Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141679 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica que trata do uso de imagens midiáticas na educação nos grupos de trabalho temáticos da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2013. Para tanto, analisa-se 65 artigos, visando verificar as principais tendências epistemológicas que os pesquisadores das duas áreas têm adotado recentemente para pensar as relações entre a linguagem imagética no ambiente escolar. Verificou-se diferentes pressupostos teóricos que embasam os discursos nas duas áreas. Os pesquisadores da Educação tendem para a corrente pós-estruturalista, enquanto os da Comunicação se aproximam mais dos estudos críticos de recepção. No entanto, outras teorias comparecem nas unidades analisadas e definem, sobretudo, o caráter multidisciplinar que abarca as interfaces sociais entre os dois campos. |
id |
UNSP_ddab09430f1e9bd178e6f414ec77cf49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141679 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013)Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica que trata do uso de imagens midiáticas na educação nos grupos de trabalho temáticos da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2013. Para tanto, analisa-se 65 artigos, visando verificar as principais tendências epistemológicas que os pesquisadores das duas áreas têm adotado recentemente para pensar as relações entre a linguagem imagética no ambiente escolar. Verificou-se diferentes pressupostos teóricos que embasam os discursos nas duas áreas. Os pesquisadores da Educação tendem para a corrente pós-estruturalista, enquanto os da Comunicação se aproximam mais dos estudos críticos de recepção. No entanto, outras teorias comparecem nas unidades analisadas e definem, sobretudo, o caráter multidisciplinar que abarca as interfaces sociais entre os dois campos.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bacco, Thaisa Sallum [UNESP]Lima, Claudia Maria de [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]2016-07-19T13:00:00Z2016-07-19T13:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10967-10976application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10967-109762357-7819http://hdl.handle.net/11449/141679ISSN2357-7819-2014-10967-10976.pdf59314687970763740000-0003-4979-5070porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:04:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:53:19.162130Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
title |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
spellingShingle |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) Bacco, Thaisa Sallum [UNESP] |
title_short |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
title_full |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
title_fullStr |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
title_full_unstemmed |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
title_sort |
Panorama da produção científica sobre imagens midiáticas e educação na ANPEd e Intercom (2009-2013) |
author |
Bacco, Thaisa Sallum [UNESP] |
author_facet |
Bacco, Thaisa Sallum [UNESP] Lima, Claudia Maria de [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Claudia Maria de [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacco, Thaisa Sallum [UNESP] Lima, Claudia Maria de [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a produção científica que trata do uso de imagens midiáticas na educação nos grupos de trabalho temáticos da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) no período de 2009 a 2013. Para tanto, analisa-se 65 artigos, visando verificar as principais tendências epistemológicas que os pesquisadores das duas áreas têm adotado recentemente para pensar as relações entre a linguagem imagética no ambiente escolar. Verificou-se diferentes pressupostos teóricos que embasam os discursos nas duas áreas. Os pesquisadores da Educação tendem para a corrente pós-estruturalista, enquanto os da Comunicação se aproximam mais dos estudos críticos de recepção. No entanto, outras teorias comparecem nas unidades analisadas e definem, sobretudo, o caráter multidisciplinar que abarca as interfaces sociais entre os dois campos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:00Z 2016-07-19T13:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10967-10976 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141679 ISSN2357-7819-2014-10967-10976.pdf 5931468797076374 0000-0003-4979-5070 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141679 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10967-10976 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10967-10976.pdf 5931468797076374 0000-0003-4979-5070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10967-10976 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128287216500736 |