A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243935 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira. |
id |
UNSP_deba3a1fd044d903f314324f8fe92e4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/243935 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidadeLa esencia del magisterio, por Santo Tomás de Aquino: un diálogo con Xavier Zubiri y otros filósofos contemporáneosEnsinoFilosofiaVerdadePhilosophyTruthTeachingO objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira.The objective of this study is develop a philosophical analysis about the essence of teaching. For this, we pursue to defend the thesis that it is essential character of teaching the transmission of truth. In terms of research methodology, this is a bibliographical research. The thesis is defended from two parts: “The man and the reality” and “The man and the teaching”. The first part deals with the philosophical foundations of the theme of Philosophy itself, of Reality, of God, of Truth and of Essence – all necessary to adequate understanding of the second part. This, in turn, deals with each of the constitutive notes of teaching: the Transmission, the Purpose and the Method. We come to the conclusion that these are really constitutive notes and the thesis raised is true.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Marcos Vinicius2023-06-05T17:50:08Z2023-06-05T17:50:08Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24393533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:50.856928Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade La esencia del magisterio, por Santo Tomás de Aquino: un diálogo con Xavier Zubiri y otros filósofos contemporáneos |
title |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
spellingShingle |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade Marques, Marcos Vinicius Ensino Filosofia Verdade Philosophy Truth Teaching |
title_short |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
title_full |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
title_fullStr |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
title_full_unstemmed |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
title_sort |
A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade |
author |
Marques, Marcos Vinicius |
author_facet |
Marques, Marcos Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marcos Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Filosofia Verdade Philosophy Truth Teaching |
topic |
Ensino Filosofia Verdade Philosophy Truth Teaching |
description |
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-05T17:50:08Z 2023-06-05T17:50:08Z 2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/243935 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/243935 |
identifier_str_mv |
33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129542954418176 |