A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marcos Vinicius
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243935
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira.
id UNSP_deba3a1fd044d903f314324f8fe92e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243935
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidadeLa esencia del magisterio, por Santo Tomás de Aquino: un diálogo con Xavier Zubiri y otros filósofos contemporáneosEnsinoFilosofiaVerdadePhilosophyTruthTeachingO objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira.The objective of this study is develop a philosophical analysis about the essence of teaching. For this, we pursue to defend the thesis that it is essential character of teaching the transmission of truth. In terms of research methodology, this is a bibliographical research. The thesis is defended from two parts: “The man and the reality” and “The man and the teaching”. The first part deals with the philosophical foundations of the theme of Philosophy itself, of Reality, of God, of Truth and of Essence – all necessary to adequate understanding of the second part. This, in turn, deals with each of the constitutive notes of teaching: the Transmission, the Purpose and the Method. We come to the conclusion that these are really constitutive notes and the thesis raised is true.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Marcos Vinicius2023-06-05T17:50:08Z2023-06-05T17:50:08Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24393533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:50.856928Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
La esencia del magisterio, por Santo Tomás de Aquino: un diálogo con Xavier Zubiri y otros filósofos contemporáneos
title A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
spellingShingle A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
Marques, Marcos Vinicius
Ensino
Filosofia
Verdade
Philosophy
Truth
Teaching
title_short A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
title_full A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
title_fullStr A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
title_full_unstemmed A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
title_sort A essência do ensino, por Santo Tomás de Aquino: um diálogo com Xavier Zubiri e outros filósofos da atualidade
author Marques, Marcos Vinicius
author_facet Marques, Marcos Vinicius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marcos Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Filosofia
Verdade
Philosophy
Truth
Teaching
topic Ensino
Filosofia
Verdade
Philosophy
Truth
Teaching
description O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise de cunho filosófico acerca da essência do ensino. Para isso, buscamos defender a tese de que é de caráter essencial do ensino a transmissão da verdade. Em termos de metodologia de pesquisa, esta é uma pesquisa bibliográfica. A tese é defendida a partir de duas partes: “O homem e a realidade” e “O homem e o ensino”. A primeira trata dos fundamentos filosóficos dos temas da própria Filosofia, da Realidade, de Deus, da Verdade e da Essência – todos necessários à compreensão adequada da segunda parte. Essa, por sua vez, trata de cada uma das notas constitutivas do ensino: a Transmissão, a Finalidade e o Método. Chegamos à conclusão de que essas são realmente notas constitutivas e que a tese levantada foi confirmada como verdadeira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T17:50:08Z
2023-06-05T17:50:08Z
2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243935
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/243935
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129542954418176