Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rejane Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santini, Juliana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444
http://hdl.handle.net/11449/125170
Resumo: El carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados.
id UNSP_de1ec51ff2b616f61d9187108c60ef42
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125170
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga¿Con cuántos dolores se narra lo extrañar? el narrador infantil y la lectura de lo real en un texto de Lygia BojungaLiteratura infantilNarradorPerspectivaUniverso simbólicoLiteratura infantilNarradorPerspectivaUniverso simbólicoEl carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados.O caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto, subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios linguísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando-lhe a elaboração de seus significados.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Rocha, Rejane CristinaSantini, Juliana [UNESP]2015-07-15T18:28:34Z2015-07-15T18:28:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article8-22application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014.1982-5625http://hdl.handle.net/11449/125170ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf56693006353336995079953938369976Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporLiteratura em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T13:38:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:14.849506Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
¿Con cuántos dolores se narra lo extrañar? el narrador infantil y la lectura de lo real en un texto de Lygia Bojunga
title Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
spellingShingle Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
Rocha, Rejane Cristina
Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
title_short Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
title_full Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
title_fullStr Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
title_full_unstemmed Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
title_sort Com quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojunga
author Rocha, Rejane Cristina
author_facet Rocha, Rejane Cristina
Santini, Juliana [UNESP]
author_role author
author2 Santini, Juliana [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rejane Cristina
Santini, Juliana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
topic Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
Literatura infantil
Narrador
Perspectiva
Universo simbólico
description El carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:28:34Z
2015-07-15T18:28:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444
Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014.
1982-5625
http://hdl.handle.net/11449/125170
ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf
5669300635333699
5079953938369976
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444
http://hdl.handle.net/11449/125170
identifier_str_mv Literatura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014.
1982-5625
ISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf
5669300635333699
5079953938369976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Literatura em Debate
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8-22
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128237982711808