Metodologia para seleção e avaliação de indicadores de sustentabilidade em empresas de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonassoli, Giovanna Frederici de Mello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183298
Resumo: A intensa utilização de recursos naturais pela industrialização e os novos padrões de consumo da sociedade, evidenciou a importância de projetos voltados à sustentabilidade redirecionando os processos produtivos para mudanças de hábitos e costumes. Nesse cenário a Empresa de Pequeno Porte (EPP) pode ser definida como um empreendimento que exerce um papel muito importante na economia dos países em virtude do faturamento produzido e a quantidade de emprego gerado. No entanto, verifica-se na sua gestão a necessidade de projetos envolvendo o conceito de sustentabilidade no funcionamento desses empreendimentos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo geral selecionar e propor indicadores de sustentabilidade visando auxiliar a gestão de Empresas de Pequeno Porte no quesito sustentabilidade. Assim, buscou-se na revisão de literatura levantar potenciais indicadores de sustentabilidade capazes de serem utilizados no ambiente das pequenas empresas. Após o levantamento dos indicadores, utilizou-se o método Processo Analítico Hierárquico (AHP) com a finalidade de selecionar e hierarquizar os indicadores mais robustos por meio de discussão com especialistas. Como complemento, buscou-se identificar o alcance do conjunto de indicadores selecionados, por meio da correspondência entre os indicadores de gestão e inovação. Aplicando a metodologia conseguiu-se propor os seguintes indicadores de sustentabilidade: 1)Gestão de Resíduos Sólidos; 2)Uso Racional de Energia Elétrica; 3)Consumo de Água; 4)Certificações Ambientais; 5)Emissões Atmosféricas; 6)Efluentes Líquidos; 7)Riscos e Oportunidades Administrativas; 8)Equilíbrio de Crescimento; 9)Demonstração Financeira; 10)Adequação Legislação Federal; 11)Compromisso com Clientes e Consumidores; 12)Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho, visando auxiliar a gestão de desenvolvimento sustentável das Empresas de Pequeno Porte.
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