Dilemas e contradições da autonomia docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombarda, Anderson [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153056
Resumo: O presente trabalho objetivou, através de pesquisa qualitativa, problematizar o papel da escola e do docente para a construção de uma educação autônoma, opondo-se às heteronomias formativas do sistema capitalista, criador de desigualdade através do processo hegemônico burguês. Como referência teórica para a categoria de análise, apropriamo-nos dos embasamentos de Kant e Paulo Freire, realizando convergências entre ambos, para compreender os mecanismos inerentes para uma educação que esteja estruturada sobre os preceitos autônomos. Como contribuições e possibilidades, apropriamo-nos do projeto educacional de Gramsci, trazendo em sua tônica a escola “unitária” como uma concebível resolução para os antagonismos existentes frentes à edificação da autonomia, criando uma linha tênue entre onilateralidade e autonomia.
id UNSP_de0c0d5e2c56fc5ff626408d54d51068
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153056
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dilemas e contradições da autonomia docenteDilemmas and contradictions of teacher autonomyAutonomiaCulturaEducaçãoFilosofia reflexivaHegemoniaAutonomyCultureEducationReflective philosophyHegemonyO presente trabalho objetivou, através de pesquisa qualitativa, problematizar o papel da escola e do docente para a construção de uma educação autônoma, opondo-se às heteronomias formativas do sistema capitalista, criador de desigualdade através do processo hegemônico burguês. Como referência teórica para a categoria de análise, apropriamo-nos dos embasamentos de Kant e Paulo Freire, realizando convergências entre ambos, para compreender os mecanismos inerentes para uma educação que esteja estruturada sobre os preceitos autônomos. Como contribuições e possibilidades, apropriamo-nos do projeto educacional de Gramsci, trazendo em sua tônica a escola “unitária” como uma concebível resolução para os antagonismos existentes frentes à edificação da autonomia, criando uma linha tênue entre onilateralidade e autonomia.The present work aimed, through qualitative research, to problematize the role of the school and the teacher for the construction of an autonomous education, opposing the formative heteronomies of the capitalist system, creating inequality through the bourgeois hegemonic process. As a theoretical reference for the category of analysis, we take the basics of Kant and Paulo Freire, making convergences between the two, to understand the inherent mechanisms for an education that is structured on the autonomous precepts. As contributions and possibilities, we take Gramsci's educational project, bringing in its tonic the "unitary" school as a conceivable resolution to the existing antagonisms towards the construction of autonomy, creating a tenuous line between onilaterality and autonomy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldia, Denis Domeneghetti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bombarda, Anderson [UNESP]2018-03-16T18:14:23Z2018-03-16T18:14:23Z2018-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15305600089836133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:49.446908Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas e contradições da autonomia docente
Dilemmas and contradictions of teacher autonomy
title Dilemas e contradições da autonomia docente
spellingShingle Dilemas e contradições da autonomia docente
Bombarda, Anderson [UNESP]
Autonomia
Cultura
Educação
Filosofia reflexiva
Hegemonia
Autonomy
Culture
Education
Reflective philosophy
Hegemony
title_short Dilemas e contradições da autonomia docente
title_full Dilemas e contradições da autonomia docente
title_fullStr Dilemas e contradições da autonomia docente
title_full_unstemmed Dilemas e contradições da autonomia docente
title_sort Dilemas e contradições da autonomia docente
author Bombarda, Anderson [UNESP]
author_facet Bombarda, Anderson [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldia, Denis Domeneghetti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bombarda, Anderson [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Cultura
Educação
Filosofia reflexiva
Hegemonia
Autonomy
Culture
Education
Reflective philosophy
Hegemony
topic Autonomia
Cultura
Educação
Filosofia reflexiva
Hegemonia
Autonomy
Culture
Education
Reflective philosophy
Hegemony
description O presente trabalho objetivou, através de pesquisa qualitativa, problematizar o papel da escola e do docente para a construção de uma educação autônoma, opondo-se às heteronomias formativas do sistema capitalista, criador de desigualdade através do processo hegemônico burguês. Como referência teórica para a categoria de análise, apropriamo-nos dos embasamentos de Kant e Paulo Freire, realizando convergências entre ambos, para compreender os mecanismos inerentes para uma educação que esteja estruturada sobre os preceitos autônomos. Como contribuições e possibilidades, apropriamo-nos do projeto educacional de Gramsci, trazendo em sua tônica a escola “unitária” como uma concebível resolução para os antagonismos existentes frentes à edificação da autonomia, criando uma linha tênue entre onilateralidade e autonomia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16T18:14:23Z
2018-03-16T18:14:23Z
2018-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153056
000898361
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/153056
identifier_str_mv 000898361
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129294764867584