Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 http://hdl.handle.net/11449/125170 |
Resumo: | El carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados. |
id |
UNSP_de1ec51ff2b616f61d9187108c60ef42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125170 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga¿Con cuántos dolores se narra lo extrañar? el narrador infantil y la lectura de lo real en un texto de Lygia BojungaLiteratura infantilNarradorPerspectivaUniverso simbólicoLiteratura infantilNarradorPerspectivaUniverso simbólicoEl carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados.O caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto, subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios linguísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando-lhe a elaboração de seus significados.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Rocha, Rejane CristinaSantini, Juliana [UNESP]2015-07-15T18:28:34Z2015-07-15T18:28:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8-22application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014.1982-5625http://hdl.handle.net/11449/125170ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf56693006353336995079953938369976Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLiteratura em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T13:38:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:14.849506Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga ¿Con cuántos dolores se narra lo extrañar? el narrador infantil y la lectura de lo real en un texto de Lygia Bojunga |
title |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
spellingShingle |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga Rocha, Rejane Cristina Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico |
title_short |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
title_full |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
title_fullStr |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
title_full_unstemmed |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
title_sort |
Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga |
author |
Rocha, Rejane Cristina |
author_facet |
Rocha, Rejane Cristina Santini, Juliana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santini, Juliana [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rejane Cristina Santini, Juliana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico |
topic |
Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico Literatura infantil Narrador Perspectiva Universo simbólico |
description |
El carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-15T18:28:34Z 2015-07-15T18:28:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014. 1982-5625 http://hdl.handle.net/11449/125170 ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf 5669300635333699 5079953938369976 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444 http://hdl.handle.net/11449/125170 |
identifier_str_mv |
Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014. 1982-5625 ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf 5669300635333699 5079953938369976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8-22 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128237982711808 |