Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/115666 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma temática que vem sendo discutida por inúmeros autores a partir do momento em que esse contexto, em oposição à exclusão social vivenciada por estas pessoas, coloca em cena um agravante ainda maior quando se analisa a possibilidade de cursarem uma universidade, efetivamente. Após inúmeras lutas sociais verifica-se o apoio e alcance de uma forte legislação relativa ao processo de quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e de aprendizagem pelas Instituições de Ensino Superior, visando a permanência, com sucesso, deste aluno. Por meio da promoção de uma maior acessibilidade, com apoio da tecnologia assistiva, ainda as estatísticas oficiais demonstram que a inserção do aluno com deficiência, está ocorrendo de uma forma lenta no nosso país. Assim, essa pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as características físicas dos ambientes, as adequações arquitetônicas, os produtos de Tecnologia Assistiva - equipamentos e softwares- disponibilizados às pessoas com deficiência visual, cegueira e baixa visão, que caracterizam os espaços de acessibilidade das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Esses espaços de acessibilidade não são, necessariamente, autônomos. Por muitas vezes, estão atrelados a outros ambientes universitários, como as bibliotecas, conforme constatado na pesquisa. Os conceitos trabalhados no texto, que sustentam a discussão acerca de uma inclusão que contemple tanto os direitos como a dignidade humana, perpassam desde a terminologia sobre deficiência, pessoa com deficiência, os diferentes níveis de acessibilidade, arquitetônica, de comunicação e informação, e atitudinal, que relacionam uma extensa legislação com a atual cultura de inclusão presente na sociedade. Como forma de instrumentalizar essa inclusão, faz-se referência ao conceito de Tecnologia Assistiva, que traz produtos e serviços ... |
id |
UNSP_de70a68dadde33e8f8187100952c2520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115666 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicasEducaçãoEducação especialInclusão em educaçãoDeficientes visuais - Serviços paraMainstreaming in educationA inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma temática que vem sendo discutida por inúmeros autores a partir do momento em que esse contexto, em oposição à exclusão social vivenciada por estas pessoas, coloca em cena um agravante ainda maior quando se analisa a possibilidade de cursarem uma universidade, efetivamente. Após inúmeras lutas sociais verifica-se o apoio e alcance de uma forte legislação relativa ao processo de quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e de aprendizagem pelas Instituições de Ensino Superior, visando a permanência, com sucesso, deste aluno. Por meio da promoção de uma maior acessibilidade, com apoio da tecnologia assistiva, ainda as estatísticas oficiais demonstram que a inserção do aluno com deficiência, está ocorrendo de uma forma lenta no nosso país. Assim, essa pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as características físicas dos ambientes, as adequações arquitetônicas, os produtos de Tecnologia Assistiva - equipamentos e softwares- disponibilizados às pessoas com deficiência visual, cegueira e baixa visão, que caracterizam os espaços de acessibilidade das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Esses espaços de acessibilidade não são, necessariamente, autônomos. Por muitas vezes, estão atrelados a outros ambientes universitários, como as bibliotecas, conforme constatado na pesquisa. Os conceitos trabalhados no texto, que sustentam a discussão acerca de uma inclusão que contemple tanto os direitos como a dignidade humana, perpassam desde a terminologia sobre deficiência, pessoa com deficiência, os diferentes níveis de acessibilidade, arquitetônica, de comunicação e informação, e atitudinal, que relacionam uma extensa legislação com a atual cultura de inclusão presente na sociedade. Como forma de instrumentalizar essa inclusão, faz-se referência ao conceito de Tecnologia Assistiva, que traz produtos e serviços ...The inclusion of people with disabilities in higher education is an issue that has been discussed by many authors from the moment that context, as opposed to the social exclusion experienced by these people, introduces an even more aggravating when analyzing the possibility coursing of a university effectively. After numerous social struggles there is support and reach of a strong law concerning breach of architectural, attitudinal and learning by higher education institutions barriers Process to stay, successfully, that student. By promoting greater accessibility, with support of assistive technology, even official statistics show that the inclusion of students with disabilities, is occurring in a slow manner in our country. Thus, this research aims to describe and analyze the physical characteristics of the environment, the architectural adaptations, Products Assistive Technology - Equipment and software-available to persons with visual impairment, blindness and low vision, featuring the spaces accessibility of Universities public of the State of São Paulo. These spaces accessibility are not necessarily autonomous. So many times, are linked to other university settings as libraries, as evidenced by the survey. The concepts developed in the text that support the inclusion of a discussion that addresses both the rights and human dignity, permeate from the terminology on disability, disabled person, the different levels of accessibility, architectural, communication and information, and attitudinal , extensive legislation relating to the current culture of inclusion in this society. As a way of exploiting this inclusion, reference is made to the concept of assistive technology that brings products and services, techniques and methods, which aim at promoting the independence of people with disabilities, full or assisted, resulting in a better quality of life. The research method was descriptive exploratory nature, to map, describe and ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vigentim, Uilian Donizeti [UNESP]2015-03-03T11:52:26Z2015-03-03T11:52:26Z2014-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f. : il. color., grafs.application/pdfVIGENTIM, Uilian Donizeti. Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas. 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115666000809686000809686.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115666Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:19:29.298007Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
title |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas Vigentim, Uilian Donizeti [UNESP] Educação Educação especial Inclusão em educação Deficientes visuais - Serviços para Mainstreaming in education |
title_short |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
title_full |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
title_sort |
Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas |
author |
Vigentim, Uilian Donizeti [UNESP] |
author_facet |
Vigentim, Uilian Donizeti [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vigentim, Uilian Donizeti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação especial Inclusão em educação Deficientes visuais - Serviços para Mainstreaming in education |
topic |
Educação Educação especial Inclusão em educação Deficientes visuais - Serviços para Mainstreaming in education |
description |
A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma temática que vem sendo discutida por inúmeros autores a partir do momento em que esse contexto, em oposição à exclusão social vivenciada por estas pessoas, coloca em cena um agravante ainda maior quando se analisa a possibilidade de cursarem uma universidade, efetivamente. Após inúmeras lutas sociais verifica-se o apoio e alcance de uma forte legislação relativa ao processo de quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais e de aprendizagem pelas Instituições de Ensino Superior, visando a permanência, com sucesso, deste aluno. Por meio da promoção de uma maior acessibilidade, com apoio da tecnologia assistiva, ainda as estatísticas oficiais demonstram que a inserção do aluno com deficiência, está ocorrendo de uma forma lenta no nosso país. Assim, essa pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as características físicas dos ambientes, as adequações arquitetônicas, os produtos de Tecnologia Assistiva - equipamentos e softwares- disponibilizados às pessoas com deficiência visual, cegueira e baixa visão, que caracterizam os espaços de acessibilidade das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. Esses espaços de acessibilidade não são, necessariamente, autônomos. Por muitas vezes, estão atrelados a outros ambientes universitários, como as bibliotecas, conforme constatado na pesquisa. Os conceitos trabalhados no texto, que sustentam a discussão acerca de uma inclusão que contemple tanto os direitos como a dignidade humana, perpassam desde a terminologia sobre deficiência, pessoa com deficiência, os diferentes níveis de acessibilidade, arquitetônica, de comunicação e informação, e atitudinal, que relacionam uma extensa legislação com a atual cultura de inclusão presente na sociedade. Como forma de instrumentalizar essa inclusão, faz-se referência ao conceito de Tecnologia Assistiva, que traz produtos e serviços ... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-21 2015-03-03T11:52:26Z 2015-03-03T11:52:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIGENTIM, Uilian Donizeti. Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas. 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. http://hdl.handle.net/11449/115666 000809686 000809686.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
VIGENTIM, Uilian Donizeti. Tecnologia assistiva: analisando espaços de acessibilidade às pessoas com deficiência visual em universidades públicas. 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. 000809686 000809686.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/115666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 f. : il. color., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129507524083712 |