meaningPrinted journalismChronicsIllustrationsImageSubjetividade, crônica, ilustração, jornalismo impresso e produção de sentido. O que esses termos têm em comum? Mais do que apresentar uma opinião pessoal, a crônica e a ilustração, frutos de uma indústria cultural que chega ao Brasil em meados do século XX, influenciam outra visão social, uma vez que se caracterizam pela busca incessante em captar um momento da realidade e interpretá-lo por meio do texto ou do traço. Os meios de comunicação atraem a atenção do leitor pelas diferentes maneiras de informar ou comentar uma notícia. Ao longo da evolução do jornalismo impresso, colunas de informação foram adaptadas ao jornal e o uso da ilustração passou a ser um recurso utilizado para produção de sentido na realidade. Tão subjetiva quanto as crônicas, editoriais e comentários, a ilustração hoje é empregada diariamente no meio impresso, devido ao avanço proporcionado pelas novas tecnologias e também pela boa recepção que obteve junto ao público leitor que cada vez mais consume imagens. A partir dessa perspectiva, temos a inegável importância de se estudar a relação entre o texto e a imagem para compreendermos a implicação do verbal e do não verbal através das novas propostas de comunicação. Na presente dissertação, verificaremos a produção de sentido entre determinadas crônicas de Arnaldo Jabor e ilustrações de Cido Gonçalves publicadas no Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo entre 2006 e 2007. Analisaremos as mesmas como manifestações de uma indústria cultural consolidada e ainda forte. Verificar a relação texto e imagem é o objetivo principal a que nos propomos, refletindo sobre a importância da crônica e da ilustração no meio impresso. Pretendemos analisar as crônicas selecionadas averiguando como essas superam a efemeridade das notícias utilizando outros referenciais para situar os constantes conflitos sociais. Analisaremos...Subjectivity, chronics, illustration, printed journalism and production of meaning. What do these terms have in common? More than presenting a personal opinion, chronics and illustrations, offspring of a cultural industry that arrives in Brazil in the beginning of the 20th century, influence other social vision, once they are characterized by a restless search to capture a moment of reality and interpret it through text or illustration. The means of communication attracts the reader’s attention through different ways of informing or commenting a piece of news. During the evolution of printed journalism, columns of information were adapted to the newspaper and the use of illustration started being a resource used in the construction of a new production of meaning over the reality. As subjective as the chronics, editorials and comments, the illustration is used nowadays in a daily basis in the printed media, due to the evolution enabled by the new technologies and also by the good acceptance which received along to the readers which more and more consumes images. From this perspective, there is the undeniable importance of studying the relationship between text and image to understand the implication of the verbal and non-verbal through the new propositions of communication. In the present dissertation, we are going to check the production of meaning among determined chronics by Arnaldo Jabor and the illustrations of Cido Gonçalves published in Caderno 2 of the O Estado de S. Paulo newspaper between 2006 and 2007. We will analyze them as manifestations of a consolidated and strong cultural industry. Checking the relationship between text and image is the main objective proposed, reflecting over the importance of chronics and illustration in the printed media. We intend to analyze the selected chronics noticing how they overcome the ephemerity of the news using other referentials to site ...(Complete abstract click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Basoli, Lídia Pampana [UNESP]2014-06-11T19:24:05Z2014-06-11T19:24:05Z2008-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 f. : il.application/pdfBASOLI, Lídia Pampana. O texto e o traço: reflexões sobre as crônicas ilustradas de Arnaldo Jabor. 2008. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.http://hdl.handle.net/11449/89500000547779basoli_lp_me_bauru.pdf33004056081P42209143767198382Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-04-22T13:26:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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